No último domingo, o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva marcou um pênalti bizarro durante Palmeiras 3 x 1 Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O lance levou o presidente alviverde, Maurício Galiotte, a fazer uma forte reclamação após a partida (veja no vídeo acima), dizendo inclusive que irá à sede da CBF nesta segunda-feira para protestar.
Mas não é a primeira vez que Dewson tem problemas com o Verdão...
Em 18 de novembro de 2015, o paraense também foi o juiz do polêmico Atlético-PR 3 x 3 Palmeiras, pela 35ª rodada do Brasileiro. O jogo foi marcado por inúmeros erros e decisões controversas para os dois lados, e terminou com dois cartões vermelhos para os paulistas.
O lance capital aconteceu aos 41 minutos do segundo tempo, quando o placar marcava 2 a 2.
O "Furacão" bateu uma falta rápida e Dewson autorizou que o jogo seguisse, apesar das reclamações palmeirenses. O atacante Ewandro aproveitou a liberdade, invadiu a área e bateu Fernando Prass, virando para os donos da casa.
Começou então uma enorme confusão no gramado, com os dois times participando e cartões amarelos sendo distribuídos à rodo.
Após a paralisação, Dewson ainda deu cartão vermelho direto para o zagueiro Jackson, do Palmeiras, por uma falta no ataque, deixando os alviverdes ainda mais revoltados.
Quando parecia que a partida terminaria com vitória atleticana, porém, o "Verdão" aproveitou um bate-rebate na área, já aos 49 da segunda etapa, e conseguiu empatar por meio do atacante Alecsandro, praticamente no último lance da partida (relembre no vídeo abaixo).
O gol fez os jogadores do Palmeiras explodirem, e o volante Robinho, conhecido pelo sangue quente, extrapolou.
Logo após a bola entrar nas redes de Weverton (curiosamente, hoje goleiro da própria equipe do Palestra Itália), o meio-campista saiu apontando para Dewson Freitas e soltou uma série de impropérios. Não à toa, também levou cartão vermelho direto.
Horas depois, o juiz reportou na súmula os xingamentos de Robinho.
"Expulsei, aos 49 do segundo tempo de jogo, o jogador de nº 27, Sr. Robson Michael Signorini, da equipe do Palmeiras, por, após a marcação do terceiro gol de sua equipe, o mesmo proferiu as seguintes palavras de forma grosseira e ofensiva, gesticulando com o dedo em riste: 'Tá aí, seu merda! Seu filho da puta! Seu caralho ruim! Esse gol é pra ti!"", relatou o árbitro.
As consequências da extravasada foram graves para Robinho, que atualmente defende o Cruzeiro.
Dias após o jogo na Arena da Baixada, ele foi suspenso por quatro partidas pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), e não participou das rodadas finais do Brasileiro.
Apesar disso, jogou normalmente a final da Copa do Brasil, e teve boa participação na partida em que o "Verdão" conquistou o título em cima do Santos.
Desde o ocorrido em Curitiba, Dewson Freitas apitou nove jogos do Palmeiras. Foram cinco vitórias palestrinas, um empate e três derrotas. O último antes de domingo havia sido o empate por 1 a 1 com o Santos, em julho, pelo Brasileirão.
Veja a lista:
05/06/2016 - Flamengo 1 x 2 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
03/10/2016 - Santa Cruz 2 x 3 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
29/10/2016 - Santos 1 x 0 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
11/12/2016 - Vitória 1 x 2 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
18/09/2017 - Palmeiras 1 x 0 Coritiba - Campeonato Brasileiro
08/11/2017 - Vitória 3 x 1 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
26/05/2018 - Palmeiras 2 x 3 Sport - Campeonato Brasileiro
19/07/2018 - Santos 1 x 1 Palmeiras - Campeonato Brasileiro
30/09/2018 - Palmeiras 3 x 1 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro
