<
>

Cristiano Ronaldo faz 3, Portugal bate Suíça no fim e vai à final da Nations League

Cristiano comemora um de seus três gols na partida Jan Kruger/Getty Images

Com uma situação inusitada envolvendo o VAR e uma atuação espetacular de Cristiano Ronaldo, Portugal venceu a Suíça por 3 a 1 no Estádio do Dragão, na Cidade do Porto, nesta quarta-feira, e se classificou à final da Uefa Nations League. O astro foi o nome do jogo ao marcar todos os gols dos mandantes. Ricardo Rodriguez, de pênalti, fez para os visitantes.

Os donos da casa abriram o placar aos 25min de bola rolando, quando Cristiano Ronaldo cobrou falta com precisão, e o goleiro Sommer apenas observou.

O lance mais polêmico do jogo ocorreu no começo do segundo tempo. Após levantamento na área de Portugal, Zuber caiu em disputa com o marcador, pediu o pênalti, e o árbitro Felix Brych mandou o jogo seguir. Sem que a bola tivesse saído, a equipe adversária foi ao ataque, Bernardo Silva levou um carrinho, e o juiz assinalou a penalidade.

No entanto, após consultar o VAR, Brych assinalou o pênalti para os suíços, anulando a marcação a favor dos portugueses. Ricardo Rodriguez foi para a cobrança, Rui Patrício até tocou na bola, mas não impediu o gol, aos 12min.

Quando parecia que o duelo ia para a prorrogação, Bernardo Silva cruzou da direita, e Cristiano Ronaldo concluiu de primeira para deixar os comandados de Fernando Santos à frente no placar aos 43min. O triunfo foi sacramentado dois minutos depois. Em ataque rápido, o craque da Juventus recebeu de Gonçalo Guedes, deu uma pedalada para cima do marcador e finalizou fora do alcance de Sommer.

Agora, a equipe portuguesa decidirá o título no domingo, às 15h45 (de Brasília) com o vencedor entre Holanda e Inglaterra, que se enfrentam nesta quinta-feira, às 15h45 (de Brasília), em Guimarães. Também no domingo, os suíços farão a disputa do terceiro lugar, às 10h.

Com a classificação, Portugal já garantiu pelo menos 4,5 milhões de euros com o vice – se for campeão, embolsará 6 milhões de euros. Por outro lado, a seleção de Vladimir Petkovic ganhará no máximo 3,5 milhões de euros; se perder e ficar na quarta posição, irá faturar 2,5 milhões de euros.

Vale mencionar que todos os semifinalistas já asseguraram 4,5 milhões de euros (R$ 19,5 milhões) até o momento – 2,25 milhões de euros (R$ 9,8 milhões) pela participação na divisão A da Nations League e mais 2,25 milhões de euros pelo primeiro lugar no grupo de suas respectivas chaves.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 3 x 1 SUÍÇA

Local: Estádio do Dragão, em Porto (Portugal)
Data: 5 de junho de 2019, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Assistentes: Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)
VAR: Christian Dingert (ALE)
Cartões amarelos: Xhaka, Schar e Shaqiri (Suíça)
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 25 minutos do primeiro tempo; Cristiano Ronaldo, aos 43 minutos do segundo tempo; Cristiano Ronaldo, aos 45 minutos do segundo tempo (Portugal); Ricardo Rodríguez, aos 12 minutos do segundo tempo (Suíça)

PORTUGAL: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe (José Fonte), Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes (João Moutinho) e Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e João Félix (Gonçalo Guedes). Técnico: Fernando Santos

SUÍÇA: Sommer; Mbabu, Schar, Akanji e Ricardo Rodríguez; Zakaria (Edimilson Fernandes), Xhaka, Freuler, Shaqiri e Zuber (Steffen); Seferovic. Técnico: Vladimir Petkovic