<
>

São Paulo: Marquinhos tem multa de R$ 308 milhões e esteve no radar de Real, Juventus e Atlético antes de brilhar na Libertadores

Um dos destaques da vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre o Racing, que garantiu a classificação do time comandado por Crespo às quartas de final, Marquinhos conseguiu um feito importante. O atacante, de 18 anos, estreou como titular na equipe principal e virou o mais jovem a fazer um gol pelo Tricolor na história da Conmebol Libertadores, quebrando a marca do atacante Ademílson, de 2013.

Segundo apurou a reportagem, Marquinhos é monitorado há um bom tempo por clubes como Juventus, Atlético de Madrid e Real Madrid. O atacante tem contrato até 2024 com o São Paulo, com multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 308 milhões).

Natural do Jardim Colombo, quase vizinho ao Morumbi, Marquinhos chegou ao São Paulo com apenas oito anos. O garoto treinava na escolinha do tradicional Pequeninos do Jóquei, que na época tinha parceria com o Tricolor, quando foi descoberto por um olheiro.

Chamado para fazer testes em Cotia, o atacante agradou, mesmo sendo bem mais novo os garotos da menor categoria do clube. Conhecido por seus dribles e gols, chamou atenção até ser efetivado na base e morar nos alojamentos, aos 13 anos.

Com o passar do tempo, Marquinhos foi evoluindo e sendo chamado para as seleções de base - mesmo sendo um ano mais novo que os colegas - até virar o grande destaque da equipe sub-17 do Tricolor. Campeão da Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, ele foi promovido ao time sub-20, que é treinado por Alex.

Na preparação para a Copa da São Paulo de 2019, em dezembro de 2019, Marquinhos sofreu uma lesão no ligamento colateral anterior do joelho em um treino e precisou passar por uma cirurgia. Ele ficou durante o período de pandemia no ano seguinte fazendo recuperação em Cotia por vários meses até voltar em grande estilo aos gramados.

Na primeira partida da temporada sob o comando de Alex, Marquinhos balançou a rede na vitória por 3 a 1 sobre o Atlhetico-PR pelo Brasileirão. No total, ele participou de cinco gols do São Paulo na competição antes de ir para os profissionais.

Ele é estudioso

A estreia no time principal ocorreu na vitória sobre o Bahia pelo Brasileirão, quando entrou aos 33 minutos do segundo tempo. Depois, também saiu do banco de reservas na etapa final no duelo de ida das oitavas da Libertadores contra o Racing e pela Série A na derrota para o Fortaleza antes de ser titular pela primeira vez.

Ele é agenciado pela TFM Agency, mesma empresa que levou Vinicius Jr. ao Real Madrid, Emerson ao Barcelona, Marcos Paulo ao Atlético de Madrid e Martinelli ao Arsenal.

"Ele é muito concentrado. Fizemos um trabalho de preparação nas mudanças de categorias e recebemos, compartilhamos e discutimos com ele vários relatórios de empresas de estatísticas, antes e depois de cada jogo. Trabalhamos muito para ele entender qual o papel dele no time, quais funções precisa cumprir em campo, sem, claro, interferir no que ele recebe da comissão técnica. Fizemos um mapeamento físico e uma analise biomecânica em uma clínica, para evitar novas lesões e para ele entender como era o corpo dele e os movimentos, e como poderia melhorar cada um deles, do seu equilíbrio à corrida", explicou o agente Renato Martinez, ao ESPN.com.br.

Em um duelo importante pela Libertadores, Marquinhos ganhou a confiança da comissão técnica e não decepcionou.

"Ele estuda antes de cada jogo, com um de nossos analistas, Lucas Rocha, quais as principais virtudes e deficiências dos defensores adversários que ele vai enfrentar. Quais se antecipam, quais recuam, quais usam apenas um ou dois dos pés para o desarmar, e outros detalhes, que passam despercebidos do torcedor. Além disso, ele escuta muito o Alex e o Crespo, e nos fala sempre sobre o que recebe deles. O auxiliar do Crespo conversa muito com o Marquinhos e o ajuda demais", afirmou o agente.

"Ele é privilegiado fisicamente e costuma se dar bem nos duelos com o zagueiro nas disputas, não cai com facilidade. Isso ajudou na transição para os profissionais", disse Renato.