Precavido após ver o rival United cair na última rodada, o Manchester City fez seu dever de casa e venceu o Sheffield United, neste sábado (30), dentro do Etihad Stadium. Com gol solitário de Gabriel Jesus, os Citizens mantêm o embalo na Premier League, com a liderança isolada garantida.
O triunfo deste sábado levou a equipe de Pep Guardiola aos 44 pontos em 20 jogos, que segue firme na ponta do Campeonato Inglês, ainda com uma rodada a menos em relação aos outros adversários do G4.
Já o time de Chris Wilder esfria a chance de uma reação, e permanece na lanterna na tabela, com apenas 8 pontos.
City pressiona, mas retranca faz efeito
O único gol da partida foi marcado pelo ex-palmeirense Gabriel Jesus, mas com outro atacante "dividindo" a autoria. Após lançamento mal cortado pela defesa, Ferran Torres dominou na grande área, conseguiu se livrar da marcação e tocou para o brasileiro, que ajeitou, tirou o goleiro e bateu para o fundo das redes aos 9 minutos.
Mesmo com o favoritismo, o time de Pep Guardiola encontrou problemas para criar ofensivamente, principalmente pela postura defensiva do adversário, que manteve a linha de cinco homens na última linha de marcação. Ao fim da primeira etapa, a equipe da casa tinha apenas dois arremates certos, sendo um deles o gol.
O muro de Chris Wilder
O segundo tempo se apresentou com cenário praticamente igual: pressão e posse de bola dos Citizens, e marcação dura dos Blades, que não abriram mão da retranca dentro Etihad Stadium.
A linha de passe entre Ferran Torres e Gabriel Jesus quase voltou a dar certo aos 10 da etapa complementar. Aberto na ponta direita, o espanhol cruzou para a área em busca do brasileiro, que quase se antecipou ao goleiro, mas esbarrou na defesa de Ramsdale.
O goleiro voltou a ser protagonista aos 26 minutos. Após troca de passe envolvente entre Gündogan e Bernardo Silva, o português encontrou Phil Foden na ponta esquerda. A joia inglesa apenas ajeitou para Zinchenko, que bateu forte e exigiu boa defesa de Ramsdale.
Mesmo com a forte retranca, o Sheffield quase chegou ao empate aos 40. Após balão para o ataque, a defesa do Manchester City afastou errado e a bola sobrou para John Fleck, que bateu forte. O arremate passou raspando a trave de Ederson, mas pela linha de fundo.
Gabriel Jesus ainda teve a chance de marcar o segundo em arrancada veloz já nos acréscimos. Após passe de Fernandinho, Foden encontrou a defesa do Sheffield aberta, e lançou o brasileiro, que bateu no contrapé do goleiro. Em mais uma ação decisiva, Ramsdale evitou mais um gol do Manchester City.
E agora?
Com a liderança da Premier League assegurada, o Manchester City volta a campo na próxima quarta-feira (03), diante do Burnley, no Estádio Turf Moor. Já o Sheffield United, que precisa voltar a vencer para tentar ensaiar uma arrancada na tabela, tem o West Bromwich como adversário na terça-feira (02), no The Hawthorns.
Ficha técnica
MANCHESTER CITY 1 X 0 SHEFFIELD UNITED
GOLS: Gabriel Jesus (9'), para o Manchester City
MANCHESTER CITY: Ederson; Kyle Walker, Rúben Dias, Aymeric Laporte e Oleksandr Zinchenko; Fernandinho, Ilkay Gündogan e Bernardo Silva; Phil Foden, Ferrán Torres (Rodri) e Gabriel Jesus. Técnico Pep Guardiola
SHEFFIELD UNITED: Aaron Ramsdale; George Baldock, Chris Basham (McBurnie), John Egan, Ethan Ampadu e Jayden Bogle; John Lundstram, Oliver Norwood e John Fleck; Oliver Burke (Sharp) e Rhian Brewster (McGoldrick). Técnico: Chris Wilder
Estatísticas
- Gabriel Jesus encerrou uma sequência de nove jogos sem marcar pela Premier League;
- Intenso, o Manchester City marcou seu quinto gol antes de 10 minutos de jogo na temporada;
- Partida contra o Sheffield marcou a 12ª vitória seguida de Pep Guardiona no Manchester City em todas as competições. É a primeira vez que o técnico atinge a marca no clube;
- Gabriel Jesus marcou dois gols nos últimos três jogos pelo City; o brasileiro precisou de 13 jogos para ter a mesma quantidade de bolas na rede antes disso;