<
>

De Neymar a Vinicius Jr., dos goleiros aos técnicos: os 100 melhores do mundo no ESPN FC 100

play
Ederson batedor oficial do City? Goleiro diz que não descarta bater pênaltis, revela 'aval' de Guardiola e brinca: 'Vou assumir o posto' (2:05)

Goleiro do Manchester City e da seleção brasileira concedeu entrevista exclusiva (2:05)

Eleição ESPN FC 100 chega na sua versão 2021 com os 100 melhores jogadores e técnicos do mundo


Pelo sexto ano seguido, a ESPN apresenta seu ranking anual dos melhores jogadores e treinadores do futebol mundial! Bem-vindo ao FC 100.

Os rankings são divididos em listas com o top 10 para as posições, mais uma lista de treinadores, com o objetivo de apresentar um olhar mais significativo sobre os profissionais na lateral do campo.

Principais conclusões

Enquanto o ano passado foi dominado por Liverpool e Bayern de Munique - os clubes combinados tiveram oito dos 10 lugares no topo - os líderes da edição deste ano estão espalhados por seis equipes, nenhuma delas tendo mais de dois jogadores no topo de sua respectiva categoria.

Um tema comum, no entanto, foi que todos os 10 melhores, com exceção de dois, ganharam títulos nos últimos 12 meses, seja a nível de clube ou seleção. O que é mais ou menos o que queríamos que os eleitores pensassem: colocar o nome de lado e focar em vez disso em uma abordagem "o que você tem feito ultimamente?", com os melhores desempenhos deste ano recebendo suas honrarias.

Mais uma vez, há uma grande mudança de nomes, com 41 caras novas (contra 47 em 2020 e 43 em 2019). Enquanto isso, existem 28 nacionalidades, com 26 clubes representados, mais três seleções.

Quanto às competições predominantes, a Premier League lidera com 41 representantes, seguida por LaLiga (21), Italiano(14), Bundesliga (10) e Francês (10).

Como foram feitas as listas

Durante a data Fifa de outubro, 77 especialistas da ESPN em todo o mundo - de editores a redatores, talentos de TV a ex-jogadores - selecionaram de uma lista de mais de 300 jogadores e treinadores. Além disso, se o nome que eles queriam não estivesse lá, eles tinham a opção de fazer uma indicação por escrito.

Não se trata simplesmente de uma mega lista de "melhores jogadores do mundo"; o objetivo é isolar áreas específicas do campo para que possam ser feitas comparações entre aqueles que realizam funções semelhantes. Assim sendo, cada votante entregou 10 cédulas individuais, a partir das quais nós computamos os números antes de uma revisão final por redatores criteriosos.

(E sim, reconhecemos que alguns jogadores em certas posições podem frequentemente jogar em outro lugar no campo; organizamos para garantir que seus votos não fossem divididos em duas categorias)

Avaliando os top 10

Além de destacar um ponto alto do ano que mostrou cada jogador e treinador em sua melhor fase, Tor-Kristian Karlsen, que trabalhou como scout e executivo para clubes como Monaco, Zenit e Watford, avaliou cada um dos 100 nomes. Aqui, você verá suas principais análises (incluindo todos brasileiros).

Então, aí está: de goleiro a atacante e todas as posições entre eles - assim como os responsáveis pelas maiores equipes - este é o FC 100!

GOLEIRO

Além de parar chutes os goleiros são o primeiro passo na construção de ataques; seja com um lançamento longo e preciso ou com um passe. Agilidade e reflexos são um princípio, mas confiança e visão de jogo são essenciais.

10. Keylor Navas

Clube / país: PSG / Costa Rica
Idade: 34 anos
Classificação em 2020: 7º

9. Emiliano Martinez

Clube / país: Aston Villa / Argentina
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: não estava

8. Marc-Andre Ter-Stegen

Clube / país: Barcelona / Alemanha
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: 4º

7. Edouard Mendy

Clube / país: Chelsea / Senegal
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: não estava

6. Ederson

Clube / país: Manchester City / Brasil
Idade: 28 anos
Classificação em 2020: 6º

Relatório de scouting: Um dos rivais mais próximos de Neuer quando se trata da qualidade de seu passe e distribuição, Ederson é fundamental para a marca de futebol de Pep Guardiola no Manchester City. O chute de canhota do brasileiro é sem dúvida o mais limpo e poderoso entre os goleiros do mais alto nível (ele provavelmente arriscaria fazer cobranças de falta, se o permitissem). As ocasiões em que ele é surpreendido por lapsos de concentração são cada vez menores e agora ele é um jogador completo com capacidade de defender pênaltis.

Ponto alto de 2021: Existem poucos goleiros com a visão de jogo de Ederson, o que é muito importante para o time de Pep Guardiola. Um exemplo de seu brilhantismo foi visto em maio, quando ele acertou um passe de 55 metros que terminou no primeiro gol do City na semifinal da Champions League contra o PSG.

5. Alisson

Clube / país: Liverpool / Brasil
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: 2º

Relatório de scouting: Um goleiro corajoso, de espírito ofensivo, cujas excelentes habilidades de leitura de jogo e alerta geral o tornam capaz de executar inúmeras defesas. Muito ofensivo na forma como ele defende seu gol; sempre indo para frente e reagindo rapidamente. O brasileiro é muito competente com seus pés, ágil e passa confiança aos seus zagueiros com seu jeito expressivo e ativo.

Ponto alto de 2021: Em maio, as esperanças do Liverpool ficar entre os 4 primeiros da Premier League estavam em perigo quando Alisson correu para a área do West Bromwich Albion. Depois de acertar um belo cabeceio, o goleiro marcou um gol improvável que ajudou a garantir a vaga na Champions League.

4. Thibaut Courtois

Clube / país: Real Madrid / Bélgica
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: 5º

3. Manuel Neuer

Clube / país: Bayern Munique / Alemanha
Idade: 35 anos
Classificação em 2020: 1º

Relatório de scouting: O goleiro ainda está entre os melhores do mundo quando se trata de jogar com os pés. São poucos os outros goleiros que se sentem tão confortáveis ao jogar com a bola nos pés. Seja em passes curtos ou médios com velocidade e ângulos corretos, com uma bola diagonal longa ou até mesmo evitando uma bola nas costas, Neuer pode fazer tudo isso. Ele avança quando sua equipe está com a posse de bola melhor do que qualquer outro goleiro, enquanto seus reflexos e habilidades de leitura de jogo ainda são da mais alta qualidade.

