<
>

Alisson vira primeiro goleiro a marcar pelo Liverpool e sexto na história da Premier League; veja lista

Ninguém na Europa foi mais destaque que Alisson neste domingo (16). O goleiro brasileiro foi o heroi do Liverpool ao sair de sua área nos acréscimos e, de cabeça, anotar o gol da vitória sobre o West Bromwich, pela 36ª rodada da Premier League.

O camisa 1 muito provavelmente não sabe, mas foi o primeiro jogador da posição a marcar com a camisa do Liverpool. Em quase 129 anos de história, já que faz aniversário em 3 de junho, o clube de Anfield nunca viu um goleiro fazer gol.

Na Premier League é diferente. Ainda que seja um clube dos mais restritos, apenas cinco goleiros balançaram as redes antes de Alisson, todos de 2001 para os tempos de hoje.

Quem abriu a porteira foi o dinamarquês Peter Schmeichel, lenda do Manchester United, mas que, curiosamente, fez gol quando atuava pelo Aston Villa. Foi em 2001, na derrota do clube para o Everton por 3 a 2.

Os demais goleiros com um tento na liga inglesa são: o americano Brad Friedel (pelo Blackburn, em 2004), o inglês Paul Robinson (pelo Tottenham, em 2007), o também americano Tim Howard (pelo Everton, em 2012) e, por último, o bósnio Asmir Begovic (pelo Stoke, em 2013).

Desses, somente um antes de Alisson marcou o gol da vitória. Foi Robinson, que anotou talvez o gol mais impressionante, em cobrança de falta do campo de defesa que quicou e encobriu o goleiro adversário, em 2007.

Na Europa, Alisson se tornou o 9º goleiro a marcar nos últimos dez anos. Em 2021, antes do brasileiro, Bono garantiu empate por 1 a 1 do Sevilla contra o Valladolid, em março, pelo Campeonato Espanhol.