<
>

Copa do Nordeste: Jael decide nos acréscimos, Ceará vence o Bahia em jogo de expulsões e fica a um empate do bi

O Bahia recebeu o Ceará na tarde deste sábado (1°) para a abertura da decisão da Copa do Nordeste. O jogo parecia encaminhado para um empate, mas Jael entrou na segunda etapa e, de falta, deu a vitória ao Vozão por 1 a 0. O primeiro tempo ficou marcado pelas expulsões de Luiz Otávio e Charles, na primeira etapa.

O resultado deixa os atuais campeões com a vantagem para a decisão do próximo sábado (8), no Castelão. Por não ter o critério do gol fora de casa, qualquer vitória por um gol do Tricolor levará a decisão do título para as penalidades.

A partida, com mando de campo do Bahia, foi disputada no Pituaçu, assim como nas últimas semanas, pela Fonte Nova ter voltado a ser cedida para hospitais de campanha na luta contra a COVID-19.

Foi nesse mesmo estádio que, em 2020, o Ceará bateu o Bahia e se sagrou campeão da Copa do Nordeste. Esta é a terceira vez que os dois times se encontram na decisão do torneio, com o Vozão tendo se sagrado campeão nas outras duas.

A partida na primeira etapa foi marcada pelo equilíbrio e pelas poucas chances claras que as duas equipes tiveram. O equilíbrio se manteve, até mesmo, quando o Esquadrão de Aço ficou com um jogador a menos.

Aos 20 minutos, o zagueiro Luiz Otávio entrou de sola em Lima e foi expulso. O técnico Dado Cavalcanti, porém, soube mexer bem na equipe e manteve sua equipe sem correr muitos riscos.

A partida pendeu mais para o lado do Bahia, na segunda etapa, graças à ‘ajuda’ de Charles. O volante entrou de sola em Nino Paraíba na reta final do primeiro tempo e foi expulso, igualando o número de jogadores.

O Bahia conseguiu ter mais volume de jogo na etapa final, fazendo valer o seu mando de campo nos primeiros minutos, mas ainda tendo o Ceará incomodando com seus contra-ataques, principalmente na metade final.

Aos 45 minutos, Nino Paraíba ainda colocou bola na área que levou perigo. O goleiro Richard tentou encaixar a defesa, mas largou e a bola bateu na trave. Ainda assim, a defesa tirou sem riscos.

No lance seguinte, porém, Jael cobrou falta na entrada da área, a cobrança desviou na barreira e enganou o goleiro Matheus Teixeira, entrando no canto.

No meio de semana, antes da grande decisão em Fortaleza, os dois times voltam a se concentrar na disputa da Copa Sul-Americana. Na terça (4), o Bahia recebe o Independiente, enquanto o Ceará visita o Bolívar no dia seguinte.

Ficha técnica

Bahia 0 x 1 Ceará

GOLS: Jael (CEA)

BAHIA: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Thaciano (Galdezani) e Daniel (Juninho); Rodriguinho (Thonny Anderson), Gilberto (Alesson) e Rossi (Óscar Ruiz). Técnico: Dado Cavalcanti

CEARÁ: Richard; Buiú, Messias, Luiz Otávia e Bruno Pacheco. Oliveira, Charles e Vina (Yony); Lima (Pedro Naressi), Vizeu (Saulo) e Mendoza (Jael). Técnico: Guto Ferreira

Estatísticas

- Esta é a terceira final entre as duas equipes, com o Ceará vencendo as outras duas

- O Bahia disputa sua oitava decisão da Copa do Nordeste

- O Ceará está em sua quarta decisão.


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo no próximo meio de semana pela Sul-Americana.

  • Terça-feira, 04/05, 19h15*, Bahia x Independiente

  • Quarta-feira, 05/05, 19h15*, Bolívar x Ceará

    *horário de Brasília