Ponto alto de 2021: Neuer é um goleiro moderno, na medida em que sua habilidade com a bola continua sendo tão importante quanto sua habilidade com a bola parada. Portanto, não foi nenhuma grande surpresa vê-lo lançar um passe de 55 metros para criar um gol de Robert Lewandowski na Champions contra o Benfica em novembro.

2. Gianluigi Donnarumma

Clube / país: PSG (deixou o Milan em julho) / Itália
Idade: 22 anos
Classificação em 2020: 8º

Relatório de scouting: Além de ter o tamanho e a presença para controlar sua área, o italiano de 1,95m é tecnicamente brilhante. Embora inicialmente reconhecido por seus reflexos afiados no campo, sua capacidade de cronometrar e cortar jogadas do oponente agora é sua marca registrada. O posicionamento de Donnarumma também melhorou bastante nas últimas temporadas, a tal ponto que ele tem confiança suficiente para ser acionado por seus zagueiros para fugir da pressão, assim como sua habilidade de cortar cruzamentos com segurança.

Ponto alto de 2021: O jogador de quase 2 metros usou cada centímetro do seu corpo para se tornar o rei dos pênaltis da Euro 2020 com a Itália. Ele defendeu a cobrança de Álvaro Morata para ajudar a garantir um lugar na final, e depois defendeu as cobranças de Jadon Sancho e Bukayo Saka na vitória sobre a Inglaterra nos pênaltis.

1. Jan Oblak

Clube / país: Atlético de Madrid / Eslovênia
Idade: 28 anos
Classificação em 2020: 3º

play
2:09

Oblak relembra defesa memorável contra o Messi no Camp Nou que ajudou o Atlético de Madrid a ser campeão de LaLiga

Goleiro do Atlético de Madrid foi eleito o melhor da posição pelo prêmio FC 100, da ESPN

Relatório de Scouting: Em contraste com a tendência de "goleiro-linha", o esloveno se garante fazendo o famoso "feijão com arroz": Impedindo gols. Além de seu posicionamento sob pressão, Oblak é um nº 1 completo: dono de mãos fortes e agilidade excepcional. Ele se posiciona extremamente bem (inclusive ao sair da área) e sua concentração e reflexos são tão bons que ele pode até mesmo reposicionar seu corpo para fazer defesas no limite. Um goleiro de nível mundial e merecedor da posição número 1 aqui.

Ponto alto de 2021: Uma defesa na ponta dos dedos em chute de Lionel Messi no Camp Nou em maio foi talvez a defesa mais importante que Oblak fez este ano. Ele garantiu o fim do jogo sem gols, dando ao Atlético um ponto no final da temporada e dando um duro golpe nas esperanças do Barcelona de ganhar LaLiga.


LATERAL-DIREITO

Talvez antigamente os jogadores menos qualificados no campo, agora os laterais-direitos são frequentemente transformados em pontas, que trazem ousadia e imprevisibilidade. A consciência posicional, o cruzamento preciso e a alta velocidade separam os melhores dos demais.

10. Benjamin Pavard

Clube / país: Bayern de Munique / França
Idade: 25 anos
Classificação em 2020: 3º

9. Cesar Azpilicueta

Clube / país: Chelsea / Espanha
Idade: 32 anos
Classificação em 2020: não estava

8. Denzel Dumfries

Clube / país: Inter de Milão (chegou do PSV em agosto) / Holanda
Idade: 25 anos
Classificação em 2020: não estava

7. Kieran Trippier

Clube / país: Atlético de Madrid / Inglaterra
Idade: 31 anos
Classificação em 2020: 9º

6. Jesus Navas

Clube / país: Sevilla / Espanha
Idade: 36 anos
Classificação em 2020: 6º

5. Kyle Walker

Clube / país: Manchester City / Inglaterra
Idade: 31 anos
Classificação em 2020: 5º

4. Reece James

Clube / país: Chelsea / Inglaterra
Idade: 21 anos
Classificação em 2020: não estava

3. João Cancelo

Clube / país: Manchester City / Portugal
Idade: 27 anos
Classificação em 2020: não estava

Relatório de scouting: O português joga com muita energia, determinação e confiança. Sempre ansioso para ter a bola e se envolver na construção, ele usa bem os dois pés, muitas vezes procurando opções no meio do campo em vez de apenas mover a bola ao longo das laterais do campo. Ele possui um chute potente com ambos os pés e gosta de tentar a sorte mesmo de muito longe do gol. Uma ameaça constante e implacável, embora seu entusiasmo possa fazer com que ele seja propenso a correr para "becos sem saída". Cancelo ganha uma porcentagem impressionante de divididas na defesa (60%) e é bom no alto para um lateral completo.

Ponto alto de 2021: Em dois jogos, com três dias de intervalo em novembro, Cancelo deu um hat-trick de assistências contra o Brugge, depois foi fundamental em ambos os gols do City durante uma vitória no clássico contra o Manchester United. E ele pode jogar em qualquer um dos lados; não à toa, Phil Foden disse que o considera o melhor lateral ofensivo do mundo.

2. Trent Alexander-Arnold

Clube / país: Liverpool / Inglaterra
Idade: 23 anos
Classificação em 2020: 1º

Relatório de scouting: Um defensor atípico cujos principais pontos fortes são encontrados na parte técnica de seu jogo. Embora ele ofereça bastante apoio no ataque criando linhas de passe ou subindo pela lateral, ele é igualmente habilidoso em controlar a bola a partir da defesa e em encontrar passes no ataque (2,7 passes importantes por jogo este ano é bastante surpreendente para um lateral-direito) ou em acertar passes diagonais. Alexander-Arnold é também um dos melhores cruzadores na Premier League. Ainda não é considerado o melhor defensivamente, mas recupera uma quantidade considerável de bolas na metade do campo adversário.

play
0:45

Jorginho elogia Palmeiras e projeta possível final do Mundial: 'Precisamos jogar para ganhar e respeitar muito'

Meia ítalo-brasileiro do Chelsea falou sobre a possível partida entre Palmeiras e Chelsea no Mundial

Ponto alto de 2021: Sua atuação em novembro contra o Atlético de Madrid foi magistral. Ambos os gols do Liverpool vieram de lançamentos precisos de Alexander-Arnold do lado direitos para a área, que dominou a partida de uma forma que poucos laterais conseguem.

