Neste domingo (7), River Plate e Boca Juniors disputaram o primeiro superclássico no 'novo Monumental de Núñez', que teve a sua capacidade aumentada. E o confronto foi quente. Superiores do início ao fim, os donos da casa venceram o arquirrival por 1 a 0, graças a gol de pênalti do ex-Palmeiras e Grêmio Miguel Borja já nos acréscimos. O compromisso, válido pela primeira fase do Campeonato Argentino, teve transmissão pela ESPN no Star+.
Vindo de goleada por 5 a 1 para o Fluminense na CONMEBOL Libertadores, os Millonarios se recuperaram do 'passeio' no Maracanã e voltaram a triunfar na temporada. O River está 9 pontos na frente do San Lorenzo, que é o segundo colocado.
Já o Xeneize, que teve um início de campeonato ruim, vive momento de recuperação na disputa, mas voltou a tropeçar depois de vencer o Racing em casa por 3 a 1, na rodada passada.
No primeiro tempo só deu River. Jogando diante de sua apaixonada torcida, os Millonarios dominaram as ações nos primeiros 45 minutos e levaram perigo à meta xeneize. O ex-Atlético-MG Nacho Fernández foi o protagonista e teve duas boas chances de abrir o placar, a segunda delas após cobrança de falta defendida pelo experiente goleiro Sergio Romero.
A primeira etapa também foi pegada, com muitas faltas para os dois lados. Por conta disso, o árbitro distribuiu 7 cartões amarelos, sendo quatro deles para o time da casa.
Na volta do intervalo, o River seguiu dominando o arquirrival e, aos 19 minutos, carimbou a trave após chegada com Solari, que entrou no segundo tempo.
Até que, nos acréscimos, o River Plate teve um pênalti assinalado ao ser favor, e Borja, que tinha entrado há poucos minutos, assumiu a responsabilidade e marcou o gol da vitória por 1 a 0.
Após o gol, teve início uma confusão generalizada no gramado do Monumental, que levou 16 minutos até ser controlada para o reinício da partida. O árbitro ainda expulsou três jogadores para cada lado: Palavecino, Centurión e Gómez no River, e Valentini, Merentiel e Fernández no Boca, que terminou com somente 8 em campo.
Melhores momentos
Classificação no Campeonato Argentino
River Plate: 1° colocado, 37 pontos
Boca Juniors: 13° colocado, com 18 pontos
Próximos jogos do River Plate
Talleres (F) - domingo (14/05), 21h30 - Campeonato Argentino, com transmissão pela ESPN no Star+
Platense (C) - domingo (21/05), 20h30 - Campeonato Argentino, com transmissão pela ESPN no Star+
Próximos jogos do Boca Juniors
Belgrano (C) - domingo (14/05), 19h - Campeonato Argentino, com transmissão pela ESPN no Star+
Argentinos Juniors (F) - sexta-feira (19/05), 21h30 - Campeonato Argentino, com transmissão pela ESPN no Star+
