<
>

Uefa Champions League terá fase final em agosto com jogos únicos e decisão em Lisboa

play
Nos detalhes, Hofman explica 'nova' Champions League e vê 'Final 8' como atrativo e mais imprevisível (5:16)

Uefa anunciou como será definida a competição internacional (5:16)

A Uefa Champions League 2019-20 está prestes a voltar.

Nesta quarta-feira, em reunião por videoconferência, a entidade que rege o futebol europeu definiu o formato e as datas para a disputa de seu principal torneio de clubes além de ter escolhido Lisboa como sede única a partir das quartas de final.

Atualmente quatro times já estão garantidos nas quartas: Atlético de Madrid (eliminou o atual campeão, Liverpool); Atalanta (atropelou o Valencia); RB Leipzig (despachou o Tottenham); e o Paris Saint-Germain (passou pelo Borussia Dortmund).

Os duelos restantes das oitavas de final são Manchester City x Real Madrid (2x1 na ida), Barcelona x Napoli (1x1), Bayern de Munique x Chelsea (3x0) e Juventus x Lyon (0x1).

A Liga dos Campeões voltará em 7 e 8 de agosto com os quatro duelos restantes das oitavas. A ideia inicial é a de os times mandantes para os jogos de volta atuarem em seus estádios, mas isso será definido em outro encontro no começo de julho.

Outra possibilidade é a de os jogos acontecerem já em Portugal nas cidades de Guimarães e Porto.

play
5:16

Nos detalhes, Hofman explica 'nova' Champions League e vê 'Final 8' como atrativo e mais imprevisível

Uefa anunciou como será definida a competição internacional

Os oito clubes classificados às quartas, então, vão para Portugal disputar a fase final. Quartas (entre 12 e 15 de agosto) e semifinal (18 e 19 do mesmo mês) terão jogos únicos a serem disputados no José Alvalade (casa do Sporting) e Estádio da Luz (do Benfica).

A decisão está marcada para 23 de agosto, e a sede lisboeta ainda não foi confirmada - antes, a partida aconteceria em Istambul, no Estádio Olímpico Atatürk, agora palco da final na temporada 2020-21.

Os duelos em Portugal serão disputados, em princípio, sem torcida.

Para a Europa League, a situação é similar à da Champions: jogos de oitavas devem ser disputados nas casas dos mandantes, enquanto a partir das quartas a Alemanha será sede fixa com partidas únicas divididas em quatro cidades (Colônia, Duisburg, Dusseldorf e Gelsenkirchen).

Nos dias 10 e 11 de agosto vão acontecer as quartas, 16 e 17 as semifinais e a decisão será em 21 na cidade de Colônia.