1. Achraf Hakimi

Clube / país: PSG (deixou a Inter de Milão em julho) / Marrocos
Idade: 23 anos
Classificação em 2020: 2º

Relatório de scouting: Hakimi provou ser o lateral-direito perfeito da Inter de Milão que ganhou o Campeonato Italiano sob o comando de Antonio Conte. Muito parecido com o Borussia Dortmund anteriormente, o marroquino - que também pode jogar pela esquerda - era uma presença incontrolável, criando uma ameaça constante de ataque com sua forte habilidade de correr e driblar. Ele marcou sete gols pela Inter e começou sua carreira na Ligue 1 de forma impressionante após uma transferência de 60 milhões de euros esse ano.

Ponto alto de 2021: Tendo começado o ano como um dos principais jogadores do time da Inter que conquistou o primeiro título da Serie A do clube em 11 anos, Hakimi causou grande impacto no PSG, principalmente quando marcou duas vezes - incluindo um gol aos 95 minutos - em uma vitória por 2 a 1 contra o Metz em setembro.


ZAGUEIRO

Ser um bom zagueiro exige mais do que tamanho, determinação e força. Muitos dos melhores são muito bons com a posse da bola; outros são sinônimo de força bruta. Os melhores dentre os melhores combinam o tempo e a força com elegância e equilíbrio sob pressão.

10. Virgil Van Dijk

Clube / país: Liverpool / Holanda
Idade: 30 anos
Classificação em 2020: 1º

9. Leonardo Bonucci

Clube / país: Juventus / Itália
Idade: 34 anos
Classificação em 2020: 4º

8. Thiago Silva

Clube / país: Chelsea / Brasil
Idade: 37 anos
Classificação em 2020: 3º

Relatório de scouting: O ex-zagueiro do Milan e do PSG ainda é um dos mais incisivos do futebol mundial, sendo o ponto de referência entre os três zagueiros do Chelsea. Sua taxa de sucesso dos duelos no ar e no chão permanece acima de 70% e ele ainda é um armador experiente de uma linha defensiva e de peças de reposição parecidas. O brasileiro sempre joga com 100% de concentração, enquanto ele se move, age e defende com experiência de nível mundial.

Ponto alto de 2021: Thiago Silva deu uma aula defensiva para conter Karim Benzema, do Real Madrid, na semifinal da Champions, na segunda partida. O francês - um dos principais jogadores candidatos para a Bola de Ouro deste ano - mal finalizou, com um chute bloqueado por Thiago Silva, particularmente de forma impressionante.

7. Kalidou Koulibaly

Clube / país: Napoli/ Senegal
Idade: 30 anos
Classificação em 2020: 4º

6. David Alaba

Clube / país: Real Madrid (veio do Bayern em julho)/ Áustria
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: 3º

5. Antonio Rudiger

Clube / país: Chelsea / Alemanha
Idade: 28 anos
Classificação em 2020: não estava

4. Raphael Varane

Clube / país: Manchester United / França
Idade: 28 anos
Classificação em 2020: 6º

3. Giorgio Chiellini

Clube / país: Juventus / Itália
Idade: 37 anos
Classificação em 2020: não estava

Relatório de scouting: Enquanto ele jogava regularmente como lateral-esquerdo ou mesmo como lateral-ponta no início da carreira, em seus últimos anos o italiano se tornou mais conhecido por sua defesa obstinada e firme. Na cabeça de Chiellini nenhum duelo está perdido (ele ganha quase três quartos de seus duelos defensivos) e seu desejo de defender através de bloqueios, divididas ou se jogando na frente da bola a qualquer custo é uma arte em extinção. Um dos adversários mais difíceis que um atacante pode enfrentar, seja fisicamente ou verbalmente; Chiellini ficará a noite toda em cima de você.

Ponto alto de 2021: O capitão e líder italiano produziu uma das imagens icônicas da Euro 2020 quando puxou Bukayo Saka pela camisa quando o inglês ameaçou disparar deixando Chiellini para trás na final. A jogada mostrou a impiedade e inteligência de Chiellini e porque ele ainda é um pesadelo para os atacantes.

2. Marquinhos

Clube / país: PSG / Brasil
Idade: 27 anos
Classificação em 2020: 10º

Relatório de scouting: Igualmente apto a jogar como volante, os principais pontos fortes de Marquinhos são seu controle da bola e sua compreensão do jogo. Ele tende a ficar mais ao fundo para iniciar as jogadas por trás e começar ações de ataque com um passe para o meio-campo. Enquanto o brasileiro normalmente prefere lidar com o perigo antecipando os adversários, ele também é capaz de vencer uma disputa de bola. Ele oferece segurança e liderança para a defesa.

Ponto alto de 2021: O zagueiro marcou o gol de abertura da Copa América do Brasil contra a Venezuela como parte de uma atuação convincente em uma vitória por 3 a 0. O treinador do seleção, Tite, quer que os ataques comecem pela defesa e Marquinhos é o coração disso, tendo se desenvolvido também como um dos líderes da equipe.

1. Ruben Dias

Clube / país: Manchester City / Portugal
Idade: 24 anos
Classificação em 2020: não estava

Relatório de scouting: A forma como Dias passou de um promissor zagueiro no Campeonato Português para se tornar a espinha dorsal do time campeão da Premier League é quase inédita. Seu estilo comedido e calmo se assemelha a um defensor experiente em seus anos de auge (geralmente entre 28-32). Ele lê o jogo muito bem para fazer interceptações, enquanto é um líder vocal de seus companheiros de equipe. Ele também é rápido em longas distâncias, bom com a bola - seus passes médios e longos são de uma qualidade que impressiona - e muito forte na bola aérea.

Ponto alto de 2021: O primeiro zagueiro a ganhar o prêmio de Jogador do Ano da Inglaterra desde Steve Nicol em 1989, Dias provou ser um substituto digno para Vincent Kompany. Um momento memorável veio em uma vitória sobre o Manchester United, quando ele deu um carrinho antes de Scott McTominay receber a bola, mas ainda assim a roubou de forma limpa.


LATERAL-ESQUERDO

Os principais laterais-esquerdos ficam tão confortáveis para bloquear um ponta como para se tornar um com posse. Alguns não são nem mesmo canhotos, mas a consciência de posicionamento e o know-how os fazem se movimentar por dentro para ajudar na defesa ou no meio-campo.

