<
>

Dois jogadores, uma vaga: os prós e contras da luta de Mina para ficar no Barcelona

Com a contratação de Clement Lenglet, o técnico Ernesto Valverde já definiu: ou Yerry Mina, ou Thomas Vermaelen deixarão o Barcelona. Isso porque o treinador não gosta de trabalhar com um grupo grande de jogadores e quer contar com apenas quatro zagueiros. Ciente disso, o jornal Marca citou pontos relevantes na disputa entre os dois para ver quem continua e quem deixa o clube catalão antes do início do próximo Campeonato Espanhol.

Contratado no início de 2018, Mina não convenceu em seus primeiros meses no clube, mas tem a seu favor o fato de ser jovem (24 anos) e poder evoluir o seu jogo. Além disso, o colombiano foi um dos destaques da Copa do Mundo. Além de se sair bem na função de zagueiro, ainda marcou três gols de cabeça. Por outro lado, ele é um extra-comunitário e ocupa uma vaga de estrangeiro, o que é limitado nas grandes ligas espanholas. Além de Mina, o brasileiro Arthur, recém-chegado, também se enquadra nesse quesito.

Pelos lado de Vermaelen, o que é considerado importante é que o experiente zagueiro belga, de 33 anos, apesar de ter uma margem de evolução praticamente nula pela idade avançada, não compromete quando precisa substituir os titulares Piqué e Umtiti. Além disso, talvez o motivo mais importante, seja que ele não reclama de ser reserva, algo que Mina já começa a não aceitar muito, querendo mais espaço para mostrar seu jogo.

Sem ainda uma definição de nomes, o certo é que um deles deixará o Barcelona em breve. No caso de Mina, há alguns clubes interessados, principalmente após a Copa do Mundo. Já Vermaelen, pela idade avançada, encontrar um destino seria um pouco mais complicado e o mais provável é que seja emprestado neste último ano de contrato.