<
>

Copa do Mundo: Iugoslávia teria seleção com meio-campo dos sonhos e quase R$ 2 bilhões em jogadores

Croácia e Sérvia estrearam com vitórias em suas partidas pela Copa do Mundo da Rússia, diante de Nigéria (2 a 0) e Costa Rica (1 a 0), respectivamente.

Juntas, as duas nações formaram a Iugoslávia, que jogou sua última Copa em 1998, caindo nas oitavas de final para a Holanda e, mais tarde, dissociou-se integralmente em 2003 em mais cinco países: Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, Macedônia, Kosovo e Montenegro (este tornado independente da Sérvia três anos depois).

Mas e se o antigo país da região dos Bálcãs ainda existisse e estivesse classificado para o atual mundial da Fifa? Seria um time competitivo?

Pensando nisso, o ESPN.com.br formou um time titular de atletas dos Estados citados acima e chegou a uma conclusão: com certeza, no mínimo, daria trabalho.

Escalada num 3-4-3, vale ressaltar aqui que foi feita uma improvisação. Na zaga, Nemanja Matic, do Manchester United, seria escalado - ele é volante de origem. Ao seu lado estariam Branislav Ivanovic, do Zenit, e Dejan Lovren, do Liverpool.

Pode não ser a defesa mais confiável do mundo, mas, ao menos, é liderada por um goleiro de elite: Jan Oblak, do Atlético de Madrid. Nascido na Eslovênia, ele não foi à Copa, mas deixaria a meta da Iugoslávia "moderna" em boas mãos. E ainda teria Samir Handanovic, da Internazionale, no banco de reservas para fazer sombra ao titular.

O especial mesmo desta seleção estaria no meio para a frente. Na região central do campo, Luka Modric, do Real Madrid, Ivan Rakitic, do Barcelona, Sergej Milinkovic-Savic, da Lazio, e Miralem Pjanic, da Juventus, formariam um quarteto de respeito. Sem muita marcação, é verdade, mas a qualidade com a bola no pé seria de invejar qualquer outro selecionado no mundo.

No ataque, outros três jogadores respeitados no futebol mundial: Mario Mandzukic, também da Juve, e Ivan Perisic, da Inter de Milão, fariam os lados do campo e auxiliariam o bósnio Edin Dzeko, artilheiro da Roma, na missão de fazer os gols.

Segundo o site especializado Transfermarkt, todos esses atletas somados formariam uma equipe titular de 446 milhões de euros (cerca de R$ 1,95 bilhão pelas cotações atuais).

Tirando Ivanovic, que vale apenas 3 milhões, todos os outros jogadores valem, ao menos, 18 milhões de euros. Destaque para Milinkovic-Savic, que tem um passe avaliado em 90 milhões e é um dos mais procurados pelos gigantes europeus atualmente.

Veja na tabela abaixo como ficaria a Iugoslávia-2018 e o valor de cada atleta de acordo com o Transfermarkt.