Em um mundo cada vez mais globalizado, tem se tornado algo usual vermos brasileiros torcendo por times de outros países ou até continentes. Isso, aliás, não é um fenômeno que ocorre apenas por aqui, mas em muitos países do mundo.
O estudo "Global Fan Report", encomendado pelo Grupo Chiliz, ajuda a entender um pouco detalhes desse panorama.
A pesquisa levantou dados em oito países diferentes, entrevistando 8 mil pessoas, para entender como esses lugares consomem futebol de outros países.
De acordo com o estudo, 87,01% dos entrevistados brasileiros afirmaram acompanhar e torcer por campeonatos de outros países, enquanto 21,75% afirmaram ter um time estrangeiro como o principal clube de seu coração.
Dentre os campeonatos que mais geram interesse, LALIGA foi a grande campeã, com 41,7% das pessoas afirmando que esse é o seu torneio favorito, com a Premier League vindo atrás com 20,35%. O top 5 ainda é fechado pelo Campeonato Português (8,52%), a MLS (5,86%) e o Italiano (5,31%).
O estudo ainda conseguiu rankear os 10 clubes estrangeiros de ‘maiores torcidas’ no Brasil. O Real Madrid foi o campeão absoluto, com 30,48% dos fãs declarando predileção aos merengues.
O segundo colocado é o Barcelona, que tem 16.05% das pessoas se declarando torcedoras blaugranas. O pódio é fechado pelo Manchester City, com 5,71% dos entrevistados.
Veja abaixo a lista de clubes europeus com mais torcedores no Brasil*
Real Madrid (30,48%)
Barcelona (16,05%)
Manchester City (5,71%)
PSGv (5,44%)
Liverpool (4,49%)
Chelsea (3,67%)
Manchester United (3,54%)
Bayern de Munique (2,99%)
Milan (2,45%)
Porto (2,45%)
* Segundo estudo "Global Fan Report"
