<
>

Messi e Griezmann dão show, Barcelona goleia Granada em LaLiga e completa um mês invicto

Depois de uma grande atuação com dois gols na quarta-feira, Lionel Messi repetiu a dose neste sábado.

O argentino marcou duas vezes e comandou a vitória do Barcelona sobre o Granada por 4 a 0, fora de casa, pela 18ª rodada de LaLiga. Antoine Griezmann também teve destaque no Estádio Nuevo Los Cármenes ao fazer os outros dois gols e dar uma assistência.

Assim, Messi chegou a 11 gols e se isolou na artilharia da competição, ultrapassando Gerard Moreno, do Villarreal, que tem dez. Além disso, o camisa 10 chega a dois dígitos nos gols no Espanhol pela 15ª temporada seguinte. Ele soma um total de 14 tentos em 21 confrontos em 2020-21.

Com o resultado, o Barça soma seu terceiro triunfo seguido (havia batido Athletic Bilbao e Huesca) e vai a 34 pontos, na terceira posição. O Atlético de Madrid é o líder com 38 unidades e tem três partidas a menos.

O time de Ronald Koeman também completou um mês sem perder, uma vez que seu último revés ocorreu em 8 de dezembro para a Juventus - são oito partidas de invencibilidade (seis vitórias e dois empates).

Já o Granada, que vinha de revés para o Eibar em LaLiga, estaciona nos 24 pontos e aparece na sétima colocação.


Ficha técnica

Granada 0 x 4 Barcelona

GOLS: Griezmann (2x) e Messi (2x)

GRANADA: Rui Silva; Foulquier, Germán Sánchez, Domingos Duarte e Carlos Neva (Vallejo); Montoro (Luis Milla) e Eteki; Antonio Puertas, Herrera (Soro) e Machís (Kenedy); Soldado (Suárez). Técnico: Diego Martínez

BARCELONA: Ter Stegen; Dest (Junior Firpo), Umtiti, Mingueza e Jordi Alba; De Jong (Pjanic), Busquets e Pedri (Riqui Puig); Messi (Braithwaite), Griezmann e Dembélé (Trincão). Técnico: Ronald Koeman

Pouco antes de a bola rolar, o técnico Ronald Koeman ficou sem Ronald Araújo, que sentiu um problema no aquecimento e foi substituído por Samuel Umtiti. O Barça já não conta com o lesionado Gerard Piqué e o suspenso Clément Lenglet na zaga.


Estatísticas

-Busquets tornou-se o atleta do Barcelona a chegar a 600 partidas pelo clube, depois de Xavi Hernández (767), Lionel Messi (752) e Andrés Iniesta (674)

-Griezmann marcou pela vez após 9 jogos. Com 6 gols na temporada, ele não ia às redes desde 2 de dezembro, contra o Ferencvaros. Em LaLiga, o jejum começou após o gol diante do Osasuna em 29 de novembro

-Messi fez seu gol de falta desde 16 de julho

-Messi chega a pelo menos 10 gols pela 15ª edição seguida de LaLiga (desde 2006-07)

-Messi tem 14 gols em 13 jogos contra o Granada

-Esta foi a vez que o Barça fez pelo menos 3 gols no 1º tempo de uma partida em LaLiga (o clube conseguiu isso 6 vezes em 2019-20)

-Desde 2015, Messi tem 25 gols de falta direta, marca superior à de qualquer equipe das 5 principais ligas europeias. A Juventus, com 19, é a que mais se aproxima

-O Barcelona fechou a partida com maior posse de bola (72,3%) e mais finalizações (14 a 8). Nas finalizações no alvo, houve empate de 4 a 4


Show do Barça

A grande defesa de Ter Stegen com menos de 2 minutos após chute de Antonio Puertas poderia sugerir um primeiro tempo difícil para o Barça, mas não seria isso que aconteceria. Aos 12 minutos, Soldado desviou um passe de Busquets e viu a bola ficar com Griezmann, que abriu o placar. A arbitragem apontou que o desvio tirou o impedimento do francês, o que fez o gol ser validado.

A vantagem seria ampliada aos 35 minutos, quando Messi recebeu de Griezmann na entrada da área e finalizou com categoria, sem chances para o goleiro Rui Silva. No começo do lance, Busquets chegou a bater na bola com o braço, mas o árbitro mandou o jogo seguir. O argentino faria o terceiro sete minutos mais tarde, com uma conclusão rasteira em cobrança de falta da meia-lua.

Na volta do intervalo, o Barça faria o quarto aos 18 minutos. Dembélé recebeu na direita e levantou na medida para Griezmann chutar dentro da área e vencer o goleiro.

A situação do Granada ficaria ainda mais adversa aos 33 minutos, depois que Jesús Vallejo fez falta em Braithwaite em situação clara de gol e recebeu o cartão vermelho direto.


Classificação

  • Granada, 7º lugar, 24 pontos

  • Barcelona, 3º lugar, 34 pontos


Próximos jogos

Agora, as duas equipes voltarão a campo por competições diferentes

  • Terça-feira, 13/1, Real Sociedad x Barcelona (semifinal da Supercopa da Espanha)

  • Terça-feira, 13/1, 15h*, Granada x Osasuna (LaLiga)

*horário de Brasília