<
>

O que se sabe sobre o Mundial de Clubes que terá Flamengo ou Palmeiras

O Mundial de Clubes terá, mais uma vez, um time brasileiro. Na edição de 2021 do torneio, Flamengo ou Palmeiras, finalistas da Conmebol Libertadores, representarão a América do Sul na competição.

Muito, porém, ainda não se sabe sobre local e data da competição, mas o ESPN.com.br reuniu as principais informações sobre o Mundial.

A final da Conmebol Libertadores será no dia 27 de novembro, no estádio Centenario, em Montevidéu, no Uruguai, com transmissão AO VIVO pelo FOX Sports e também pela ESPN no Star+. Ainda não é assinante? Clique aqui para mais informações.

Data

Anteriormente marcado para o período entre 9 e 19 de dezembro, a competição deve ser adiada para o início de 2022. Por conta da mudança de sede do local e calendário apertado em alguns locais, ainda não há definição exata da data. Estima-se que o torneio será disputado no final de janeiro e início de fevereiro.

Local

O Japão estava definido como país sede da competição, mais uma vez. A Federação Japonesa, porém, desistiu de receber a competição por não poder receber público nas partidas, devido à COVID-19.

Desde então, Brasil e África do Sul se colocaram como candidatos a receberem a competição, mas saíram do páreo. A expectativa é que os jogos ocorram nos Emirados Árabes, que já receberam o torneio em 2009, 2010, 2017 e 2018.

Classificados

Até o momento, três dos sete times já estão classificados para a competição. São eles, Auckland City, representante da Oceania, Al Ahly, representante da África, e Chelsea, representante da Europa.

Assim como na Libertadores, a Liga dos Campeões da Concacaf terá final ‘caseira’ entre América e Monterrey, do México. Na Ásia, a competição está nas quartas de final. O campeão nacional do país sede será o sétimo time.

Formato

O formato será o mesmo das últimas edições do torneio da Fifa. O representante do país sede enfrentará o Auckland City no playoff inicial. A fase seguinte equivale a quartas de final, com dois jogos entre o vencedor da partida inicial e os representantes de Ásia, África e América do Norte e Central.

Os vencedores destes dois jogos avançam para as semifinais, onde irão encarar Chelsea ou o vencedor da Libertadores. Os vencedores avançam para a decisão.