<
>

Messi do Flamengo? Veja como Everton Ribeiro é decisivo para a equipe

Com muitos destaques na temporada, o time do Flamengo divide o protagonismo entre seus jogadores do setor ofensivo. Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta são os principais expoentes desse poderio rubro-negro. E há uma peça nessa engrenagem que pode não chamar tanto a atenção, mas que é fundamental para o funcionamento da equipe.

Em entrevista ao programa Bola da Vez do último dia 9, o lateral Filipe Luís exaltou, e muito, o futebol de Everton Ribeiro, classificando o meia como o melhor jogador da equipe.

“Eu falei do Gerson, ele é um craque. Mas vamos do melhor. O melhor. O goleador é o Gabigol, mas o melhor, o cara que tu fala assim: Messi, é o Everton Ribeiro. A bola cai no pé dele, é um espetáculo. É uma delícia ver o que ele faz com a bola.”

“Tu coloca ele em uma pelada, quem vai destruir é o Everton Ribeiro, ninguém vai tirar uma bola dele, ele vai dar show. Depois, quem vai fazer mais gol? O Gabi. Quem é o cara mais decisivo? Bruno Henrique. E tem outro como o Everton (Ribeiro) que é o Arrascaeta. Cada um tem uma função, mas meu primeiro colete para escolher um jogador é do Everton Ribeiro.”

E, olhando para os números do meia sob o comando do técnico Jorge Jesus, é fato que Everton Ribeiro dá contribuição importante para o funcionamento do time. Lembrando que o atleta atuou em 26 jogos sob o comando do português.

Os números apresentados são da ferramenta ESPN TruMedia, banco de dados de análise estatística da ESPN.

São em média 59,3 toques na bola por jogo, 41,2 passes com 80,4% de aproveitamento. No terço final de campo, são 81,1% de acerto.

Foram seis assistências e um gol feito – contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Ao longo desses jogos foram 48 chutes, média de 1,8 por partida. Foram 12 no alvo, média de 0,4 por partida.

Na parte defensiva, são 104 bolas recuperadas, média de 4 a cada jogo.