Após perder na estreia, a Holanda reagiu nas eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Neste sábado, a "Laranja Mecânica" ganhou por 2 a 0 com facilidade da Letônia, pela 2ª rodada do grupo G, em Amsterdã.
Com o resultado, o time comandado por Frank de Boer somou 3 pontos e subiu para a 3ª colocação da chave, enquanto os letões estão na 5ª posição, ainda zerados.
A liderança no momento está nas mãos da Turquia, que foi justamente a algoz da Holanda na 1ª rodada. Os turcos estão com 100% de aproveitamento e 6 pontos.
Montenegro também soma 6 pontos, mas fica na 2ª colocação por ter saldo de gols pior que o da Turquia.
No jogo em Amsterdã, um dos grandes destaques foi a presença de público: 5 mil pessoas vacinadas contra COVID-19 estiveram na arquibancada da Johan Cruyff Arena.
Vale citar também que o duelo foi apitado por uma árbitra, a francesa Stéphanie Frappart, que se tornou a 1ª mulher a comandar uma partida masculina de eliminatórias da Uefa.
Em campo, a "Laranja Mecânica" dominou as ações do início ao fim e construiu a vitória com enorme facilidade, em uma partida que poderia ter terminado com placar bem mais elástico.
O atacante Berghuis abriu o placar aos 31 do 1º tempo: ele recebeu na risca da grande área, puxou para a perna esquerda e mandou um lindo chute na gaveta do goleiro Ozols.
Aos 24 do 2º tempo, o centroavante Luuk de Jong ampliou para a Holanda: depois de cobrança de escanteio, ele testou forte para balançar as redes.
Os donos da casa ainda perderam várias outras chances claras, com o próprio Luuk de Jong perdendo um gol inacreditável, dentro da pequena área - sua cabeçada foi no travessão.
Desta forma, o duelo terminou mesmo em 2 a 0, com a Oranje somando seus primeiros pontos nas eliminatórias e evitando uma situação preocupante já neste início.
Ficha técnica
Holanda 2 x 0 Letônia
GOLS: Holanda: Berghuis e Luuk de Jong
HOLANDA: Krul; Dumfries, De Ligt, Blind e Wijndal; Wijnaldum (Gravenberch), Klaasen (Van de Beek) e Frenkie de Jong; Berghuis (Stengs), Depay (Bergwijn) e Luuk de Jong (Babel) Técnico: Frank de Boer
LETÔNIA: Ozols; Fjodorovs, Cernomordijs, Tarasovs e Jurkovskis; Tbobers, Zjuzins (Karklins) e Ikaunieks (Krollis); Kamess (Solovjovs), Ciganiks e Uldriks (Gutkovskis) Técnico: Dainis Kazakevics
Estatísticas
5.000 torcedores vacinados estiveram presentes na partida
Stéphanie Frappart tornou-se a 1ª árbitra a apitar jogo masculino de eliminatórias Uefa
1º gol de Berghuis em 23 jogos pela seleção da Holanda
7º gol de Luuk de Jong em 34 jogos pela seleção da Holanda
1ª vez que Luuk de Jong marca em jogos seguidos pela Holanda desde 2016
1ª vitória da Holanda nas eliminatórias para a Copa-2022
Classificação
GRUPO G
1. Turquia: 6 pontos
2. Montenegro: 6 pontos
3. Holanda: 3 pontos
4. Noruega: 3 pontos
5. Letônia: 0 ponto
6. Gibraltar: 0 ponto
Próximos jogos
As equipes voltam a campo nos próximos dias, pelas eliminatórias.
Terça-feira, 30/03, 15h45*, Gibraltar x Holanda
Terça-feira, 30/03, 15h45*, Turquia x Letônia
*horário de Brasília