10. Luke Shaw

Clube / país: Manchester United / Inglaterra
Idade: 26 anos
Classificação em 2020: não estava

9. Ferland Mendy

Clube / país: Real Madrid / França
Idade: 26 anos
Classificação em 2020: 10º

8. Robin Gosens

Clube / país: Atalanta / Alemanha
Idade: 27 anos
Classificação em 2020: não estava

7. Marcos Alonso

Clube / país: Chelsea / Espanha
Idade: 30 anos
Classificação em 2020: não estava

6. Raphael Guerreiro

Clube / país: Borussia Dortmund/ Portugal
Idade: 27 anos
Classificação em 2020: 3º

5. Jordi Alba

Clube / país: Barcelona / Espanha
Idade: 32 anos
Classificação em 2020: 5º

4. Leonardo Spinazzola

Clube / país: Roma / Itália
Idade: 28 anos
Classificação em 2020: não estava

3. Theo Hernandez

Clube / país: Milan / França
Idade: 24 anos
Classificação em 2020: 7º

Relatório de scouting: Tendo tido um desempenho excepcional no Milan nas duas últimas temporadas, Hernandez também recebeu recentemente o reconhecimento de uma convocação para a seleção francesa (e até mesmo marcou um gol contra a Bélgica na final da Liga das Nações). Forte e imponente fisicamente, o impacto de Hernandez no jogo aumenta à medida que ele abre para transições e duelos em ambos os lados do campo (onde ele sai vitorioso em sua maioria). Ofensivo e sem medo, talvez em excesso às vezes, já que muitas vezes ele acaba levando cartões.

Ponto alto de 2021: Depois que a França se recuperou da derrota na semifinal da Liga das Nações contra a Bélgica, Hernandez se viu com tempo e espaço no limite da área para fazer um gol espetacular no fim do jogo. Na final, deu o passe para o gol da vitória de Karim Benzema contra a Espanha.

2. Alphonso Davies

Clube / país: Bayern Munique / Canadá
Idade: 21 anos
Classificação em 2020: 2º

Relatório de scouting: Depois de uma queda de desempenho, Davies está agora de volta ao seu melhor sob o comando do novo treinador Julian Nagelsmann. Entre os jogadores mais rápidos no futebol de elite, o canadense é extremamente veloz tanto nos primeiros metros quanto nos sprints mais longos. O lateral técnico é praticamente o dono de seu lado e é ávido no jogo rápido de seu time - muitas vezes ganhando a bola em lugares avançados, ou fazendo uso de suas habilidades de drible de alto nível quando o espaço se abre para o ataque.

Ponto alto de 2021: Davies tem sido fundamental na tentativa do Canadá de chegar à Copa do Mundo de 2022. Em setembro, ele fez um gol salvador contra os EUA e, um mês depois, contra o Panamá, atingiu uma velocidade de 37 km/h em um sprint de 73 metros, depois superou vários defensores antes de marcar um gol absurdo.

1. Andy Robertson

Clube / país: Liverpool / Escócia
Idade: 27 anos
Classificação em 2020: 1º

Relatório de Scouting: O escocês não só marca muito em termos de qualidade, mas também está entre os melhores quando se trata de quantidade. Poucos laterais-esquerdos podem igualar a consistência de Robertson; ele está quase sempre disponível para seleção e quando joga, ele é extremamente ativo, sempre sendo participativo (ele tem uma média de cerca de 70 toques na bola por jogo), sendo uma opção constante no lado esquerdo. Com excelente cruzamento ele está sempre dando opção para os atacantes na lateral do campo.

Ponto alto de 2021: O ponto alto emocional de Robertson pode ter sido ser capitão da Escócia em seu primeiro torneio internacional depois de 23 anos. Eles não conseguiram avançar do grupo na Euro 2020, mas empataram com a Inglaterra, eventualmente finalista, em Wembley. Para muitos escoceses, a sensação foi de vitória.


VOLANTE

A chave desta posição é o ritmo; saber quando acelerar na transição e quando diminuir a velocidade. Existem diferentes tipos - o volante brigador, o box-to-box, o armador ágil - mas os melhores enxergam o campo inteiro.

10. Frenkie De Jong

Clube / país: Barcelona / Holanda
Idade: 24 anos
Classificação em 2020: 8º

9. Ilkay Gundogan

Clube / país: Manchester City/ Alemanha
Idade: 31 anos
Classificação em 2020: 6º

8.Luka Modric

Clube / país: Real Madrid/ Croácia
Idade: 36 anos
Classificação em 2020: 9º

7. Pedri

Clube / país: Barcelona / Espanha
Idade: 19 anos
Classificação em 2020: não estava

6. Casemiro

Clube / país: Real Madrid / Brasil
Idade: 27 anos
Classificação em 2020: 4º

Relatório de Scouting: O brasileiro é possivelmente o "brigador" mais eficiente do futebol mundial. Ele não apenas cobre grandes áreas do campo, o que não tem preço para impor pressão, ele também apresenta uma média impressionante de 16 duelos por jogo - dos quais ele sai vitorioso em 60% das ocasiões (2021). Ele também ganha uma parte considerável na bola aérea, intercepta bem e geralmente não vai mal em divididas. Longe de seu lado ruim, Casemiro é um jogador seguro na bola e tem crescido em seu papel como capitão do Brasil nos últimos anos.

Ponto alto de 2021: Mesmo com algumas conquistas importantes para o clube e para o país, o aspecto defensivo de Casemiro na partida contra o Liverpool foi uma das melhores exibições da equipe madridista, que conseguiu um empate sem gols com o time de Jurgen Klopp para ficar entre os quatro melhores da Champions League.

5. Marco Verratti

Clube / país: PSG / Itália
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: 10º

4. Nicolo Barella

Clube / país: Inter de Milão / Itália
Idade: 24 anos
Classificação em 2020: 10º

3. Jorginho

Clube / país: Chelsea / Itália
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: não estava

Relatório de scouting: O armador de jogadas foi fundamental para o sucesso de seu clube e seleção este ano. Jorginho joga com tanto ritmo e confiança que faz o futebol de alto nível parecer fácil e tem sempre uma ideia clara do que quer fazer antes de receber a bola. Ele escolhe os espaços certos e garante que a posse de bola de seu time flua, mantendo a bola longe de áreas congestionadas no campo. Seu posicionamento é excelente e ele se certifica de escolher a melhor opção, mesmo sob pressão.

Ponto alto de 2021: Jorginho marcou o pênalti da vitória contra a Espanha para garantir o lugar da Itália na final da Euro 2020, mas foi sua consistência para o Chelsea, campeão da Champions, e para a campeã europeia Itália que o colocou na briga pela Bola de Ouro.

