<
>

Novo técnico do Manchester United já veio ao Brasil para tentar tirar craque do Palmeiras e viu até 2ª divisão

Treinador do Manchester United tentou contratar craque do Palmeiras e moldou Roberto Firmino na Alemanha


Contratado para a vaga do demitido Solskjaer, Ralf Rangnick vai estrear como técnico do Manchester United contra o Crystal Palace, no domingo (05), às 11h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+. O alemão, que tem uma longa relação com o Brasil, dirigiu o projeto do futebol da Red Bull, tendo trabalhado diretamente com o RB Bragantino no acesso à elite do futebol nacional.

O treinador também ajudou vários jogadores brasileiros a se destacarem na Alemanha em times como Schalke 04, Stuttgart, e RB Leipzig.

Quando comandava o Hoffenheim, na segunda divisão alemã, ele contratou Carlos Eduardo, um dos principais destaques do Grêmio vice-campeão na Conmebol Libertadores de 2007 e um então desconhecido volante chamado Luiz Gustavo, que jogava no CRB-AL e depois fez carreira de sucesso por Bayern de Munique.

"Ele veio ao Brasil e descobriu o Luiz Gustavo no CRB, em Alagoas. Ele saiu da Alemanha para ver um jogador que estava na segunda divisão, para você ver o nível de exigência. Ele manda os scouts, mas a palavra final é dele porque gosta de ver pessoalmente os jogadores. Ele tem um olho incrível", disse Rodrigo Costa, ex-jogador do Hoffenheim, ao ESPN.com.br.

O ex-zagueiro, que jogou em Palmeiras e Grêmio, foi contratado em 2007 pela equipe alemã, que estava na segunda divisão, para auxiliar no ambicioso projeto.

"Estava no Cerro Porteño quando fui contratado para ajudar o Luiz Gustavo e o Carlos Eduardo na adaptação para um time de segunda divisão em uma cidade pequena. Eu já tinha jogado muitos anos na Alemanha, e o Ralf me disse que gostaria que eu fosse um ajudante dele: 'Você é um brasileiro com alma alemã'. Eu tinha me adequado às regras, falava o idioma, respeitava a cultura e conhecia a parte tática. Eu disse que estava lá para ajudar e, entrando em campo ou não, me sentiria importante. A gente subiu naquele ano", contou.

No ano seguinte, Rangnick levou ao time alemão um jovem Roberto Firmino, que saiu do Figueirense na Série B para brilhar na equipe recém-promovida à Bundesliga. Após fazer sucesso por algumas temporadas na Alemanha, ele foi vendido ao Liverpool e virou um dos principais jogadores de Jurgen Klopp.

Após sair do Hoffenheim, o treinador passou pelo Schalke antes de ir para o RB Leipzig, em 2015, obtendo o aceso para a Bundesliga logo na primeira temporada. No ano seguinte, ele esteve em jogos do Palmeiras para tentar contratar Gabriel Jesus. No entanto, o alemão não conseguiu concorrer com Pep Guardiola, que contratou o jovem atacante para o Manchester City.

"Lembro que uma das vezes que ele veio ao Brasil foi para acompanhar o Gabriel Jesus no Palmeiras. Ele queria levar o Jesus, mas era muito difícil por causa do dinheiro. Depois, ele observou o Martinelli, que estava no Ituano e hoje defende o Arsenal. O Ralf prima mais pela tática e aplicação em treinos e jogos do que pelo talento, mas ele adora brasileiros e sul-americanos. Sempre nos clubes que trabalhou tinha alguns".

Ralf Rangnick depois virou diretor-esportivo do projeto Red Bull e ainda passou na diretoria do Lokomotiv Moscou antes de chegar ao United. Em Old Trafford, ele irá comandar os brasileiros Fred e Alex Telles.