<
>

Ex-cartola lembra como teve que pagar 'propina' para segurança para contratar Firmino no Brasil

Ex-diretor esportivo do Hoffenheim, da Alemanha, Ernst Tanner revelou em uma entrevista como fez para contratar Roberto Firmino, que à época tinha apenas 19 anos e jogava no Figueirense.

Tanner diz que viajou ao Brasil em 2009, mas encontrou dificuldades para ver o jovem durante um treinamento da equipe catarinense.

"Eu apareci e eles não me deixaram entrar no estádio. Eu não tinha viajado até lá por nada, então subornei um dos guardas. Eu disse que era turista que só queria dar uma olhada dentro do estádio. Eventualmente, ele me deixou entrar”, revelou o alemão à revista inglesa Fourfourtwo.

Ao ver Firmino jogar, ele teve a certeza de que precisava fechar negócio com o Figueirense.

"Ele era tão rápido, tinha equilíbrio, podia cabecear a bola e trabalhava bem na marcação. Naquela sessão de treinamento, vi exatamente o que queria. Eu estava convencido de que tínhamos que contratá-lo”.

Mas se Tanner ficou impressionado naquela tarde pela habilidade do atacante, o técnico do Figueirense, Marcio Goiano, parecia não estar.

"Firmino foi o jogador mais criticado em toda a equipe. Os outros jogadores simplesmente ficaram rindo. Parecia que ele não podia fazer uma coisa certa”, recordou.

Anos mais tarde, quando os dois homens trabalhavam na Red Bull - Tanner na Áustria e Goiano no Brasil – o alemão perguntou a seu colega por que ele havia sido tão duro com Firmino naquele dia.

"Ele disse que era seu trabalho garantir que Firmino realizasse todo o seu potencial. Ele perguntou como diabos eu assisti àquela sessão de treinamento quando estava fechada ao público."

Para Tanner, Firmino demonstrou naquele dia ter “casca grossa” contra críticas.

"Muitos jogadores mais jovens teriam saído do campo de treinamento após esse tipo de tratamento. Mas Firmino destacou. Eu gostei daquilo", disse o atual diretor do Philadelphia Union.

O Hoffenheim pagou 4 milhões de euros para levar Firmino. Em 153 partidas pelo clube alemão, Firmino fez 49 gols antes de ir para o Liverpool.