<
>

Série B: defesa comete erros, Vasco perde para o Avaí em São Januário e aumenta jejum de vitórias em casa

Nesta quarta-feira (16) o Vasco não foi páreo para o Avaí, mesmo jogando em casa. Em São Januário, em partida válida pela quarta rodada da Série B, o Cruz-Maltino perdeu por 2 a 0 para o Avaí e segue na segunda metade da tabela da competição.

Em jogo marcado por erros defensivos do Cruz-Maltino, que bobeou nos lances que ocasionaram os dois gols, Getúlio e Renato marcaram ainda no primeiro tempo para os visitantes, que conquistaram uma importante vitória na competição.

O Vasco voltou a perder na Série B e somou a sua segunda derrota em quatro jogos disputados até aqui. Além disso, o Cruz-Maltino viu a invencibilidade de quatro partidas consecutivas sem derrota ir por água abaixo.

O retrospecto em casa do clube carioca também ficou ainda pior. Agora, o Vasco não vence em São Januário desde 1 de maio, quando derrotou o Madureira por 2 a 1, ainda pelo Campeonato Carioca. Desde então, são quatro jogos seguidos sem uma vitória em seus domínios, com três derrotas e um empate.

Vale lembrar que, em dois jogos em casa nesta Série B, o Vasco perdeu os dois e segue sem vencer dentro dos seus domínios na competição. O primeiro deles, na estreia, para o Operário-PR.

O Avaí, por outro lado, deu fim a um jejum de seis jogos e voltou a vencer na temporada, conquistando também a sua primeira vitória na Série B. Antes, o último triunfo tinha sido no dia 23 de maio, sobre a Chapecoense, pela final do Campeonato Catarinense.

Para a partida, o técnico Marcelo Cabo fez três mudanças no Vasco: Ernando saiu na zaga para a entrada de Miranda, Romulo foi poupado e Michel entrou na vaga e Juninho, també, no meio-campo, foi titular na vaga do paraguaio Matías Galarza.

O Avaí também manteve o seu bom retrospecto contra o Vasco na segunda divisão do futebol brasileiro. Em cinco jogos até aqui, são quatro vitórias e um empate. Em São Januário, este foi o segundo triunfo, sendo que no primeiro o clube catarinense aplicou uma sonora goleada por 5 a 0, pela Série B de 2014, na última derrota sofrida pelo time carioca contra os catarinenses.

Apesar disso, o retrospecto do clube carioca contra o Avaí em casa segue positivo: 5 vitórias, 4 empates e duas derrotas em 11 jogos. No histórico geral, o Cruz-Maltino soma nove triunfos, seis empates e cinco derrotas.

Situação do campeonato

Com o resultado, o Vasco somou a sua segunda derrota na Série B e segue com quatro pontos, já que empatou com a Ponte Preta e venceu o Brasil de Pelotas, na última rodada. O tropeço também fez o clube carioca cair do 11º para o 14º lugar na tabela de classificação.

O Avaí, por sua vez, ainda não tinha vencido no campeonato, foi a quatro pontos, já só tinha um único somado até aqui, e deixou a lanterna da competição para assumir o 13º lugar.

O cara: Vinícius Leite

O meia teve papel importante no lance do primeiro gol do Avaí, marcado por Getúlio, apesar de falha da defsa do Vasco na jogada. O jogador também levou perigo mais vezes à meta defendida pelo goleiro Vanderlei.

Foi mal: Léo Matos

O lateral direito não teve uma boa atuação e São Januário e foi o principal culpado pelo segundo gol do Avaí, marcado por Renato, aos 44 minutos do primeiro tempo. No intervalo, o defensor admitiu que foi o responsável pelo erro que permitiu o Avaí ampliar o placar.

Próximos jogos

O Cruz-Maltino volta a campo no próximo sábado (19), mais uma vez em São Januário, e recebe o CRB, pela quinta rodada. No mesmo dia, na Ressacada, o Avaí encara o Remo.

FICHA TÉCNICA

Vasco da Gama 0 x 2 Avaí

GOLS: Avaí: Getúlio (27' 1ºT) e Renato (44' 1ºT)

VASCO: Vanderlei; Léo Matos (Cayo Tenório), Miranda, Ricardo Graça e Zeca (Riquelme); Juninho (Daniel Amorim), Michel, Gabriel Pec (Morato), Léo Jabá (Galarza) e Marquinhos Gabriel; Germán Cano. TÉCNICO: Marcelo Cabo.

AVAÍ: Glédson; Edílson, Alemão, Alan Costa e Diego Renan; Wesley Soares (Jean), Bruno Silva, Renato (Iury), Vinícius Leite (Valdívia) e Lourenço (João Lucas); Getúlio (Jonathan). TÉCNICO: Claudinei Oliveira.