Poucas semanas separam o fim da carreira de um dos maiores goleiros da história do futebol europeu. Petr Cech anunciou no dia 15 de janeiro que está é a sua última temporada como jogador de futebol profissional.
Aos 36 anos, o tcheco foi ídolo no Chelsea, clube que defendeu entre 2004 e 2015, sendo peça importante nas conquistas de quatro títulos da Premier League, um da Uefa Champions League, um da Liga Europa, entre outros. Desde então, defende o Arsenal. Nesta temporada, perdeu espaço para o alemão Bernd Leno e hoje está no banco.
“Cech é um dos grandes jogadores e seres humanos que tive a oportunidade de conhecer através do futebol. Sou grato e orgulhoso por ter sido companheiro dele, assim como do Lampard, Drogba e Terry, outros grandes craques que encerraram a carreira recentemente. Na minha opinião, ele foi o maior goleiro da história do Chelsea e está também entre os mais importantes da Premier League”, disse Ramires, que atuou nos Blues entre 2010 e 2016, ao ESPN.com.br.
O arqueiro começou sua carreira na base do Plzen e se profissionalizou pelo Chmel Blsany. Ele ainda jogou pelo Sparta Praga antes de mudar-se para o Rennes, da França, no qual permaneceu por dois anos.
Na temporada 2004/05, foi contratado pelo Chelsea por Roman Abramovich e ajudou José Mourinho a faturar o bicampeonato da Premier League. Em 2006, viveu a situação mais dramática de sua carreira. Ele levou um golpe de joelho de Stephen Hunt, do Reading, e fraturou o crânio. Após ser operado e ter que colocar placas de metal na cabeça, o arqueiro começou a usar um capacete nos jogos.
Em 2012, Cech viveu o maior momento de sua carreira: foi o grande herói da conquista da Liga dos Campeões na final sobre o Bayern de Munique em plena Allianz Arena, na Alemanha. Ele defendeu um pênalti na prorrogação e outras duas cobranças na disputa de penalidades.
“Jogar com alguém no gol do nível dele muda muito o patamar de uma equipe. Na Champions e em todos os outros títulos que conquistamos juntos, a nossa equipe sabia que se tudo desse errado ele estaria ali na última linha e que seria difícil qualquer finalização entrar”, afirmou o meio-campista brasileira que atualmente está no Jiangsu Suning.
“Fora dos gramados ele sempre teve uma postura exemplar, era um cara acolhedor e que todos viam como espelho e respeitavam. Minha maior recordação da nossa parceria - não poderia deixar de ser - o título da Champions. Foi algo que nos eternizou para sempre na história do clube. A nossa foto juntos vai estar sempre lá, nos fazendo voltar no tempo e reviver todos os momentos felizes que tivemos o prazer de compartilhar.”
Cech ainda faturou uma Europa League de 2013 antes de perder espaço com a vinda de Thibaut Courtois, em 2014. No ano seguinte, o arqueiro mudou-se para o Arsenal, no qual foi titular até o começo desta temporada.
Nos Gunners, ele ainda faturou a Copa da Inglaterra (2017) e duas Supercopas da Inglaterra (2015 e 2017).
Nesta sexta, Cech deverá fazer uma de suas últimas partidas pelo Arsenal, que encara o Manchester United pela Copa da Inglaterra, às 17h55 (de Brasília).
