<
>

Copa da França: Mbappé 'brilha' e ainda deixa Icardi bater pênalti, PSG despacha time da 5ª divisão e avança de fase

PSG venceu o Feignies fora de casa com facilidade, neste domingo (19), e o sonho pela conquista do seu 15º título de Copa da França segue vivo


O Paris Saint-Germain estreou com o pé direito na Copa da França. Neste domingo (19), no Hainaut Stadium, em Valenciennes, os parisienses venceram o Feignies, da 5ª divisão francesa, fora de casa por 3 a 0 a avançaram de fase na competição. A partida teve transmissão ao vivo e exclusivo pela ESPN no Star+.

O grande nome do jogo foi Kylian Mbappé, que balançou as redes duas vezes e ainda deu exemplo em campo, deixando Mauro Icardi bater uma penalidade, mesmo sendo o cobrador oficial do time.

Maior campeão da Copa da França, com 14 conquistas, o PSG é o atual bicampeão da competição e segue em busca do seu 15º título.

Os parisienses ainda confirmaram o bom momento e somaram sua terceira vitória consecutiva na temporada (somando todas as competições), aumentando ainda sua invencibilidade para seis jogos (4V e 2E).

Apesar de ter poupado alguns dos seus titulares, ainda assim o técnico Mauricio Pochettino mandou a campo um time estrelado, com direito a Sergio Ramos e Kylian Mbappé entre os titulares.

A grande novidade no onze inicial ficou por conta do meia Xavi Simons, que fez a sua estreia como titular no time principal do PSG. O holandês de apenas 18 anos é uma das grandes promessas da base do clube parisiense, e inclusive já é agenciado por Mino Raiola, mesmo empresário de Zlatan Ibrahimovic e Erling Haaland.

Assim que a bola rolou, o PSG teve tranquilidade para construir a sua vitória. Aos 11 minutos, a equipe parisiense chegou a abrir o placar, após Icardi aproveitar rebote de chute de fora da área de Sergio Ramos, mas o argentino estava impedido no lance, e portanto o gol foi anulado.

Depois disso, os parisienses contaram com uma "forcinha" do Feignies, que ainda no primeiro tempo cometeu duas penalidades, ambas em cima de Mbappé, o que possibilitou a equipe visitante de encaminhar o triunfo.

A primeira foi assinalada aos 16 minutos, quando o camisa 7 fez boa jogada, partiu para cima da marcação e foi derrubado dentro da área. O árbitro marcou e, na cobrança, Mbappé bateu forte, a bola chegoi a bater na mão do goleiro rival, mas entrou.

Aos 21 minutos, o PSG teve a chance de ampliar com Mauro Icardi, mas o atacante argentino perdeu um gol incrível. Mesmo livre dentro da área, o camisa 9 acabou acertando a trave.

Foi então que o argentino se redimiu 10 minutos depois. Aos 31, Mbappé sofreu novo pênalti, após ser tocado dentro da área e derrubado. O camisa 7 iria cobrar novamente, mas Icardi pediu ao companheiro para bater e teve o seu desejo atendido. Na cobrança, ele fez 2 a 0.

No segundo tempo, o PSG manteve o ritmo e, logo de cara, ampliou e fez o terceiro. Dagba, que entrou no lugar de Sergio Ramos, tocou rasteiro para Mbappé dentro da área, que não desperdiçou e fez mais um no jogo.

Com a vitória praticamente "certa", Pochettino aproveitou a etapa final para dar oportunidade aos garotos do PSG, queimando as suas cinco substituições. Icardi e Mbappé, porém, continuaram até o fim e disputaram os 90 minutos.

Melhores momentos

Situação do campeonato

Classificado, o PSG agora encara o Vannes, da 4ª divisão francesa, na fase 1/16 avos de final. Os confrontos acontecerão entre os dias 2 e 3 de janeiro.

O Fegnies, por sua vez, foi eliminado da Copa da França com a derrota, uma vez que os confrontos são eliminatórias, sem jogos de ida e volta.

O cara: Kylian Mbappé

O atacante estreou com tudo na Copa da França. Foram dois pênaltis sofridos, dois gols marcados, e uma atuação de muito brilho, que fizeram do camisa 7 o melhor em campo. Este ainda foi o terceiro jogo seguido que Mbappé balançou as redes duas vezes numa mesma partida.

Mbappé 'tietado' em campo

No fim do jogo, vários torcedores invadiram o gramado e um deles aproveitou para tietar Kylian Mbappé. A imagem foi cômica, mas interrompida pela segurança, que retirou todos de campo.

Dia 'fácil' para Keylor Navas

O goleiro do PSG praticamente não sujou o uniforme na partida, e muito menos as luvas. Isso porque o costarriquenho foi pouco exigido e fez uma única defesa no jogo inteiro, aos 23 minutos do segundo tempo.

Icardi 'atrapalhado' em campo

Apesar de ter balançado as redes, o atacante argentino não teve uma grande atuação. Em mais de uma oportunidade, o camisa 9 desperiçou chances claras de gol, e em outras matou algumas jogadas.

Próximos jogos

O PSG volta a campo na quarta-feira (22), às 17h, para confronto fora de casa contra o Lorient, pela Ligue 1. A partida, a última dos parisienses no ano, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

O Feignies, por sua vez, disputou neste domingo o seu último jogo de 2021 e agora só volta a campo no dia 8 de janeiro, para confronto em casa contra o Vimy, pela quinta divisão.

Ficha técnica

Feignies 0 x 3 PSG

GOLS: PSG: Mbappé (16' 1ºT e 6' 2ºT) e Icardi (31' 1ºT)

FEIGNIES: Le Meur (Fernand); Marigard, Kouadio (Courtin), Diedhiou e Calderara (Mario Fereira); Obino (Lemoine) e Ouattara; Lachaab, Bensaber (Kevin Meunier) e Deparmentier; Sambou. Técnico: Jean Antunes.

PSG: Keylor Navas; Kehrer, Sergio Ramos (Dagba), Kimpembe (Bitshiabu) e Diallo; Leandro Paredes (Danilo Pereira), Verratti (Michut) e Ebimbe (Gharbi); Xavi Simons, Kylian Mbappé e Icardi. Técnico: Mauricio Pochettino.