<
>

Bundesliga: Em disputa por vaga na elite, Werder Bremen não anima e fica no empate com o Heidenheim pelo jogo de ida

O Werder Bremen recebeu o Heidenheim, no Weserstadion, pela partida de ida do playoff da Bundesliga nesta quinta-feira (2), e não conseguiu se sobrepor, ficando no empate sem gols. O vencedor do confronto no placar agregado joga na elite do futebol alemão em 2020/21.

Diferentemente dos outros grandes campeonatos europeus, o sistema de acesso / rebaixamento da Bundesliga funciona da seguinte forma: os dos melhores colocados da segunda divisão sobem (Armínia e Stuttgart), e o terceiro vai para o playoff; já na primeira divisão, os dois piores caem (Paderborn e Fortuna Düsseldorf), e o antepenúltimo vai para o playoff.

Desta forma, o Werder Bremen, que terminou a temporada com 55 pontos na 16ª posição, luta para manter sua vaga, e o Heidenheim, que ficou em 3º na 2. Bundesliga, é o desafiante para tentar acesso.

Vindo de vitória impressionante sobre o Colônia por 6 a 1 na última rodada do Alemão, o Werder Bremen era amplo favorito para o confronto.

E como esperado, o time da casa começou em cima, mas como ficou claro ao longo da temporada, deve problemas para criar oportunidades. No primeiro tempo, a posse de bola local foi de 72%, mas o Heidenheim foi quem deu mais chutes ao gol (4, contra 3 do Werder), mesmo que nenhuma finalização certa tenha acontecido - para ambos os lados.

A proposta do time visitante ficou ainda mais clara na segunda etapa: segurar o 0 a 0 para poder decidir a disputa no jogo de volta, em casa. O Heidenheim se colocava na defesa, abrindo mão da posse de bola e apostando de vez em quando em um contra-ataque ou jogada de bola parada.

Depois que a chuva deu uma trégua, lá para os 30 minutos finais, os visitantes decidiram mudar um pouco de postura, se arriscando um pouco mais. Mas a pressão do Bremen subiu na reta final, com alguns 'quases', especialmente com cruzamentos. Mas o gol não veio, e ao invés disso, Moisander levou o segundo amarelo e foi expulso pelo Bremen.

O jogo resolveu ficar insano nos últimos instantes. Aos 44 do segundo tempo, o goleiro Muller deu um susto na torcida do Heidenheim ao soltar a bola no pé do atacante, mas a defesa do Heidenheim tirou em cima da linha. Na sequência, um escanteio não colocou os visitantes na frente por muito pouco. E não teve jeito: 0 a 0.

Ficha técnica

Werder Bremen 0 x 0 Heidenheim

GOLS: -

WERDER BREMEN: Pavlenka; Friedl, Moisander, Veljkovic, Gebre Selassie; Klaassen, Bargfrede, Eggestein; Osako; Fullkrug, Rashica. Técnico: Florian Kohfeldt.

HEIDENHEIM: Muller; Theuerkauf, Beerman, Maika, Busch; Dorsch, Griesbeck, Sessa, Multhaup; Thomalla, Kleindienst. Técnico: Frank Schmidt.

Estatísticas

  • O time da casa perdeu espaço na reta final, mas ainda teve 67% de posse de bola total

  • Foi superior também nas finalizações: 14 (apenas 1 no alvo) para o Bremen x 10 (nenhuma certa) para o Heidenheim

  • A partida foi amarrada, com muitas faltas: 7 dos anfitirões (com 1 expulsão) x 16 dos visitantes

  • O time da Bundesliga manteve sua vaga em 71% das oportunidades de playoff desde 1982

  • Neste período, foram 15 vitórias dos times da elite em 21 partidas


Classificação

No encerramento da temporada do futebol alemão, os clubes ficaram na seguinte situação:

- Werder Bremen: 16º lugar, com 31 pontos na Bundesliga
- Heidenheim: 3º lugar, com 55 pontos na 2. Bundesliga


Próximo jogo

Como ocorre em todas as temporadas, o jogo de volta é disputado na casa do time que disputou a segunda divisão:

  • Segunda-feira, 06/07, 15h30*, Heidenheim x Werder Bremen

*horário de Brasília