<
>

Messi, Ronaldo, Salah, Lewandowski...veja como está a disputa pela Chuteira de Ouro

Se em boa parte dos principais campeonatos europeus os campeões já estão definidos, uma disputa segue em aberto: a Chuteira de Ouro. Uma diferença de cinco gols separa seis nomes diferentes do prêmio de principal goleador do futebol europeu.

A honra é concedida ao atleta que soma mais pontos ao longo da temporada. Na disputa, contam apenas os gols por ligas nacionais, mas os valores mudam. Nos principais campeonatos do continente (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França), cada gol tem peso dois. Já em países, como Portugal e Turquia, cada tento possui valor de 1,5.

Confira como está a disputa entre os dez jogadores com maior pontuação:

10º Luis Suárez – 24 gols – 48 pontos

O atacante uruguaio ainda disputará mais três rodadas do Campeonato Espanhol pelo Barcelona. A equipe visitará o Levante e receberá a Real Sociedad nos próximos dois domingos.

9º Jonas – 33 gols – 49,5 pontos

O atacante brasileiro soma os mesmos 33 gols de Lionel Messi, que lidera a lista, mas é prejudicado pela menor pontuação dada aos jogadores do Campeonato Português. Vale destacar que o brasileiro ainda possui uma média impressionante de mais de um gol por partida, uma vez que tem 29 aparições na liga nacional. E o número de Jonas poderia ser ainda melhor, não fosse uma lesão que o fez perder quatro das últimas cinco rodadas – no clássico contra o Sporting, ele atuou apenas poucos minutos.

O Benfica só irá a campo mais uma vez na temporada. No domingo, a equipe enfrenta em casa o Moreirense.

8º Cristiano Ronaldo – 25 gols – 50 pontos

Depois de um começo discreto de temporada, o craque do Real Madrid tem apresentado um nível surreal no segundo turno. Ele deixou sua marca nas últimas nove partidas em que atuou, sendo 17 gols no período. Desfalque diante do Sevilla, por conta de uma leve entorse no tornozelo direito, sofrida no clássico contra o Barcelona, o português terá mais duas partidas antes do fim do Espanhol: contra Celta de Vigo (casa) e Villarreal (fora), nos próximos dois sábados. Resta saber se irá a campo, uma vez que os merengues decidirão a Uefa Champions League em 26 de maio, contra o Liverpool.

5º Harry Kane – 28 gols – 56 pontos

Artilheiro das duas últimas edições da Premier League, Harry Kane viu Mohamed Salah oferecer uma concorrência duríssima nesta temporada. Azarão na disputa pela Chuteira de Ouro, o atacante também deve ficar sem a liderança entre os goleadores do Campeonato Inglês. Ele está três gols atrás na disputa nacional, a uma rodada do fim. O Tottenham fecha sua participação no domingo, diante do Leicester City, em casa.

5º Mauro Icardi – 28 gols - 56 pontos

O capitão da Internazionale marcou nas últimas quatro rodadas e soma dez gols nos últimos nove compromissos pelo Campeonato Italiano. Tentando ajudar a sua equipe a se classificar à Uefa Champions League, o argentino tem mais duas chances para ir às redes: Sassuolo (casa) e Lazio (fora), nos dois próximos finais de semana.

5º Edinson Cavani – 28 gols - 56 pontos

A situação do uruguaio é exatamente a mesma de Icardi, nos gols, na pontuação e no número de partidas restantes. O Paris Saint-Germain, já com o título do Francês assegurado, ainda receberá o Rennes e visitará o Caen. Cavani lidera a artilharia da Ligue 1, com oito gols de vantagem sobre seu principal concorrente, Florian Thauvin, do Olympique de Marselha.

3º Ciro Immobile - 29 gols - 58 pontos

Ainda por falar na situação de Icardi, Ciro Immobile, da Lazio, também busca confirmar seu título na Uefa Champions League e tenta terminar como artilheiro da Série A. Antes do compromisso diante da Inter de Milão na última rodada, o time romano também enfrentará o Crotone, longe de seus domínios.

3º Robert Lewandowski - 29 gols - 58 pontos

Autor de 30 gols nas duas últimas edições da Bundesliga, o polonês tenta repetir o feito nesta temporada. Para isso, resta apenas o confronto do com o Stuttgart, neste sábado, o último do Bayern de Munique na Allianz Arena. No confronto, os bávaros devem poupar alguns nomes, uma vez que o clube irá decidir a Copa da Alemanha com o Eintracht Frankfurt uma semana depois.

2º Mohamed Salah – 31 gols – 62 pontos

Grande sensação da temporada do futebol europeu, Mohamed Salah já foi eleito o melhor jogador da Premier League e está próximo de ser o artilheiro da competição. O Liverpool irá se despedir do Inglês no domingo, quando recebe o Brighton & Hove Albion. Depois, voltará as atenções para a final da Uefa Champions League.

1º Lionel Messi – 34 gols – 68 pontos

Atual vencedor da Chuteira de Ouro - ficou com o troféu também em 2010, 2012 e 2013 -, o argentino é o grande favorito a ficar com o prêmio de novo, não apenas pelos três gols de vantagem sobre Mohamed Salah. Ele ainda possui duas partidas por fazer - Levante (fora) e Real Sociedad (casa) -, uma a mais do que o egípcio. E ainda não precisa se preocupar com outras competições.