<
>

Werder Bremen sofre, mas segura empate com o Heidenheim para manter vaga na Bundesliga

Com muito drama, o Werder Bremen segurou sua vaga na Bundesliga de 2020/21.

Após 0 a 0 jogando em casa na partida de ida, o Bremen visitou o Heidenheim e saiu com novo empate, agora por 2 a 2, em jogo válido pela volta do playoff de rebaixamento/acesso da elite do futebol alemão. O time visitante saiu vencedor pelos gols fora.

O resultado mantém o Heidenheim na segunda divisão - este que nunca disputou a primeira divisão, na qual o Bremen segue para a sua 40ª temporada consecutiva.

Logo no segundo minuto de jogo, o zagueiro Theuerkauf, do Heidenheim, chutou a bola contra sua meta ao tentar interromper tirangulação adversária e acertou o ângulo em 'golaço' contra.

O Werder Bremen seguiu em cima dos adversários, conseguindo algumas boas oportunidades ainda nos primeiros 10 minutos. O goleiro Muller foi muito bem ao segurar a 'blitz' inicial.

Passada a primeira metade da etapa inicial, os visitantes pararam de pressionar tanto, perdendo espaço, mas o Heidenheim não aproveitou esse momento. Ao apito final do primeiro tempo, o time da casa só tinha uma finalização, que não foi no alvo.

O jogo teve outra cara no começo do segundo tempo, de forma que o Heidenheim deu seu primeiro chute no alvo e teve outras duas grandes oportunidade ainda nos 3 primeiros minutos - graças às entradas de Schimmer e Otto, e à mudança tática (mais ofensiva) do técnico Schmidt. No entanto, não demorou muito para o Bremen voltar ao jogo, obrigando Muller a brilhar novamente.

Só aos 40 minutos do segundo tempo, o Heidenheim encontrou o gol de empate com uma pitada de sorte. Mohr mandou um míssil na trave de Pavlenka, e a bola voltou no pé de Kleindienst, que igualou.

Já nos acréscimos, mais dois gols - um para cada lado. Augustinsson colocou o Bremen na frente após nova falha de Theuerkauf, mas Kleindienst, de novo, empatou em cobrança de pênalti (cometido por Selassie em Mohr). E assim ficou o placar: 2 a 2.

Ficha técnica

Heidenheim 2 x 2 Werder Bremen

GOLS: HEI - Kleindienst (2x); WER - Theuerkauf (contra) e Augustinsson.

HEIDENHEIM: Muller; Fohrenbach, Theuerkauf, Mainka, Busch (Multhaup); Leipertz (Mohr), Dorsch (Sessa), Griesbeck, Schnatterer (Otto); Thomalla (Schimmer), Kleindienst. Técnico: Frank Schmidt.

WERDER BREMEN: Pavlenka; Augustinsson, Friedl, Veljkovic (Langkamp), Gebre Selassie; Eggestein, Klaassen, Vogt, Rashica (Fullkrug); Osako (Bartels), Sargent (Gross). Técnico: Florian Kohfeldt.

Estatísticas

  • Nos 21 jogos de playoff da Bundesliga, apenas 6 times da segunda divisão tiveram acesso, o que representa apenas 29% de aproveitamento

  • Contando a partida de hoje, o Werder Bremen tem 2 vitórias na história do confronto, contra 1 do Heidenheim e 1 empate

  • Nos últimos 10 anos, o time da primeira divisão não perdeu nos jogos de volta

  • Desde de a fundação da Bundesliga, em 1963, o Bremen só ficou na segunda divisão em 1 temporada (1980/81)

  • No jogo, o time local teve posse de bola superior: 60%

  • Nas finalizações, predomínio do Bremen, com 18 (8 no alvo) contra 9 (2) do Heidenheim


Como funciona o playoff da Bundesliga?

Diferentemente dos outros grandes campeonatos europeus, o sistema de acesso / rebaixamento da Bundesliga funciona da seguinte forma: os dos melhores colocados da segunda divisão sobem (Armínia e Stuttgart), e o terceiro vai para o playoff; já na primeira divisão, os dois piores caem (Paderborn e Fortuna Düsseldorf), e o antepenúltimo vai para o playoff.

Desta forma, o Werder Bremen, que terminou a temporada com 55 pontos na 16ª posição, lutou para manter sua vaga, e o Heidenheim, que ficou em 3º na 2. Bundesliga, foi o desafiante para tentar acesso.


Ao som de frigideiras...

Se tem algo que chamou muita atenção durante a transmissão do jogo na ESPN, foi a barulheira no estádio.

Com bumbos, sirene e panelas, funcionários do Heidenheim faziam o possível para desconcentrar o time visitante. E foram insistentes, bagunçando durante os 90 minutos.

A certo ponto da segunda etapa, algumas pessoas foram vistas sendo expulsas das arquibancadas - os jogos ainda estão sendo realizados com portões fechados, de forma que essas pessoas devam pertencer ao staff do time da casa.


Classificação

No encerramento da temporada regular do futebol alemão, os clubes ficaram na seguinte situação:

- Werder Bremen: 16º lugar, com 31 pontos na Bundesliga
- Heidenheim: 3º lugar, com 55 pontos na 2. Bundesliga