<
>

Iniesta enfrenta Real Madrid pelo Barcelona pela última vez; veja quem levou a melhor no duelo

Prestes a deixar o Barcelona, Andrés Iniesta jogará pela última vez em sua carreira o clássico contra o Real Madrid. A partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Espanhol será realizada no Camp Nou, neste domingo, às 15h45 (de Brasília). Herói da Espanha na conquista da Copa do Mundo de 2010, o meia de 33 anos é um símbolo da reviravolta que a equipe catalã passou nas últimas temporadas.

Desde que estreou profissionalmente, o capitão da equipe blaugrana acumula mais vitórias em confrontos contra os arquirrivais e faturou mais títulos do que os merengues.

De acordo com a ESPN Stats and Information, foram 37 jogos contra o Real Madrid - somando competições como La Liga, Copa do Rei, Champions League e Supercopa da Espanha - foram 16 vitórias, 12 derrotas e nove empates.

Contando apenas o Espanhol, o desempenho é ainda melhor: 13 vitórias, cinco empates e sete derrotas. No Santiago Bernabéu foram nada menos do que oito vitórias, um empate e quatro derrotas.

Desde que estreou, em 29 de outubro de 2002, Andrés Iniesta tem 32 títulos pelo Barcelona, incluindo quatro conquistas de Uefa Champions League, três do Mundial de Clubes, nove de La Liga e seis da Copa do Rei.

No mesmo período, o Real Madrid faturou 20 troféus, com três títulos de Champions League, três do Mundial de Clubes, três da Supercopa da Uefa, cinco de La Liga, dois de Copa do Rei e quatro de Supercopa da Espanha.

Sempre um dos protagonistas nos confrontos, ele marcou três gols - todos no Santiago Bernabéu - e deu oito assistências. A primeira vez que o meia balançou as redes merengues foi na Supercopa da Espanha na temporada 2011/2012, que terminou com vitória catalã por 3 a 2.

Os outros dois tentos foram anotados no Campeonato Espanhol. Ele abriu o placar no triunfo do Barça por 4 a 3 na temporada 2013/2014. Dois anos depois, o jogador marcou o último gol na goleada por 4 a 0.

CLÁSSICOS INESQUECÍVEIS

A estreia de Iniesta no El Clásico foi no dia 20 de novembro de 2004, no Camp Nou, pelo Espanhol. Ele entrou aos 26 minutos do segundo tempo na vaga do atacante sueco Henrik Larsson, na vitória do Barcelona por 3 a 0, com gols de Samuel Eto'o, Giovanni Van Bonckhorst e Ronaldinho.

Um dos duelos mais memoráveis de Iniesta contra o Real Madrid foi na goleada por 5 a 0 no Camp Nou, no Campeonato Espanhol da temporada 2010/2011. O desempenho do time de Pep Guardiola, que atropelou os comandados por José Mourinho, levantou acalorados debates na Espanha sobre qual o tamanho daquela equipe na história do futebol.

Pela semifinal da Uefa Champions League do mesmo ano, talvez o confronto mais importante da história entre os dois clubes, ele esteve em campo no empate por 1 a 1, que decretou a passagem dos catalães para a final.

ÚLTIMA POLÊMICA

Apesar de todo clima de homenagem pela despedida de Iniesta, o clássico terá polêmica antes mesmo de a bola rolar no Camp Nou, já que o Real Madrid não fará um 'pasillo' para o Barcelona, que conquistou o título do Campeonato Espanhol.

Tradicionalmente na Espanha, no primeiro jogo depois da conquista, a equipe que enfrenta o campeão faz um corredor para aplaudir os adversários pela conquista.