<
>

Grupo Pachuca diz que Fifa excluirá rival de Flamengo ou Real Madrid do Mundial de Clubes: 'Inconformados'

play
Filipe Luís fala da possibilidade de enfrentar Jorge Jesus e Simeone no Mundial: 'Isso seria muito especial' (0:32)

Via FIFA: Treinador do Flamengo pode duelar contra seus ex-treinadores (0:32)

O Grupo Pachuca emitiu um comunicado oficial informando que foi notificado pela Fifa a respeito da exclusão de Pachuca ou León, ambos do México e pertencentes a um mesmo dono, do próximo Mundial de Clubes da Fifa, que acontecerá neste ano, nos Estados Unidos.

O Pachuca está na chave do Real Madrid, enquanto o León faz parte do grupo do Flamengo. Em nota, o grupo diz que a Fifa “não explicou os fundamentos da decisão”, que está “inconformado” com a escolha da entidade e que “apelará até as últimas instâncias” para manter os dois representantes mexicanos no Mundial.

A notícia sobre a possível saída de Pachuca ou León do Mundial foi antecipada pela ESPN nos últimos dias. De acordo com o regulamento 10 do Mundial de Clubes, "nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante da competição".

Pachuca e León pertencem ao Grupo Pachuca, que é gerenciado pelo empresário Jesús Martínez Patiño e controla também outros clubes de futebol, como Mineros de Zacatecas, do México, Coyotes de Tlaxcala, do México, Talleres, da Argentina, e Everton, do Chile.

Os representantes de Pachuca e León se reuniram com dirigentes da Fifa para mostrarem que são dirigidos de forma independente apesar de pertencerem ao mesmo conglomerado. Ainda sem uma resposta da entidade, o Grupo Pachuca admite a possibilidade de perder um dos seus representantes no Mundial.

E isso afetaria diretamente o Flamengo, que está no Grupo D com León, Chelsea e Espérance, da Tunísia. Já o Pachuca forma o Grupo H com Al Hilal, da Arábia Saudita, Red Bull Salzburg, da Áustria, e Real Madrid, da Espanha.

Quem também está interessado na decisão da Fifa é a Alajuelense, da Costa Rica. O clube foi quem acionou a CAS (Corte Arbitral do Esporte) "denunciando" as situações de Pachuca e León.

O Mundial de Clubes de 2025 será realizado do dia 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.