<
>

Flamengo: Diretor de plataforma explica problemas em transmissão de semifinal e garante reembolso

A ESPN conversou com o Diretor Geral Brasil & América Latin do MyCujoo, Terence Gargantini, para entender o porquê da primeira tentativa do Flamengo de transmitir um jogo via pay-per-view no país encontrar dificuldades tecnológicas. A equipe rubro-negra enfrentou e venceu o Volta Redonda neste domingo, por 2 a 0, e garantiu vaga na final da Taça Rio.

A dez minutos da partida, o clube decidiu liberar na FlaTV o sinal da transmissão, em uma tentativa de amenizar os problemas apresentados na transmissão via a plataforma MyCujoo. Um preço foi cobrado aos torcedores rubro-negros: R$ 10 no Brasil e 8 dólares (cerca de R$ 42) no exterior. Nas redes sociais houve muitos relatos de dificuldade no pagamento e vários desistiram da empreitada.

O presidente Rodolfo Landim considerou, em entrevista à FlaTV, a tentativa um sucesso. Também garantiu que houve 100 mil acessos no Brasil e 5 mil no exterior. E afirmou que houve "um gargalo no processo de pagamento de análise pagamento da plataforma".

A plataforma, no caso, é o EBANX, empresa que presta esse tipo de serviço para gigantes como Spotify e Airbnb. Gargantini admite que houve um erro com a plataforma de pagamento e garante que a MyCujoo vai reembolsar os torcedores que solicitarem.

Confira as respostas do empresário:

Qual a razão dos problemas enfrentados pelos torcedores do Flamengo para acessar e pagar a plataforma?

Temos um time incrível no MyCujoo que desde o primeiro dia esteve disposto a ajudar o Flamengo. O Flamengo pediu-nos há dois dias para oferecer o jogo com o regime PPV. Há dois dias tivemos de implementar um portal de pagamento para o Brasil com a Ebanx como nos comprometemos a registrar os sócio-torcedores de graça em um dia. A nossa plataforma não falhou. Quem falhou foi a plataforma Ebanx, que em breve irá fazer um comunicado público e assumir a responsabilidade.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, informou que houve quase 100 mil acessos com sucesso no Brasil e 5 mil no exterior. Quantos usuários tentaram comprar o jogo e não conseguiram acesso por conta da falha apresentada, que fez inclusive com que o Flamengo liberasse as imagens gratuitamente na FlaTV? A informação que tivemos é que esse número chegou perto de um milhão. Poderia confirmar essa informação?

Ainda não temos essa informação. A EBanx nos enviará um relatório em breve com todos os detalhes.

O MyCujoo vai ressarcir os usuários que compraram um jogo que, no fim das contas, acabou transmitido de forma gratuita? Em caso positivo, como seria esse reembolso?

Vamos reembolsar a todos aqueles torcedores que solicitarem, de forma simples e rápida. Além disso, gostaria de mencionar alguns pontos que acho relevante.

A iniciativa do Flamengo é histórica. Nunca nenhum clube teve tantos pagamentos em real time como o Flamengo na historia da internet no Brasil. O Flamengo fez história hoje. O Ebanx serve plataformas com o Netflix e Spotify. Para você ter uma ideia, nunca tinham tido um volume tão grande como o de hoje. Mas quem inova e quem arrisca, sabe o risco que corre. O Flamengo está batendo recordes na internet e a fazer algo que nunca ninguém fez. Inovação representa riscos. Representa estar na linha de frente.

Os números das receitas de PPV num único jogo superaram qualquer marca alguma vez estabelecida. Inclusive o valor que o Flamengo alguma vez arrecadou num único jogo por esses direitos no campeonato estadual.

Enfim, queria apenas dizer que, apesar de todos os transtornos, foi um aprendizado positivo mostrando que o mercado de streaming é uma alternativa a mais pros clubes como fonte de receita.

Em contato com a ESPN, o EBANX enviou o seguinte comunicado.

"A semifinal do Campeonato Carioca entre Flamengo e Volta Redonda, transmitida pela empresa MyCujoo no domingo, 5 de julho, registrou uma alta histórica na procura e sobrecarregou a plataforma de pagamentos para eventos do EBANX, que recentemente passou a processar pagamentos da empresa no Brasil. O EBANX está em contato direto com a MyCujoo para melhorias necessárias para os próximos jogos".