<
>

Quem é a nova aposta da Argentina que é parceiro de Messi nos EUA e já foi sonho do Palmeiras?

Facundo Farías ao lado de Lionel Messi comemorando gol pelo Inter Miami Jeff Dean/USSF/Getty Images for USSF

O jovem Facundo Farías é visto como uma das principais apostas para o futuro da Argentina, que enfrentará fora de casa o Peru pelas eliminatórias da Copa do Mundo, nesta terça-feira (17), às 23h (de Brasília). Companheiro de Lionel Messi no Inter Miami, dos EUA, o atacante foi chamado pela primeira vez para a Albiceleste após se destacar pela equipe norte-americana.

Nascido em uma família humilde em Santa Fé, ele perdeu a mãe ainda na infância e foi criado pela avó. Cria da base do Colón, estreou como profissional na temporada 2019/2020.

O que poderia ser um período de felicidade foi ofuscado pelas perdas do pai e da avó, que faleceram vítimas de COVID-19, pouco tempo depois. Órfão, ele passou a cuidar da irmã mais nova.

Apesar dos problemas fora de campo, o garoto foi um dos destaques do Colón no título da Taça da Liga de 2021 e entrou no radar de muitos clubes grandes, incluindo o Boca Juniors e o River Plate.

O atacante chegou a ser sondado no meio do ano passado também pelo Palmeiras, mas os valores que deveriam ser incluídos na negociação foram considerados altos. A diretoria alviverde nem sequer chegou a enviar uma oferta oficial ao empresário do argentino. Além disso, o atacante foi apontado como alvo do Red Bull Bragantino.

O Colón tratava Farías como a grande joia e queria vendê-lo por 11 milhões de dólares. No entanto, os planos do clube foram frustrados após o jogador sofrer uma grave lesão. Em um jogo contra o Talleres, ele rompeu parcialmente o ligamento cruzado anterior do joelho direito após uma colisão com Julio Buffarini.

Afastado dos gramados por oito meses até recuperar-se da lesão, o jogador voltou a atuar no Argentino de 2023. Apenas dois meses depois, ainda sem mostrar o mesmo futebol de antes, foi vendido por 5 milhões de dólares para o Inter Miami.

No clube que pertence ao astro David Beckham, Farías passou a ser comandado pelo técnico Tata Martino e virou colega de equipe de seu maior ídolo: Lionel Messi. Durante a Copa do Mundo de 2022, ficou famosa a reação do jovem no TikTok ao tirar a figurinha do camisa 10, uma das mais procuradas pelos colecionadores.

Pelo Inter Miami, são três gols anotados e duas assistências concedidas em 12 partidas disputadas.

Em setembro deste ano, Farías foi convocado pela primeira vez para a seleção principal para os duelos contra Paraguai e Peru, válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

O atacante, aos 21 anos, vive a expectativa de estrear pelos atuais campeões mundiais. Embora seja provável que fique de fora dos relacionados para o jogo contra o Peru, ele é tratado como uma joia para o futuro da Albiceleste.

Próximos jogos da Argentina

  • Peru (F): 17/10, 23h (de Brasília) - eliminatórias para a Copa do Mundo

  • Uruguai (C): 16/11, 21h (de Brasília) - eliminatórias para a Copa do Mundo