Uma situação inusitada chamou atenção na rodada decisiva das eliminatórias da Copa Africana de Nações. Nesta terça (30), durante a partida entre Costa do Marfim, já classificada, e Etiópia, o árbitro Charles Bulu foi o destaque, mesmo que sem querer.
Aos 35 minutos da etapa final, quando os marfinenses já venciam o confronto por 3 a 1, o ganês começou a passar mal em campo. O árbitro teve de ser acudido pelos jogadores e caiu no gramado, tendo que sair carregado pela equipe médica.
Mas, não parava por aí. Acontece que Charles Bulu já havia substituído o árbitro principal, que testou positivo para a COVID-19 antes do confronto. Após sair por passar mal, a regra orienta que o quarto árbitro assuma. No entanto, novo problema.
Acontece que o quarto árbitro era marfinense. Portanto, não podia liderar a equipe de arbitragem. Após alguns minutos de partida paralisada, o confronto foi dado como encerrado.
No fim das contas, nenhuma das duas seleções saiu prejudicada. Tanto Costa do Marfim quanto Etiópia estão classificadas para a fase final da Copa Africana de Nações, que está programada para acontecer em janeiro de 2022.
Veja abaixo as seleções classificadas para o principal torneio da África:
Grupo A: Mali e Guiné
Grupo B: Burkina Faso e Malavi
Grupo C: Gana e Sudão
Grupo D: Gâmbia e Gabão
Grupo E: Marrocos e Mauritânia
Grupo F: Camarões e Cabo Verde
Grupo G: Egito e Comores
Grupo H: Argélia e Zimbábue
Grupo I: Senegal e Guiné Bissau
Grupo J: Tunísia e Guiné Equatorial
Grupo K: Costa do Marfim e Etiópia
Grupo L: Nigéria e Benin