<
>

Zico surpreende com clube que gostaria de ter jogado na Europa: 'Nunca me encantou Real Madrid ou Barcelona'

Ídolo do Flamengo e admirador do trabalho do português Jorge Jesus, Zico fez uma revelação inimaginável nesta terça-feira (30). Nem Real Madrid, Barcelona ou os grandes da Inglaterra, o clube que ele gostaria de ter defendido na Europa é português.

“Não tenho arrependimento por não ter defendido nenhuma grande equipe na Europa. Apenas fica a mágoa de nunca ter tido oportunidade de representar o clube do coração do meu pai, o Sporting. Queria ter dado essa alegria ao senhor Antunes. Nunca me encantou Real Madrid, Barcelona ou equipes da Inglaterra”, disse o Galinho, em entrevista ao canal esportivo Eleven Sports.

Além do Flamengo, onde teve uma carreira brilhante, Zico jogou por dois clubes estrangeiros. Defendeu a Udinese, da Itália, por duas temporadas, e depois o Kashima Antlers, do Japão, ajudando o futebol local a se desenvolver.

“Eu gostaria de um dia ter representado o Sporting. Como jogador já não vou poder mais, mas como treinador gostaria. E já estive próximo disso, quando estava na lista de Pedro Baltazar na eleição de 2011”, disse Zico, atualmente é diretor do Kashima Antlers.

Ao resgatar o interesse pelo Sporting, Zico também falou da origem da sua família e das raízes portuguesas.

“A família do meu pai é de Tondela, por isso há uma ligação maior com Portugal. O pai da minha mãe também era português. Por isso tenho nacionalidade portuguesa, assim como ela e os meus filhos. Tenho muito orgulho disso. Já conheço Portugal de Tondela até Portimão. O meu filho Tiago já jogou no Portimonense. Quando comandei a seleção do Iraque quase fui morar em Portugal. Sempre que posso viajo para Portugal para comer peixe, beber vinho verde e comer doces”.

O Sporting também era o time do pai de Jorge Jesus, embora o atual treinador do Flamengo tenha muito mais identificação com o Benfica, onde foi várias vezes campeão. Já a passagem dele pelo clube alviverde de Lisboa não foi tão marcante.

Ao falar de Jesus, Zico enalteceu o trabalho do português. O treinador acaba de completar um ano à frente do time e tem uma trajetória marcada por títulos e sucesso esportivo.

“Merece todo o sucesso que tem no Flamengo e todo o carinho da torcida. É um apaixonado pelo futebol, entendeu o que representa o Flamengo e mostrou aos jogadores o que era preciso fazer para representar bem o Flamengo. Essa foi a grande vitória dele: entender o clube. Para além disso, Jorge Jesus teve nas mãos uma grande equipe com a direção a dar um forte suporte, com infraestruturas fantásticas. E quando é assim os resultados aparecem”, disse Zico.