Presidente da CBF cita condição para apoiar liga no Brasil: 'Sem isso, foge do script'

Samir Xaud posa para fotos na sede da CBF, no Rio de Janeiro Rafael Ribeiro/CBF

Eleito em maio o novo presidente da CBF, Samir Xaud tem a criação da Liga como uma das prioridades do seu mandato. Mas o dirigente deixou claro qual a condição para isso acontecer:

"Uma Liga criada dentro da CBF e mediada pela CBF".

A declaração foi dada por Samir Xaud durante entrevista ao ex-atacante Romário, no programa De Cara com o Cara, no Youtube.

Isso não quer dizer, porém, que os clubes não terão autonomia para organizar o Campeonato Brasileiro e negociar os direitos de televisão. De acordo com o presidente da CBF, a entidade seria a "criadora e mediadora".

"Por muitos anos os clubes estão tentando criar uma Liga, mas não conseguem, com muitas divergências. Sou a favor de uma Liga criada dentro da CBF e mediada pela CBF. Uma liga criada e sem a participação da CBF foge do script do futebol", afirmou Samir Xaud.

"Nós não queremos 'tudo vai ser comandado pela CBF', vai ser criado pela CBF, em parceria com clubes e federações, dando total autonomia para os clubes negociarem direitos de televisão e etc. A CBF tem que ser a criadora e a mediadora", completou.

Hoje, os clubes brasileiros estão divididos em dois blocos que comercializaram os direitos televisivos do Campeonato Brasileiro: Liga Forte União (LFU) e Liga do Futebol Brasileiro (Libra). As partes têm interesse na unificação.