Diante do final melancólico em LaLiga e de olho na fase final da Champions League, o Barcelona pode promover uma troca no comando técnico do time já nesta sexta-feira (17).
O presidente do clube, Josep María Bartomeu, tem uma reunião agendada com o treinador Quique Setién. O objetivo é avaliar as últimas atuações da equipe, que vem deixando a desejar há algum tempo.
A derrota para o Osasuña por 2 a 1, no Camp Nou, encerrando uma invencibilidade de 42 jogos, na quinta, acabou antecipando a conquista de LaLiga pelo rival Real Madrid. O que já era péssimo ficou ainda pior depois que Lionel Messi chutou o balde.
O craque disse que a equipe foi irregular, fraca e que se nada mudar é bem provável que o Barça seja eliminado pelo Napoli no jogo para cumprir pelas oitavas da Champions League.
“Não esperávamos que acabasse dessa maneira, mas foi a confirmação de todo um ano. Temos sido uma equipe muito irregular, muito fraca, e os outros ganham de nós na velocidade, criam chances em cima de nós e nos fazem gols. Perdemos muitos pontos onde não deveríamos perder”, disse o camisa 10.
O craque pontuou desde quando as coisas estão ruins: “Desde janeiro, tudo está horrível”. Foi o mês em que Setién assumiu o comando substituindo Ernesto Valverde.
O treinador, que conseguiu perder a liderança de LaLiga para o Real e ser eliminado da Copa do Rei nessa curta passagem, parece ter sentido o golpe, duvidando do próprio futuro à frente do Barça.
“Espero estar [no jogo pela Champions League, dia 8 de agosto], mas não sei”, disse, na quinta.
Fontes ouvidas pela reportagem disseram que Setién “tem uma boa ideia do jogo”, mas não reconhece seus “erros” em momentos importantes. Citaram a volta de Luis Suárez, em que o treinador demonstrou falta de ideias, e a perda de Griezmann e De Jong.
Mas o principal fator para colocá-lo numa posição vulnerável agora é o péssimo relacionamento com os craques do elenco. Algo nítido desde o início da passagem.
Diante disso, o presidente do Barça encontra-se em uma encruzilhada. Não deseja trocar o comando técnico nem gosta de fazer isso no meio da temporada, embora tenha adotado a medida quando tudo parecia ir mal com Valverde, mas o mandatário sabe que precisa do apoio do elenco ao trabalho para evitar terminar a temporada sem uma taça após mais de dez anos.
O nome que passou a ser especulado para substituir Setién é Francesc Xavier García Pimienta, técnico do time B, mas mesmo dentro do clube há dúvidas. Alguns dizem que não é o perfil ideal, caso de Eric Abidal.
De qualquer forma, García Pimienta viajou nesta manhã para Málaga, onde comandará o time do Barcelona B em busca do acesso para a segunda divisão da Espanha. A missão é a mais importante da carreira dele. Depois...