2. Joshua Kimmich

Clube / país: Bayern Munique / Alemanha
Idade: 26 anos
Classificação em 2020: 1º

Relatório de scouting: Um jogador de classe que leva o time do Bayern para o ataque. Kimmich começou como lateral, mas passou para o meio-campo e sua mente estratégica o faz se destacar em ambas as fases do jogo. Ele lê as coisas tão bem que pode se posicionar para desmontar os ataques do adversário, enquanto ele vê a movimentação de seus próprios companheiros de equipe com antecedência suficiente para escolher opções de passes de forma centralizada, muitas vezes encontrando seus atacantes com um passe que quebra a linha defensiva (ele tem 2,2 passes importantes por jogo em 2021).

Ponto alto de 2021: Tendo sido usado na lateral direita anteriormente em sua carreira, Kimmich está estabelecido no meio-campo do Bayern e serve como um dos centros criativos do time. Ele marcou 10 gols na Bundesliga na temporada passada, incluindo um hat-trick de assistências contra o Schalke 04 em janeiro.

1. N'Golo Kanté

Clube / país: Chelsea / França
Idade: 30 anos
Classificação em 2020: 5º

Relatório de scouting: Um tipo raro de meio-campista defensivo que combina mobilidade e alta taxa de passes simples e eficientes, e habilidade na condução da bola em alto nível (especialmente em jogadas de transição). Kanté parece fazer o trabalho de dois jogadores no meio-campo, enquanto ele joga pelo campo fechando os adversários, ganhando a bola e passando ela rapidamente. Ele é o perfeito jogador de coletivo, o cara ideal para que um companheiro de equipe mais ofensivo possa brilhar.

Ponto alto de 2021: Kanté foi o melhor da partida em quatro das sete partidas de mata-mata da Champions League do Chelsea, incluindo as duas semifinais contra o Real Madrid e a final contra o Manchester City. Na partida contra o Real Madrid, ele parecia cobrir cada folha de grama, além de desempenhar papéis fundamentais em ambos os gols do Chelsea.


MEIA-ATACANTE

Uma posição tradicionalmente associada ao talento e à criatividade, os meia-atacantes podem quebrar uma defesa sólida com um toque de magia. Os melhores aproveitam ao máximo a liberdade de funções para entreter, mas muitos fazem um trabalho de mão dupla dentro de um plano tático.

10.Tomas Soucek

Clube / país: West Ham/ República Tcheca
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: não estava

9. Mikkel Damsgaard

Clube / país: Sampdoria/ Dinamarca
Idade: 21 anos
Classificação em 2020: não estava

8. Lucas Paquetá

Clube / país: Lyon / Brasil
Idade: 24 anos
Classificação em 2020: não estava

Relatório de scouting: A partir de um papel um pouco mais importante do que o desempenhado anteriormente no Milan, o brasileiro parece um jogador completamente novo no Lyon. Embora ainda possa participar com passes precisos no último terço do campo, ele também pode receber a bola dos zagueiros, muitas vezes iniciando as jogadas ofensivas. Além de seu talento e criatividade, Paquetá faz uma transição defensiva para seu time e regularmente ganha a bola no meio-campo.

Ponto alto de 2021: Ele impressionou pelo Lyon, mas seu melhor momento veio na semifinal da Copa América quando marcou o gol que levou o Brasil à vitória contra o Peru. Depois de uma série de defesas incríveis do peruano Pedro Gallese, Paquetá acabou encontrando uma oportunidade, quando ele aproveitou o cruzamento de Neymar para marcar.

7. Bernardo Silva

Clube / país: Manchester City / Portugal
Idade: 27 anos
Classificação em 2020: 7º

6. Mason Mount

Clube / país: Chelsea / Inglaterra
Idade: 22 anos
Classificação em 2020: não estava

5. Paul Pogba

Clube / país: Manchester United/ França
Idade: 28 anos
Classificação em 2020: 8º

4. Phil Foden

Clube / país: Manchester City / Inglaterra
Idade: 21 anos
Classificação em 2020: não estava

3. Thomas Muller

Clube / país: Bayern Munique / Alemanha
Idade: 32 anos
Classificação em 2020:

Relatório de Scouting: Mais reconhecido pela maneira como ele encontra espaço para receber a bola no último terço ou como ele está sempre no lugar certo para aproveitar um rebote, às vezes se esquece como Muller é bom na bola aérea e como ele é dedicado defensivamente para a equipe. Embora ele quase nunca faça nada rapidamente, a maioria de seus envolvimentos são claros, precisos e com objetivo. Ele também é um excelente comunicador e também é um ótimo personagem fora de campo.

Ponto alto de 2021: Talvez o maior momento de Muller tenha sido sua convocação para a Alemanha. Depois de ser ignorado por Joachim Löw por três anos, a fase do clube de Muller o levou de volta contra a Dinamarca em 2 de junho - 927 dias desde seu jogo anterior com a seleção - e ele permaneceu parte integrante sob o comando de Hansi Flick.

2. Bruno Fernandes

Clube / país: Manchester United / Portugal
Idade: 27 anos
Classificação em 2020:

Relatório de Scouting: O português chegou com grande impacto há dois anos, marcando gols imediatamente e dando muitas assistências. Ele marcou 28 gols em 58 jogos em todas as competições da última temporada, mas, recentemente, Fernandes teve dificuldade para reproduzir o seu desempenho. Quando em seu melhor momento, o ex-jogador do Sporting é um meio-campista de alta performance que muitas vezes é o principal jogador do time no último terço, sempre querendo receber a bola ou se deslocar para dentro da área. Ele pode marcar de praticamente qualquer lugar e é bom em dar assistências com um passe preciso e improvisado ou um cruzamento.

Ponto alto de 2021: Tem sido uma temporada difícil para o Manchester United, mas Fernandes tem sido um dos poucos destaques: As assistências para Cristiano Ronaldo na Champions contra Young Boys e Atalanta, assim como um hat-trick contra o Leeds no fim de semana de abertura da Premier League.

1. Kevin De Bruyne

Clube / país: Manchester City / Bélgica
Idade: 30 anos
Classificação em 2020:

Relatório de scouting: Poucos jogadores continuam melhorando bem na casa dos 20 anos, mas De Bruyne constantemente acrescentou ou aprimorou características ao seu jogo durante a última década. Agora com 30 anos, o astro do Manchester City é um jogador tecnicamente brilhante que é tão prático e direto na execução de suas ideias que é quase impossível para os adversários acompanharem seu ritmo. Extremamente eficiente ao encontrar espaço entre as linhas e incrivelmente habilidoso em antecipar corridas, o belga pode passar uma bola quase perfeita com os dois pés.

Ponto alto de 2021: De Bruyne começou o ano na sua melhor forma: brilhante como "falso 9" em uma vitória em janeiro contra o Chelsea, ele provavelmente deu o passe da temporada um mês mais tarde para Ruben Dias contra o West Ham, depois marcou um gol de perna esquerda contra o Monchengladbach em março que foi simplesmente espetacular.


PONTAS

Talvez não vivam mais sob a máxima "de correr nas costas da defesa", mas o ritmo e persistência dos pontas dá às suas equipes outro ângulo de ataque, enquanto a capacidade de cortar para dentro do campo e finalizar aumenta a dimensão do ataque.

10. Angel Di María

Clube / país: PSG / Argentina
Idade: 33 anos
Classificação em 2020: 5º

9. Riyad Mahrez

Clube / país: Manchester City/ Argélia
Idade: 30 anos
Classificação em 2020: não estava

8. Mikel Oyarzabal

Clube / país: Real Sociedad / Espanha
Idade: 24 anos
Classificação em 2020: não estava

7. Jack Grealish

Clube / país: Manchester City / Inglaterra
Idade: 26 anos
Classificação em 2020: 10º (como meia-atacante)

6. Lorenzo Insigne

Clube / país: Napoli / Itália
Idade: 30 anos
Classificação em 2020: não estava

5. Vinicius Jr.

Clube / país: Real Madrid / Brasil
Idade: 21 anos
Classificação em 2020: 10º

Relatório de scouting: Nos últimos meses, o brasileiro deixou de ser questionado para se tornar um dos principais jogadores do Real Madrid. Embora tenha sido sempre elogiado pela sua movimentação, alta velocidade com a bola e capacidade de enfrentar adversários, a sua finalização não teve o mesmo alto nível... até agora. Cheio de confiança, Vinicius Jr. trouxe mais resultado e melhorou a sua tomada de decisão para o gigante espanhol nesta temporada, fazendo uma excelente parceria com Karim Benzema no ataque.

Ponto alto de 2021: Sob o comando de Carlo Ancelotti, a importância de Vinicius nunca foi tão evidente como contra o Valencia, em setembro. Faltando quatro minutos para o final do jogo, o Real Madrid sofreu o primeiro gol, e logo em seguida o craque brasileiro empatou e depois deu a assistência para Karim Benzema fazer o gol da vitória.

4. Serge Gnabry

Clube / país: Bayern de Munique/ Alemanha
Idade: 26 anos
Classificação em 2020: 3º

3. Raheem Sterling

Clube / país: Manchester City / Inglaterra
Idade: 26 anos
Classificação em 2020:

Relatório de scouting: Ainda um dos melhores atacantes do mundo ao driblar os zagueiros, Sterling tem um estilo de corrida traiçoeiro e é capaz de ultrapassar os espaços mais congestionados com maestria. Ele gosta de receber a bola atrás da última linha adversária e seus primeiros movimentos nas laterais são muitas vezes uma maneira inteligente para o Manchester City manter a posse de bola no campo de defesa adversário. Ele também tem um belo número de gols marcados, com quase 100 na Premier League desde sua estreia pelo Liverpool em 2011-12.

Ponto alto de 2021: Sterling foi sem dúvida o principal jogador da Inglaterra na Euro 2020, com três gols, além de incontáveis jogadas ofensivas, e nada destacou esse papel mais do que marcar o primeiro gol de seu país no torneio e selar uma vitória apertada de 1 a 0 sobre a Croácia.

2. Federico Chiesa

Clube / país: Juventus / Itália
Idade: 24 anos
Classificação em 2020: não estava

Relatório de scouting: A importância de Chiesa para a Juventus e Itália tem crescido nos últimos meses. De muitas vezes sacrificado na metade do segundo tempo, o jogador é agora cada vez mais visto como um diferencial e um grande jogador. Um dos atacantes de contra-ataque mais eficazes na Itália, ele se move tão rápido com a bola e pode decidir partidas sozinho com seu pé esquerdo afiado.

Ponto alto de 2021: Chiesa se tornou, sem dúvida, o cara da Juventus, mas realmente se destacou com a Itália. Tendo começado a Euro 2020 no banco, ele marcou saindo do banco contra a Áustria, depois se tornou titular absoluto. Seu desempenho impressionante na semifinal contra a Espanha foi recompensado com um dos gols do torneio.

1. Sadio Mané

Clube / país: Liverpool / Senegal
Idade: 29 anos
Classificação em 2020:

Relatório de scouting: Um atacante extremamente rápido e ágil que é tão bom em passar por defensores como em participar de jogadas inteligentes dentro e ao redor da área. Em contra-ataques, Mané é capaz de ganhar vantagem sobre seu oponente fazendo uma rápida mudança de direção antes de passar para o ataque. Um grande finalizador capaz de converter suas chances da maioria dos ângulos ou posições, ele tem um equilíbrio e controle sobre seu corpo quase como um ginasta.

Ponto alto de 2021: O 100º gol de Mané no Liverpool, contra o Crystal Palace em setembro, também o levou a estabelecer um recorde de gols na Premier League em nove jogos seguidos contra o mesmo adversário. Um mês depois, Mané fez um gol contra o Watford para se tornar o terceiro africano a atingir os 3 dígitos na Premier League.


ATACANTES

Eles operam no centro do ataque e frequentemente têm posições tão difíceis de definir quanto seus talentos individuais. Uma potente mistura de meia-atacante, ponta e centroavante, os atacantes têm inteligência e velocidade de pensamento para encontrar espaços onde podem ser letais.

10. Gerard Moreno

Clube / país: Villarreal / Espanha
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: não estava

9. Dusan Tadic

Clube / país: Ajax / Sérvia
Idade: 33 anos
Classificação em 2020: não estava

8. Kai Havertz

Clube / país: Chelsea / Alemanha
Idade: 22 anos
Classificação em 2020: 6º (como meia-atacante)

7. Memphis Depay

Clube / país: Barcelona/ Holanda
Idade: 27 anos
Classificação em 2020: não estava

6. Heung-Min Son

Clube / país: Tottenham/ Coreia do Sul
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: 7º

5. Neymar

Clube / país: PSG / Brasil
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: 4º

Relatório de scouting: O número de gols feitos por Neymar tem caído todos os anos desde que chegou ao PSG (28, depois 23, 19 e 17 na última temporada). De ser a estrela número 1 em Paris, o atacante brasileiro foi de certa forma reduzido a um mero componente - embora divertido de se ver - no empolgante triângulo ofensivo do clube ao lado de Messi e Mbappé. Dito isto, existem poucos atacantes que se igualam a Neymar em termos de habilidade técnica e pura qualidade individual: sua habilidade de drible e variedade de jogadas é da mais alta categoria.

