<
>

Bielsa revela sonho de disputar o Brasileirão e fala de Crespo no São Paulo em entrevista à ESPN

play
'Estou certo de que o Crespo vai construir uma equipe de muito valor no São Paulo', diz Marcelo Bielsa (0:59)

O técnico argentino do Leeds United ainda destacou 'trajetória impecável' de Crespo como jogador em entrevista exclusiva a João Castelo-Branco; assista! (0:59)

Já imaginou Marcelo Bielsa em um clube do Brasil? Pois ele sim e deixou o sonho bem claro. Em entrevista exclusiva ao repórter João Castelo-Branco, da ESPN Brasil em Londres, o atual treinador do Leeds United admitiu que gostaria de participar do Campeonato Brasileiro, ainda que sua realidade no momento seja bem diferente.

"Eu adoraria conhecer o Brasil participando do Campeonato Brasileiro. O futebol brasileiro sempre - para nós que amamos o futebol - foi um grande ponto de interrogação, porque vemos o melhor do futebol brasileiro, mas não vemos como formam. Afinal, o Brasil é um país imenso", disse Bielsa.

"Tem um campeonato que é 'maratônico' [que exigem muitas viagens] - não me refiro aos estaduais, mas sim os nacionais - e sempre tive a fantasia do quão lindo seria conhecer todo o futebol brasileiro participando de alguma equipe e participar desse torneio onde é possível conhecer a essência do futebol brasileiro. Obviamente, cada dia me sobra menos tempo", afirmou o argentino.

Aos 65 anos, Bielsa já teve chance de trabalhar no Brasil. Em 2013, o Santos chegou a abrir negociação com o argentino e recebeu dele diversos pedidos inusitados, tais quais um elenco de no máximo 24 jogadores e tecnologia suficiente para ver campeonatos ao redor do mundo. O negócio parou pelo pacote completo, que envolvia uma comissão técnica com quatro profissionais, custar caro.

Pouco tempo depois, em 2015, dirigentes do São Paulo reuniram-se com o argentino, ouviram seus planos e ideias, mas não levaram a negociação adiante por incompatibilidade, especialmente do lado financeiro.

Hoje, curiosamente, o São Paulo é um dos clubes locais dirigidos por um técnico estrangeiro – e um bem conhecido de Bielsa. Hernán Crespo foi atacante da Argentina e viveu alguns de seus melhores momentos na seleção sob comando de "El Loco", entre 1998 e 2004. Juntos, eles disputaram a Copa do Mundo de 2002.

Bielsa, aliás, é uma das inspirações de Crespo, que em poucos meses de trabalho já tirou o São Paulo da fila e levou o time à fase final da Conmebol Libertadores, o que não acontecia desde 2015. O comandante do Leeds falou deste início do ex-pupilo no Morumbi e apostou alto no sucesso da empreitada.

"Nenhum treinador, muito menos estrangeiro, chega a um grande clube do país sem ter boas referências e um passado relevante. E Crespo, depois de sua trajetória impecável como jogador, caminha agora como treinador e creio que chamou a atenção do São Paulo de forma merecida. Estou certo de que Crespo vai construir uma equipe de muito valor", elogiou o professor.

play
0:59

'Estou certo de que o Crespo vai construir uma equipe de muito valor no São Paulo', diz Marcelo Bielsa

O técnico argentino do Leeds United ainda destacou 'trajetória impecável' de Crespo como jogador em entrevista exclusiva a João Castelo-Branco; assista!

Com a experiência de quem sabe o que é dirigir uma seleção, Bielsa também falou de um jogador do seu Leeds que pode, em breve, ganhar uma oportunidade no Brasil: Raphinha.

Contratado por 18,5 milhões de euros, o atacante ganhou a confiança do técnico e disputou 30 rodadas da Premier League. Fez seis gols, participou de outros nove e ajudou o Leeds a terminar em 9º lugar no campeonato, campanha elogiável para quem veio da segunda divisão e não jogava a elite desde 2004.

Bielsa evitou qualquer comentário que colocasse pressão sobre Raphinha ou mesmo Tite, treinador da seleção brasileira, mas referendou o jogador caso a oportunidade apareça em breve.

"Eu já fui treinador de seleção durante muitos anos e tenho cuidado de nunca me pronunciar se um jogador comandado por mim merece ou não estar em uma seleção, porque a pessoa que tem todas as possibilidades de tomar a decisão correta é o treinador da seleção nacional, principalmente tendo um homem tão inteligente como tem o Brasil", explicou.

"Consigo dizer se um jogador vai bem ou mal mas não posso comparar esse jogador com as demais opções porque tenho conhecimento profundo sobre a qualidade do Raphinha, mas não conheço profundamente os demais jogadores que jogam na mesma posição que ele e são da mesma nacionalidade", continuou Bielsa.

"Minha opinião é que é um grande jogador. As ações falam mais do que palavras quando se trata de um jogador, e existem dois momentos que, se quiser como exemplo, tem a recepção de um lançamento que Raphinha recebe de Casilla antes de um gol de Tyler Roberts, e a forma como ele assiste Tyler Roberts, esses são dois gestos técnicos. Então, Raphinha está atestado como um bom jogador e que, de uma boa perspectiva, é mais uma promessa para a seleção brasileira".

Bielsa tem contrato por mais um ano com o Leeds United, até junho de 2021, e certamente seguirá no clube para a segunda temporada seguida na Premier League.