<
>

PSG é declarado campeão com o fim da Ligue 1; veja todas as decisões, da Champions ao rebaixamento

Nesta quinta-feira (30), o Paris Saint-Germain foi declarado campeão da Ligue 1 depois que a Liga de Futebol Profissional (LFP), organização que gere a primeira e segunda divisão do Francês, confirmou que a temporada de 2019/20 foi encerrada por conta da pandemia de coronavírus.

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, declarou na última terça-feira (28) que o futebol não voltará "antes de setembro", o que impossibilitou o término programado das ligas domésticas do país europeu.

A LFP decidiu deixar as tabelas da maneira como ficaram após a última partida e confirmará o Paris Saint-Germain como campeão pelo terceiro ano consecutivo.

Isso contrasta com a liga holandesa, que também encerrou o torneio prematuramente, mas não condecorou o Ajax, que liderava a competição, campeão. Ao contrário do Francês, a possibilidade de subida para a primeira divisão, assim como o rebaixamento, também foram cancelados.

O Olympique de Marselha se classificou para a fase de grupos da Champions League, enquanto o Rennes vai para as eliminatórias. Lille e Reims vão diretamente para a fase de grupos da Europa League e Nice terá que passar pela eliminatória.

Em termos de rebaixamento, o Toulouse, lanterna na tabela, ficou à deriva no fundo e será acompanhado por Amiens e Nimes no rebaixamento. Lorient e Lens, os dois primeiros colocados na Ligue 2, retornarão ao primeiro do futebol francês.

Como o Championnat National, a terceira divisão da França, está sob a jurisdição da Federação Francesa de Futebol (FFF), ainda será decidido o destino das equipes rebaixadas na Ligue 2. O Orleans está na lanterna, mas o Niort, penúltimo colocado, e o Le Mans, antepenúltimo, estão ambos com 26 pontos.

Veja a classificação final da Ligue 1 na temporada 2019/20: