<
>

Time que torcida chamou rival de nazista é punido com rigor na Espanha: multa e jogo com portões fechados

O Rayo Vallecano foi multado pela Federação Espanhola de futebol e fará dois jogos com o estádio parcialmente fechado. A punição é uma resposta aos gritos da torcida do clube contra Roman Zozulya, do Albacete, que foi chamado de nazista durante partida realizada no último dia 15 pela segunda divisão do país.

A pena foi aplicada pelo Comitê de Competição da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) nesta sexta-feira.

Durante o confronto, o jogador ucraniano foi recebido com faixas e músicas o acusando de ser nazista. Foi sua primeira visita ao campo do Vallecano desde a saída do clube em fevereiro de 2017, semanas depois de chegar emprestado pelo Betis.

Ele nem pôde estrear por causa da pressão de parte dos torcedores do Vallecano, que não queriam que um jogador com "ideias nazistas" (eles diziam) defendesse o time.

Na partida contra Albacete, os fãs cantaram coisas como "Quem não salta é nazista" ou "Quem não salta é Roman Zozulya", de acordo com o árbitro José Antonio López Toca, que interrompeu a partida duas vezes. Primeiro nos últimos minutos da etapa incial e também depois do intervalo.

A multa ficou definida em 18 mil euros (R$ 81 mil) por violar o artigo 69.1.b) do Código Disciplinar Federal, que se qualifica como um ato ou conduta que incita o violência ou comportamentos violentos, racistas, xenófobos e intolerantes, entre outras aplicações.

O clube também sofrerá o fechamento parcial de seu estádio com base no artigo 69.1.c, que se qualifique como um ato ou conduta que incita a violência a entonação de canções que incitam a violência ou constituem desprezo manifesto pelas pessoas envolvidas na reunião.

O fechamento parcial do estádio durante duas partidas afetará o "setor e os níveis em que os eventos que resultaram nesse arquivo ocorreram", diz a resolução. Portanto, o setor sul, a área em que estão localizados os Bukaneros, o grupo mais crítico com Zozulya.

A data será decidida após o pronunciamento de LaLiga e dos dois clubes.