<
>

'Quando chegou do Flamengo, era chacota': pentacampeão explica como Vinicius Jr. virou destaque do Real Madrid

Na visão de Edmílson, Vinicius Jr. sofreu em seu início no Real Madrid por não ter finalizado sua formação nas categorias de base nos tempos de Flamengo


Em entrevista ao Podpah, o ex-zagueiro e volante Edmílson, pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, comentou a incrível evolução do atacante Vinicius Jr. entre 2018, quando ele chegou ao Real Madrid vindo do Flamengo, e hoje.

Na visão do ex-jogador, o "Malvadeza" sofreu em seu início no futebol espanhol por ter sido promovido ao profissional muito cedo, o que impediu que ele completasse sua formação nas categorias de base.

O Real Madrid volta a campo no dia 21 de novembro, às 12h15 (de Brasília), contra o Granada, por LaLiga, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

Para Edmílson, a base é uma "universidade", e o jogador não pode se "formar" antes de completar as "matérias obrigatórias", como treinamento de finalização e cabeceio.

"A grande questão é que, na base, você não tem que competir para ganhar, mas sim competir para formar. E, muitas vezes, essa é a dificuldade maior dentro da mentalidade dos clubes do Brasil", apontou.

"E o que é competir para formar? Eu sempre digo que, quando um menino entra na base com 14 anos para sua formação, é como se ele entrasse na universidade. Então, ele tem um número de anos para se formar e virar um profissional de futebol. Só que, muitas vezes, ele tem que antecipar a formação, porque com 18 anos pode estar já no profissional", explicou.

"Todos me perguntam: 'Edmílson, por que você sempre chegava mais cedo na base do São Paulo?'. É porque, mesmo eu estando no profissional, eu tinha que completar minhas matérias obrigatórias, ou seja, treinamento de chute, passe, cabeceio", argumentou.

"Hoje, os meninos chegam com 18, 19 anos ao profissional e não fazem o fundamento, que era o que tinha que ter feito nos tempos de formação da base", analisou.

"Um exemplo: o Vinicius Jr., depois de quase quatro anos no Real Madrid, é só neste ano que ele esta se destacando, finalizando melhor. Quando ele chegou do Flamengo, na época ele era a 'chacota' dos caras. Todo dia era motivo de cachota na imprensa de lá. Ficavam perguntando: 'Esse aí é o jogador de 50 milhões de euros?'", lembrou.

"Então, na formação, tem que parar com isso de 'tem que ganhar do Corinthians, do Palmeiras', mas sim focar em melhorar a performance e aprender. Se você melhorar a performance a cada jogo, o coletivo vai aparecer e você vai chegar ao profissional mais completo", finalizou.

Na atual temporada, Vinicius Jr. já tem 9 gols e 5 assistências em 16 partidas pelo Real Madrid.