<
>

LaLiga: Barcelona fuzila e vence o frágil Levante na volta emocionante de Ansu Fati com gol após 11 meses

O problema era falta de gols e jogar bem? Então, o torcedor catalão tem motivos para sorrir. Jogando no Camp Nou, o Barcelona bateu o frágil Levante por 3 a 0 neste domingo (26) com uma atuação sólida de seus novos 'pilares' e voltou a vencer em LaLiga.

O duelo pela sétima rodada teve transmissão exclusiva para assinantes Star+.

Melhor em campo juntamente com o lateral-direito que jogou pela esquerda Sergiño Dest, Memphis Depay abriu o placar de pênalti para os donos da casa, que ainda teve em Luuk de Jong seu segundo artilheiro da tarde. A 'cereja do bolo' foi a bola na rede de Ansu Fati, que fez o seu na volta aos gramados após 11 meses se recuperando de lesão.

E o brasileiro Philippe Coutinho foi titular.

Se a proposta da temporada é reconstruir, então a ideia foi levada ao pé da letra. E ainda no estilo imponente que não se via há algum tempo, em que pese, é preciso destacar, a pobreza do adversário e o time, digamos, penso para o lado esquerdo no ataque - o lado direito foi uma "zona morta", segundo o comentarista da ESPN Brasil Paulo Calçade. A prova disso? Posse de bola de 70%, oito finalizações (sendo seis no gol) e nenhum arremate contra Ter Stegen durante o primeiro tempo.

O resultado não poderia ser outro: dois gols para coroar o início avassalador. Primeiro com o 'abusado' Depay, que converteu um pênalti sofrido por ele mesmo após deixar Radoja 'sem pai nem mãe' na marcação. Logo na sequência foi vez de Luuk de Jong colocar a bola na rede do Levante após passe açucarado de Dest.

Ao contrário de outros jogos, quando sofreu com uma economia de gols, o Barcelona poderia ter saído para o vestiário com uma goleada. Mas esbarrou nas chances perdidas, uma delas de forma incrível por Piqué, e na bela atuação do goleiro Aitor Fernández.

Mas a boa notícia para o torcedor é: voltou a criar para golear.

Colecionando desfalques após Pedri, Jordi Alba, Frenkie de Jong, Sergio Aguero, Dembélé e Braithwite e Sergi Roberto estarem fora de combate, além do próprio Ronald Koeman, que cumpre duas partidas de suspensão após ser expulso contra Cádiz, o Barça viu novas joias como Gavi e Nico Gonzalez mostrarem personalidade para comandar o pesado meio de campo da equipe.

Frágil em campo, o Levante só conseguiu chutar pela primeira vez contra o gol de Ter Stegen aos 38 do segundo tempo.

A grande notícia da tarde, no entanto, foi a volta de Ansu Fati após 11 meses afastado por lesão. O novo camisa 10 foi a campo nos últimos dez minutos de partida, aplaudido de pé pelos torcedores presentes no Camp Nou.

A tarde dos torcedores ainda foi coroada com o gol da joia de LaMasia, que marcou já nos acréscimos e uma tarde que jamais será esquecida.

Ainda acumulando chances desperdiçadas e dominando amplamente a posse de bola, o Barça alcançou o principal objetivo do dia: vencer para dar algum respiro a Ronald Koeman antes da semana decisiva.

Depois de encarar o Benfica de Jorge Jesus, a missão será o clássico contra o Atlético de Madrid, em um duelo que pode inverter as posições das equipes na classificação de LaLiga.

Situação no campeonato

Com a vitória importante conquistada neste domingo, o Barcelona chega aos 12 pontos na classificação de LaLiga, na 5ª colocação, reduzindo para cinco pontos a distância para o líder Real Madrid.

Já o Levante, estacionado os 4 pontos e ainda sem vencer nesta edição do Espanhol, termina o jogo na 17ª posição, mas pode fechar a 7ª rodada na zona de rebaixamento.

O cara: Memphis Depay

Principal referência ofensiva no Barcelona após a saída de Messi e a ausência de Agüero, o holandês mostrou o motivo pelo qual veste a camisa 9. Infernal pelo lado esquerdo, driblou e criou as melhores chances dos catalães. A atuação do atacante causará pesadelos por algum tempo no lateral Jorge Miramón.

Foram mal: Miramón e Radoja

Principal corredor de perigo do Barcelona, o setor direito do Levante não guardará recordações doces da partida no Camp Nou. Sofrendo com as investidas de Depay, ainda viram Sergiño Dest, mesmo improvisado, ter a liberdade para dar uma assistência de cinema para Luuk de Jong marcar o segundo gol dos donos da casa.

Responsáveis pelo setor, Jorge Miramón e Nemanja Radoja pouco entregaram defensivamente.

Próximos jogos

Após a partida deste domingo, o Barcelona volta a campo na quarta-feira (29), quando irá a Portugal para encarar o Benfica, pela fase de grupos da Champions League. O próximo compromisso por LaLiga será no sábado (02), no clássico contra o Atlético de Madrid.

Já o Levante jogará diante do Mallorca, dentro do Iberostar Estádio, na próxima rodada do Campeonato Espanhol, também no sábado.

Ficha técnica

BARCELONA 3 X 0 LEVANTE

GOLS: Memphis Depay (7'), Luuk de Jong (14') e Ansu Fati (90'+1') para o Barcelona

Barcelona: Ter Stegen; Mingueza (Araújo), Piqué, Eric García e Sergiño Dest; Busquets, Nico Gonzalez e Gavi (Demir); Philippe Coutinho (Rique Puig), Luuk de Jong (Ansu Fati) e Memphis Depay.

Levante: Fernández; Miramón, Postigo, Mustafi (Pier) e Clerc; Radoja (Martinez), Pepelu (Vukcevic) e Melero; Dani Gómez (Morales), De Frutos (Cantero) e Roger Martí.