O tão esperado clássico entre Everton e Liverpool não teve gols. Em um equilibrado jogo no Goodison Park, neste domingo, os rivais ficaram no 0 a 0, pela 30ª rodada da Premier League.
Os Reds criaram ligeiramente mais (10 a 9 nas finalizações), mas o time da casa teve a melhor chance de marcar. Aos 35min do segundo tempo, Alisson precisou fazer uma grande defesa em chute de letra de Calvert-Lewin e ainda viu Tom Davies acertar a trave na sequência.
O goleiro não foi o único brasileiro com destaque na partida. Richarlison teve um bom desempenho e esteve envolvido em quase todos os lances de perigo dos mandantes.
Com o resultado, os Reds vão a 83 pontos - com 27 vitórias, dois empates e uma derrota em 30 jogos – e têm 23 de vantagem sobre o segundo colocado Manchester City. O time de Jürgen Klopp está a cinco pontos do título. Se tivesse vencido, o time seria campeão nesta segunda-feira em caso de uma derrota do City para o Burnley, em casa.
Se o City tropeçar em seu próximo compromisso, o Liverpool poderá ser campeão na quarta, com um triunfo sobre o Crystal Palace em Anfield.
Já o Everton soma 38 pontos e figura na 12ª colocação. São oito pontos de desvantagem para o Manchester United, que hoje fecha a zona de classificação à próxima Champions League.
Por questões físicas, Jürgen Klopp deixou Andy Robertson fora até do banco, enquanto que Mohamed Salah começou como opção para o decorrer da partida - e não entrou em campo.
"Alguns jogadores não puderam treinar na última semana - eles treinaram, mas não com o time -, como Mo (Salah) e Robbo (Robertson), mas ontem eles estiveram no treino e ambos pareceram muito bem. É por isso que Mo está no elenco, Robbo ainda não, mas na quarta (estará) novamente", disse Klopp ao site do Liverpool antes da partida.
James Milner, o substituto de Robertson, sentiu um problema e precisou ser substituído por Joe Gomez no fim do primeiro tempo. Na etapa final, Joel Matip também sofreu com uma questão física e deu lugar a Dejan Lovren.
Ficha técnica
Everton 0 x 0 Liverpool
GOLS: -
EVERTON: Pickford; Coleman, Holgate, Keane e Digne; Iwobi (Bernard), Davies, André Gomes e Gordon (Sigurdsson); Calvert-Lewin (Kean) e Richarlison. Técnico: Carlo Ancelotti
LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Matip (Lovren) e Milner (Gomez); Henderson, Fabinho e Keita (Wijnaldum); Minamino (Chamberlain), Roberto Firmino (Origi) e Mané. Técnico: Jürgen Klopp
Estatísticas
O Everton foi a campo com 45 pontos a menos do que o Liverpool no Inglês. Esta é a maior diferença de pontos que um rival teve para outro antes de um clássico entre eles na liga - fazendo a devida conversão para considerar que cada jogo tenha contado três pontos ao longo da história. O dado é do Opta Sports.
O Liverpool tem 22 jogos de invencibilidade contra o Everton em todas as competições - 11 vitórias e 11 empates. A série iguala a que o clube teve contra o Aston Villa, entre 1981 e 1992, como a maior sequência invicta diante de um adversário específico. O dado é do Opta Sports.
Anthony Gordon disputou sua 5ª partida pelo Everton, a 3ª na Premier League. Esta foi a 1ª vez que o meia de 19 anos foi titular.
O Liverpool vinha de 3 derrotas seguidas como visitante em todas as competições - tinha perdido anteriormente para Chelsea (Copa da Inglaterra), Watford (Premier League) e Atlético de Madrid (Champions League).
James Milner chegou a 535 partidas na Premier League, se igualando a Gary Speed como 5º jogador com mais atuações na competição.
O clássico terminou em 0 a 0 pela 3ª vez seguida no Goodison Park pela Premier League
Equilíbrio e Richarlison participativo
Em uma primeira etapa equilibrada, os mandantes finalizaram três vezes (todas com Richarlison), enquanto que os Reds concluíram em cinco oportunidades - cada equipe acertou o alvo em uma ocasião. Os visitantes tiveram mais de 65% de posse de bola.
Na trave!
No começo do segundo tempo, os Reds passaram a ter maior controle do jogo e criando mais chances do que o adversário. Mesmo assim, foram poucas ocasiões claras de gol.
A melhor oportunidade, no entanto, seria do Everton. Aos 35min, Calvert-Lewin desviou de letra um cruzamento baixo de Richarlison e viu Alisson fazer grande defesa. No rebote, Davies acertou a trave. Dois minutos depois, Richarlison deu belo corte em Lovren e parou no goleiro brasileiro.
Nos acréscimos da etapa final, Fabinho levou perigo em cobrança de falta da entrada da área, com Pickford mandando para escanteio.
Classificação
- Everton: 12º lugar, com 38 pontos
- Liverpool: 1º lugar, com 82 pontos
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo na quarta-feira
Quarta-feira, 24/6, 14h*, Norwich City x Everton
Quarta-feira, 24/6, 16h15*, Liverpool x Crystal Palace
*horários de Brasília