Ponto alto de 2021: Neymar enfrentou duras críticas no início desta temporada, pois marcou apenas um gol em suas primeiras sete partidas no Campeonato Francês, mas seus dois gols na vitória por 3 a 2 fora de casa contra o Bordeaux sugeriram que ele deixou esses dias para trás e agora está pronto para brilhar ao lado de Lionel Messi e Kylian Mbappé.

4. Mohamed Salah

Clube / país: Liverpool/ Egito
Idade: 29 anos
Classificação em 2020: 5º

3. Kylian Mbappé

Clube / país: PSG / França
Idade: 22 anos
Classificação em 2020: 2º

Relatório de scouting: Um atacante completo sem um ponto fraco óbvio em seu estilo, Mbappé se posiciona para receber a bola na esquerda a fim de cortar para dentro do campo para tentar uma finalização ou colocar a bola atrás da defesa adversária, cortesia de seus movimentos rápidos e afiados. Mesmo sendo destro, ele é quase igualmente competente com o pé esquerdo. Tão liso e preciso na frente do gol, o francês pode finalizar de qualquer forma imaginável. Ele é extremamente rápido em distâncias curtas e médias e simplesmente passa pelos adversários fazendo pouco esforço.

Ponto alto de 2021: Um hat-trick maravilhoso contra o Barcelona em fevereiro foi seu melhor desempenho na Champions. Seu primeiro gol foi excepcional, assim como o terceiro, passou sem esforço por Marc-Andre ter Stegen. O duelo de Mbappé contra o Bayern de Munique, campeão europeu, na rodada seguinte também não foi nada mal.

2. Cristiano Ronaldo

Clube / país: Manchester United (deixou a Juventus em agosto) / Portugal
Idade: 36 anos
Classificação em 2020: 3º

Relatório de scouting: Antes, um centroavante que aparecia em todos os lugares com um toque decisivo, Ronaldo expressa a maior parte de sua qualidade a partir de uma posição definida hoje em dia. Seja como centroavante ou caindo pela esquerda, o português é inteligente, atlético e polivalente o suficiente para fazer a diferença, apesar de ter menos toques de bola do que está acostumado. Mesmo aos 36 anos, ele ainda mantém sua capacidade de fazer algo especial quando realmente importa, já que o Manchester United tem sido grato a ele nesta temporada. Um dos melhores cabeceadores do mundo, com um salto enorme e um condicionamento físico sem igual.

Ponto alto de 2021: Ao retornar ao Manchester United, 12 anos depois de ter partido para o Real Madrid, Ronaldo não perdeu tempo em dar aos torcedores algo para comemorar, pois marcou duas vezes em sua (segunda) estreia contra o Newcastle em setembro. Foi a última prova de que, mesmo com quase 37 anos, ele ainda é o melhor finalizador do futebol.

1. Lionel Messi

Clube / país: PSG (deixou o Barcelona em agosto) / Argentina
Idade: 34 anos
Classificação em 2020:

Relatório de scouting: Embora ele ainda não tenha atingido sua melhor versão no novo clube, o sete vezes vencedor da Bola de Ouro foi de tirar o fôlego pelo Barcelona durante a primeira parte do ano e tem sido tão bom quanto sempre foi para a Argentina. Além de sua marca registrada de driblar vários adversários, Messi ainda é um armador do mais alto nível (ele deu 3,4 passes importantes por jogo em 2021). Ele é capaz de marcar de todas as posições e desmontar defesas com passes imprevisíveis, enquanto ele conduz e faz parecer que a bola está colada em seu pé.

Ponto alto de 2021: Você pode pensar que deixar o Barcelona para ir para o PSG foi o momento de destaque, mas ver Messi finalmente colocar as mãos em um grande troféu internacional - depois de vencer o Brasil na final da Copa América, simplesmente - expulsou os fantasmas de múltiplas decepções e deu a Argentina a primeira conquista desde 1993.


CENTROAVANTES

Na grande área, o centroavante pode marcar a qualquer momento, de qualquer lugar. Embora o grande número 9 tenha a determinação implacável de aproveitar qualquer oportunidade, os verdadeiros mestres da arte são tão bons em criar jogadas quanto em terminá-las.

10. Zlatan Ibrahimovic

Clube / país: Milan / Suécia
Idade: 40 anos
Classificação em 2020: não estava

9. Alexander Isak

Clube / país: Real Sociedad/ Suécia
Idade: 22 anos
Classificação em 2020: não estava

8. Ciro Immobile

Clube / país: Lazio/ Itália
Idade: 31 anos
Classificação em 2020: 7º

7. Lautaro Martinez

Clube / país: Inter de Milão/ Argentina
Idade: 24 anos
Classificação em 2020: não estava

6. Luis Suárez

Clube / país: Atlético de Madrid/ Uruguai
Idade: 34 anos
Classificação em 2020: não estava

5.Harry Kane

Clube / país: Tottenham/ Inglaterra
Idade: 28 anos
Classificação em 2020: 4º

4. Romelu Lukaku

Clube / país: Chelsea (deixou a Inter de Milão em agosto) / Bélgica
Idade: 28 anos
Classificação em 2020: 5º

3. Karim Benzema

Clube / país: Real Madrid / França
Idade: 33 anos
Classificação em 2020: 3º

Relatório de scouting: O francês está ficando cada vez melhor com o tempo e, sem dúvida, tem estado na melhor fase de sua vida em 2021, com 14 gols em 15 jogos nesta temporada. Um centroavante completo sem fraquezas para olhos destreinados, que trabalha duro para o time e se move extremamente bem sem a bola, Benzema frequentemente escolhe uma finalização precisa em vez de uma com força. Ele joga com muita autoconfiança e carisma, e tem se destacado como líder do Real Madrid nos últimos anos.

Ponto alto de 2021: O Real Madrid teve um ano difícil e a França passou por fases distintas, mas Benzema nunca deixou de marcar gols. Ele voltou à seleção após ficar fora por seis anos e terminou a Euro 2020 com quatro gols, depois marcou na semifinal e final da Nations League.

