<
>

Guerrero x Rondón: jogo entre Peru e Venezuela tem duelo de goleadores recordistas

Depois de enfrentar a Bolívia na estreia pela Copa América, a seleção brasileira irá voltar suas atenções para a Venezuela e, posteriormente ao Peru, sabendo que terá um desafio em comum: parar um centroavante perigosíssimo.

José Salomón Rondón e Paolo Guerrero chegam à competição na condição de maior artilheiro da história das seleções venezuelana e peruana, respectivamente.

Rondón, que pertence ao West Bromwich, da segunda divisão inglesa, marcou duas vezes na vitória sobre os Estados Unidos por 3 a 0 no último domingo e chegou a 24 gols, ultrapassando Juan Arango (23) na liderança da estatística.

Já o atacante do Internacional é o artilheiro máximo da seleção peruana desde março de 2016. O atleta de 35 anos soma atualmente 36 gols, dez a mais do que Teofilo Cubillas e Jefferson Farfán, que integra também o elenco da Copa América.

Rondón e Guerrero ficarão frente a frente neste sábado, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 16h (de Brasília). E a presença dos dois em campo faz com que os defensores tenham um desafio ainda maior.

“Sim, é maior, sabemos como são centroavantes importantes em seus clubes e na seleção, vamos ter que manter um grau de concentração maior ao que se vinha tendo, creio que será uma partida muito vistosa e bonita”, declarou o goleiro titular da Venezuela, Wuilker Fariñez, antes do treinamento desta quarta-feira.

“Sim, certamente, é o poder de ataque de cada uma das equipes. (É ter) capacidade e concentração na defesa, (ser) firme, e tratar de ganhar 100% os duelos”, disse o lateral direito Ronald Hernández.

De quebra, os dois chegam embalados para o confronto pelo momento que vivem em seus clubes.

Depois de ter ficado 251 dias sem jogar devido à suspensão por doping, Guerrero estreou com gol no Inter e soma nove tentos em 13 jogos com a camisa colorada.

Já Rondón, além de acabar de conseguir o recorde pelo país, foi o vice-líder em gols (11) e assistências (7) do Newcastle na última Premier League – ele defendeu o time por empréstimo.

Na última terça-feira, antes do primeiro treinamento da Venezuela, o próprio centroavante venezuelano foi questionado sobre o que esperava do duelo com Guerrero e brincou. “Certamente gols”, afirmou com um sorriso no rosto, antes de desconversar.

“Faremos o que nos cabe fazer, é uma partida complicada, de eliminatória, muito física, é tratar de aproveitar o erro do adversário e fazer as coisas que temos feito.”