O Grêmio recebeu o Internacional na Arena, neste domingo (23), com a vantagem na final do Campeonato Gaúcho e conseguiu defendê-la. Com empate em 1 a 1, manteve sua soberania no estado e se sagrou tetracampeão estadual. Ferreirinha abriu o placar, e Rodrigo Dourado empatou.
No jogo de ida, o time tricolor conseguiu vitória por 2 a 1, no Beira-Rio, de virada, depois de sair perdendo com gol de Thiago Galhardo, mas balançando as redes com Diego Souza e Ricardinho. Por isso, um empate asseguraria a conquista, como se deu.
Precisando da vitória, o Inter demonstrava mais ímpeto na primeira etapa, mas não conseguia criar grandes chances. A situação ficou um pouco mais complicada quando Yuri Alberto e Rafinha foram expulsos por confusão na reta final.
Já nos acréscimos, aos 51, Matheus Henrique conseguiu se manter de pé para puxar contra-ataque, tocou para Diego Souza no meio, que lançou Ferreirinha na ponta-esquerda. O atacante cortou para o meio e chutou no canto, sem chance para Marcelo Lomba.
No segundo tempo, mesmo com a vantagem, foi o Grêmio que começou com as melhores chances, em contra-ataque ou lances de bola parada.
Mas foi o time colorado que marcou. Moisés cruzou na área, a bola passou por Guerrero e Rodrigo Dourado desviou de cabeça para o fundo da rede, na primeira grande chance da equipe.
Ainda assim, o Grêmio continuava em cima, buscando os espaços deixados pela defesa rival em contra-ataques. Aos 39, Ferreirinha e Pepê chegaram a estar em vantagem numérica no campo de ataque, mas o primeiro chutou em cima de Lomba.
Ferreirinha voltou a ter contra-ataque aos 46, mas o goleiro colorado salvou mais uma vez. Na sequência, Pepê fez jogada linda na lateral e cruzou para Ricardinho, mas o jovem desperdiçou a chance, mesmo sem goleiro.
Antes do final da partida, as duas equipes ainda protagonizaram mais uma confusão generalizada, após Ferreirinha celebrar lance do lado do banco colorado, com o goleiro reserva sendo expulso. Mas, dentro de campo, o placar não teve mais alteração, e o clube tricolor se sagrou campeão estadual pela 40ª vez em sua história.
O craque do jogo: Matheus Henrique
Não fez o gol do Grêmio, mas foi quem construiu a jogada, no início do contra-ataque. Foi o motor do meio-campo gremista durante a partida, com grande parte das jogadas de ataque passando pelos seus pés.
Foram mal: Yuri Alberto e Rafinha
Os dois já vinham se estranhando desde os primeiros minutos do duelo, até começarem a bater boca e ameaçarem briga no final da primeira etapa, sendo expulsos. No caminho para o vestiário, continuaram a discussão. Uma cena triste, ainda mais para uma final.
A estrela de Ferreirinha
Um dos grandes destaques do início de trabalho de Tiago Nunes no Grêmio é Ferreirinha. Além do gol na primeira etapa, o atacante acertou 10 de 11 passes que tentou e foi um dos jogadores mais acionados do time na partida.
Início gigante de Tiago Nunes
Campeão gaúcho, melhor time da Sul-Americana, invicto. Tudo isso em nove jogos à frente do Grêmio. O início de Tiago Nunes impressiona qualquer um e dá esperanças para o torcedor gremista.
Pressão sobre Ramírez?
Muitos contestam o trabalho de Miguel Ángel Ramírez no Internacional, que segue sem vencer nos três clássicos que disputou contra o Grêmio. Com Coudet e Odair, o tabu contra o rival foi um motivador para a saída de ambos.
Próximos jogos
As duas equipes entram em campo no meio de semana por competições internacionais. Na Copa Sul-Americana, o Grêmio cumpre tabela contra o La Equidad, enquanto o Inter, pela Conmebol Libertadores, recebe o Always Ready.
Ficha técnica
GOLS: Ferreira (Grêmio)
GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa (Cortez); Thiago Santos, Matheus Henrique (Lucas Silva) e Maicon (Vanderson); Léo Pereira (Pepê), Diego Souza (Ricardinho) e Ferreira. Técnico: Tiago Nunes
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei (Caio Vidal), Lucas Ribeiro, Zé Gabriel e Moisés (Praxedes); Rodrigo Dourado, Edenilson (Guerrero) e Nonato (Léo Borges); Palacios (Lucas Ramos), Thiago Galhardo e Yuri Alberto. Técnico: Miguel Ángel Ramírez
