<
>

Eurocopa: Mbappé perde pênalti, Suíça vence a França em jogo épico nos pênaltis e pega a Espanha nas quartas

A Suíça está nas quartas da Eurocopa. Nesta segunda (28), os comandados por Vladimir Petkovic enfrentaram a França na Arena Bucareste, na Romênia, e a partida teve emoção até o fim. Os suíços saíram na frente, sofreram a virada, mas buscaram empate no fim, viram Mbappé perder pênalti decisivo e avançaram no torneio.

Para a partida, o técnico Didier Deschamps optou por utilizar uma linha de três na zaga. Dessa forma, Lucas Hernández e Tolisso deixaram o time titular. Koundé, lesionado, também não foi a campo. Pavard, Lenglet e Rabiot ganharam vaga.

E os franceses começaram atrás no placar. Aos 14 minutos, após cruzamento de Zuber da esquerda, Seferovic subiu mais alto que Lenglet, ganhou no alto e abriu o marcado.

Na segunda etapa, os suíços tiveram a chance de, praticamente, matar a classificação. Aos sete minutos, a arbitragem, ao checar o VAR, marcou pênalti. Na cobrança, Rodríguez bateu e Lloris defendeu.

Foi o suficiente para a reação francesa. Três minutos depois do pênalti perdido pela Suíça, a França empatou. Griezmann deu para Mbappé, que achou Benzema na área. O camisa 19 tocou na saída de Sommer para empatar.

Dois minutos depois, a virada. Em bela troca de passes, Griezmann tabelou com Mbappé e deu um toque na saída de Sommer. Praticamente encostado na trave, Benzema empurrou para as redes.

O show aumentou aos 29. Pogba dominou a bola na intermediária, ajeitou para a perna direita e acertou um lindo chute no ângulo para marcar um golaço para a França.

A Suíça chegou a botar fogo no jogo aos 39. Seferovic recebeu cruzamento de Mbabu, testou firme e recolocou os suíços no jogo.

Aos 44, a Suíça empatou. Xhaka roubou a bola no meio-campo e achou Gavranovic. O camisa 19 limpou a marcação e bateu no canto de Lloris, para levar o jogo para a prorrogação.

Com o empate mantido na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. E deu Suíça. Por 5 a 4, com Sommer pegando pênalti de Mbappé, os suíços avançaram.

Mesmo com a eliminação, a França não perde no tempo normal há 22 jogos. A última derrota foi para a Turquia, em julho de 2019, pelas eliminatórias da Eurocopa.

Situação no campeonato

Com a classificação, a Suiça avança às quartas de final. Agora, irá encarar a Espanha, na sexta (2), em São Petersburgo, às 13h.

O cara: Sommer

O goleiro do Borussia Monchengladbach já havia brilhado no tempo normal. Nos pênaltis, pegou o decisivo, logo de Mbappé, e classificou a Suíça na Eurocopa.

Foi mal: Mbappé

Sem ter marcado na Eurocopa até as oitavas, Mbappé passou em branco durante os 120 minutos, perdendo uma chance decisiva na prorrogação, além da última penalidade.

Próximos jogos

Com a classificação, a Suíça irá encarar a Espanha na próxima sexta-feira (2), às 13h, em São Petersburgo, na Rússia, pelas quartas de final do torneio.

FICHA TÉCNICA

França 3 (4) x (5) 3 Suíça

GOLS: Seferovic (2x) e Gavranovic (Suíça); Benzema (2x) e Pogba (França)

FRANÇA: Lloris; Lenglet (Coman) (Thuram), Varane e Kimpembe; Pavard, Pogba, Kanté, Griezmann (Sissoko) e Rabiot; Mbappé e Benzemna (Giroud). TÉCNICO: Didier Deschmaps

SUÍÇA: Sommer; Elvedi, Akanji e Rodríguez (Mehmedi); Widmer (Mbabu), Freuler, Xhaka, Shaqiri (Gravranovic) e Zuber (Fassnacht); Embolo (Vargas) e Seferovic (Schar). TÉCNICO: Vladimir Petkovic