<
>

Copa Africana: Bakambu, vendido por R$ 177 milhões pelo Villarreal, decide e classifica a República Democrática do Congo

Cedric Bakambu, durante partida do Beijing Guoan pela AFC Champions League Getty Images

A República Democrática do Congo está na Copa Africana de Nações (CAN). E graças a Cédric Bakambu!

Foi do atacante de 27 anos o gol da vitória por 1 a 0 na 'decisão' contra a Libéria neste domingo (24), no Stade des Martyrs, em Kinshasa, capital congolesa.

Era um confronto direto, já que os donos da casa entraram em campo com 6 pontos contra 7 dos visitantes, que ocupavam a segunda posição do grupo G das eliminatórias - o Zimbábue liderava com 8, e o Congo era o lanterna com 5.

BRILHA, BAKAMBU

O primeiro tempo acabou em 0 a 0, empate que dava aos liberianos a vaga para a disputa que seria em Camarões, mas passou para o Egito e acontecerá entre 21 de junho e 19 de julho deste ano.

Aí, brilhou a estrela de Bakambu. Vendido em janeiro de 2018 pelo Villarreal, da Espanha, para o Beijing Guoan, da China, por incríveis 40 milhões de euros, quase R$ 177 milhões na cotação atual, ele fez o gol da classificação aos 7 minutos da etapa final.

O atacante tem mostrado na China que o faro de gol dos tempos de Espanha segue igual: foram 19 gols no Chinês de 2018, no qual acabou em quarto na tabela de artilheiros, mesma posição que seu time na liga - o campeão foi o Shanghai SIPG.

É festa no país, igual à vista no sábado no pequeno Burundi após a conquista da vaga inédita.

ZIMBÁBUE CLASSIFICADO

No mesmo horário, o Zimbábue recebeu o Congo no National Sports Stadium, na capital Harare, confirmou o favoritismo e venceu por 2 a 0, com gols de Billiat e Musona aos 21 e 36 minutos do primeiro tempo, respectivamente.

Com o placar, os zimbabuanos fecharam na ponta do chave G das eliminatórias para a CAN com 11 pontos, seguidos pela RD do Congo, com 9; a Libéria terminou com 7 e o Congo, com 5, ambos eliminados.

São 12 grupos com quatro seleções cada, dos quais só as duas primeiras classificam-se. Neste momento, são 21 países garantidos, restando só três vagas.

ADEBAYOR FORA, ÁFRICA DO SUL DENTRO

O veterano jogador de 35 anos até deixou o seu, mas Togo acabou eliminado no grupo D ao perder por 2 a 1 o confronto direto pela segunda vaga da chave diante de Benin.

Djigla fez 1 a 0 para os donos da casa no Stade de l'Amitié, em Cotonou, aos 13 minutos do primeiro tempo, e o atacante que já defendeu grandes clubes da Europa, como Arsenal, Manchester City e Real Madrid, empatou para os togoleses aos 27 da etapa final.

Os visitantes precisavam da vitória para se classificarem, mas acabaram tomando o segundo e deram adeus: Mounie fez aos 39. A Argélia já tinha assegurado seu lugar.

A África do Sul, a qual só interessava a vitória, mostrou força, venceu o também confronto direto contra a Líbia por 2 a 1 no grupo E e garantiu a última das 24 vagas para a CAN.

No duelo disputado no Stade Taïeb Mhiri, em Sfax, na Tunísia, o herói da classificação foi Percy Tau, que fez os dois gols do triunfo. Ele marcou aos 5 minutos do segundo tempo, viu Benali igualar de pênalti aos 21 e decidiu aos 24. Ufa! Gol do alívio e, depois, da comemoração.

O atacante de 24 anos pertence ao Brighton & Hove, que disputa a Premier League, mas está emprestado ao Union Saint-Gilloise, da segunda divisão da Bélgica. A Nigéria já havia jogado na sexta e estava classificada.

VEJA RESULTADOS E CLASSIFICADOS

As eliminatórias para a Copa Africana de Nações tiveram sete jogos na sexta, nove no sábado e foram finalizadas com mais sete neste domingo. Abaixo, você vê TODOS os resultados e os 24 classificados (times em negrito).

Grupo A
Sexta
Sudão (3 pontos) 1 x 4 (6 pontos) Guiné Equatorial
Sábado
Senegal (16 pontos) 2 x 0 (10 pontos) Madagascar

Grupo B
Sexta
Maláui (5 pontos) 0 x 0 (11 pontos) Marrocos
Camarões (11 pontos) 3 x 0 (5 pontos) Comores

Grupo C
Sábado
Burundi (10 pontos) 1 x 1 (8 pontos) Gabão
Mali (14 pontos) 3 x 0 (0 ponto) Sudão do Sul

Grupo D
Sexta
Argélia (11 pontos) 1 x 1 (6 pontos) Gâmbia
Domingo
Benin (10 pontos) 2 x 1 (5 pontos) Togo - Confronto direto pela segunda vaga

Grupo E
Sexta
Nigéria (13 pontos) 3 x 1 (1 ponto) Ilhas Seychelles
Domingo
Líbia (7 pontos) 1 x 2 (9 pontos) África do Sul

Grupo F
Sexta
Serra Leoa (0 ponto) x (4 pontos) Etiópia - Jogo cancelado devido à exclusão de Serra Leoa da competição pela Confederação Africana de Futebol (CAF), em dezembro de 2018. A entidade, na ocasião, não explicou os motivos da decisão e anulou os resultados dos dois jogos já disputados pela equipe
Sábado
Gana (9 pontos) 1 x 0 (7 pontos) Quênia

Grupo G
Domingo
Zimbábue (11 pontos) 1 x 0 Congo (5 pontos)
República Democrática do Congo (9 pontos) 1 x 0 Libéria (7 pontos)

Grupo H
Sábado
Costa do Marfim (11 pontos) 3 x 0 (2 pontos) Ruanda
Domingo
República Centro-Africana (6 pontos) 0 x 0 (12 pontos) Guiné

Grupo I
Sexta
Burkina Faso (10 pontos) 1 x 0 (12 pontos) Mauritânia
Botsuana (1 ponto) 0 x 1 (12 pontos) Angola

Grupo J
Sexta
Tunísia (15 pontos) 4 x 0 (0 ponto) Suazilândia
Sábado
Níger (5 pontos) 1 x 1 (13 pontos) Egito

Grupo K
Sábado
Guiné-Bissau (9 pontos) 2 x 2 (8 pontos) Moçambique
Zâmbia (7 pontos) 4 x 1 (8 pontos) Namíbia

Grupo L
Domingo
Cabo Verde (5 pontos) 0 x 0 Lesoto (6 pontos)
Tanzânia (8 pontos) 3 x 0 Uganda (13 pontos)