2. Erling Haaland

Clube / país: Borussia Dortmund / Noruega
Idade: 21 anos
Classificação em 2020:

Relatório de scouting: Partindo de simplesmente ser um centroavante que se antecipa para receber passes, Haaland está aos poucos se desenvolvendo para se tornar um atacante mais completo. Enquanto seu desejo de jogar ombro a ombro com os zagueiros sempre vai existir, ele melhorou sua troca de passes, suas tabelas são mais precisas, seus cabeceios são direcionados, mais objetivos e ele parece ter aumentado sua visão de jogo ao seu redor. Dito isto, seu pé esquerdo ainda é sua arma número 1 e seu físico será sempre importante para superar os zagueiros.

Ponto alto de 2021: "Me dá o champagne!" Haaland gritou enquanto o Borussia Dortmund comemorava a conquista da Copa da Alemanha em maio. E ele mais do que mereceu o espumante, tendo marcado dois lindos gols em uma vitória por 4 a 1 sobre o RB Leipzig, que garantiu o primeiro grande troféu do clube em quatro anos.

1. Robert Lewandowski

Clube / país: Bayern Munique / Polônia
Idade: 33 anos
Classificação em 2020:

Relatório de Scouting: Sem dúvida, o melhor centroavante do esporte na última década, seus 317 gols em 346 jogos desde que chegou ao Bayern de graça em 2014/15 fala por si só. Ele se destaca pelo posicionamento perfeito, pela frieza na finalização (geralmente com um ou dois toques) e pelo uso engenhoso de sua cabeça, ou de qualquer um dos pés. O polonês tem consciência do que acontece ao seu redor imediatamente antes de receber a bola e toma a melhor decisão para seguir. Sua força física, sua movimentação e seu primeiro toque fazem dele um jogador da primeira prateleira do futebol mundial, enquanto ele marcou incríveis 22 gols consecutivos de uma série ininterrupta de 14 jogos no início do ano.

Ponto alto de 2021: "LewanGOLski" quebrou o recorde de 49 anos de Gerd Müller de gols marcados em uma única temporada da Bundesliga, conseguindo isso ainda mais rápido que a lenda do Bayern, marcando 41 gols em apenas 29 partidas, ou 1,41 gols por jogo. Lewandowski ainda está atrás de Müller no total de gols, mas espera-se que ele o alcance rapidamente.


TÉCNICO

Os principais treinadores veem o cenário geral e não entram em pânico quando o plano A falha porque têm os planos B, C e D prontos. A melhor maneira de facilitar os times egocêntricos e talentosos por altos e baixos, mantendo todos felizes, harmoniosos e comprometidos.

10. Hansi Flick

Equipe: Alemanha
Idade: 56 anos
Classificação em 2020: 2º

9. Lionel Scaloni

Equipe: Argentina
Idade: 43 anos
Classificação em 2020: não estava

8. Unai Emery

Equipe: Villarreal
Idade: 50 anos
Classificação em 2020: não estava

7. Diego Simeone

Equipe: Atlético de Madrid
Idade: 51 anos
Classificação em 2020: 7º

6.Julian Nagelsmann

Equipe: Bayern de Munique (deixou o Leipzig em julho)
Idade: 34 anos
Classificação em 2020: 5º

5. Antonio Conte

Equipe: Tottenham (deixou a Inter de Milão em maio)
Idade: 52 anos
Classificação em 2020: não estava

4. Jurgen Klopp

Equipe: Liverpool
Idade: 54 anos
Classificação em 2020: 1º

3. Roberto Mancini

Equipe: Itália
Idade: 57 anos
Classificação em 2020: não estava

Relatório de scouting: O triunfo da Azzurra na Euro 2020 foi, em todos os aspectos, uma vitória do treinador, tanto quanto dos jogadores. Organizado em uma formação flexível 4-3-3 - com ajustes tanto na defesa quanto no ataque - Mancini fez a Itália ter a aparência de um time de elite. Cada jogador estava ciente de suas funções e quem quer que entrasse, também atuava, assim como o jogador que estava fora.

Ponto alto de 2021: Na final da Euro 2020 em Wembley, em 11 de julho, Mancini conquistou o primeiro título europeu da Itália em 53 anos, ao se recuperar de um gol sofrido no início da partida e depois derrotar a Inglaterra nos pênaltis, graças à atuação heroica de Gianluigi Donnarumma no gol.

2. Pep Guardiola

Equipe: Manchester City
Idade: 50 anos
Classificação em 2020: 3º

Relatório de scouting: Guardiola ainda pode estar buscando o troféu da Champions no Manchester City - tendo tentado atacar demais na final contra o Chelsea no ano passado, quando ele finalmente teve uma chance - mas está mais perto de conseguir a cada ano que passa. A equipe de Guardiola joga um dos estilos mais eficientes e fáceis de se jogar no mais alto nível. Entre todas suas outras admiráveis habilidades, o catalão ainda consegue transformar jogadores bons em jogadores brilhantes e versáteis. Ele também mostrou como jogar sem um centroavante nesta temporada com sua formação 4-3-3 e "falso 9".

Ponto alto de 2021: O último título da Premier League do City foi o terceiro do clube em quatro temporadas sob o comando de Guardiola. Seu melhor resultado do ano foi, sem dúvida, uma vitória por 4 a 1 sobre o Liverpool em fevereiro, mas uma série consecutiva de 21 vitórias - de dezembro de 2020 a março de 2021 - estabeleceu um recorde para a primeira divisão inglesa.

1. Thomas Tuchel

Equipe: Chelsea
Idade: 48 anos
Classificação em 2020: não estava

Relatório de scouting: Tuchel comandou uma das transições mais dramáticas de uma equipe na história recente. Em poucas semanas após substituir Frank Lampard em janeiro de 2021, o alemão - que evidentemente tinha um plano claro antes de assumir o clube - transformou o Chelsea de um time letárgico, lento e desorientado taticamente em uma equipe bem organizada que joga com estrutura e ritmo. A mudança para um 3-4-3 trouxe um melhor equilíbrio ao time e se adequou a quase todos os membros do elenco, que pareciam jogadores diferentes enquanto caminhavam para o sucesso na Champions.

Ponto alto de 2021: Tendo sido demitido pelo PSG um mês antes, Tuchel assumiu o Chelsea em janeiro e venceu a Liga dos Campeões em junho. Ele mudou a história em Stamford Bridge e aquela noite no Porto, onde ele superou Pep Guardiola, foi o maior feito de sua carreira.