Atual campeã europeia, a Itália está classificada para defender seu título na Eurocopa-2024! Mas foi por pouco...
Nesta segunda-feira (20), a Azzurra segurou um empate por 0 a 0 com a Ucrânia, pela última rodada do grupo C das eliminatórias, e carimbou o passaporte para o torneio da Uefa.
A classificação veio de forma apertadíssima, já que italianos e ucranianos terminaram empatados em pontos, com 14 para cada.
A equipe de Luciano Spalletti, porém, acabou na 2ª colocação por ter levado a melhor no confronto direto contra a rival (no 1º jogo pelo grupo, o time da Bota ganhou por 2 a 1).
Com a vaga, a Itália "limpa" um pouco a sua imagem, após ficar fora da última Copa do Mundo de forma decepcionante.
À Ucrânia, agora a única alternativa para ir à Eurocopa será através dos playoffs da Uefa Nations League. A disputa ocorrerá em março do ano que vem.
Em campo, a partida foi marcada por muito equilíbrio. A Azzurra até teve mais posse de bola, mas, quando chegavam, os ucranianos deram vários sustos em Donnarumma.
O 2º tempo foi especialmente tenso, com o jovem meia-atacante Mudryk, do Chelsea, ficando próximo de fazer o gol da classificação para a equipe amarela.
No entanto, os comandados de Spalletti conseguiram segurar 0 a 0 até o apito final, comemorando a ida a mais uma edição de Eurocopa.
Vale salientar que, em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia, a partida teve que acontecer em campo neutro; a BayArena, estádio do Bayer Leverkusen, na Alemanha.
Classificação do grupo C
Inglaterra: 19
Itália: 14
Ucrânia: 14
Macedônia do Norte: 10
Malta: 0