<
>

Por que Sylvinho virou técnico da Albânia? Cartola explica e diz o que até Messi teve a ver com isso

Sylvinho é o novo técnico da Albânia Olsi Shehu/Anadolu Agency via Getty Images

Sylvinho assinou contrato válido por 18 meses com a seleção albanesa


Sylvinho foi oficialmente apresentado como novo técnico da Albânia nesta segunda-feira (9). O treinador, de 48 anos, estava desempregado desde que deixou o Corinthians. Ele assumiu o comando da seleção europeia com o ex-lateral argentino Pablo Zabaleta e de Doriva, que esteve em sua comissão no período à frente da equipe paulista.

Em entrevista coletiva, Armand Duka, presidente da Federação de futebol do país, explicou o motivo de ter escolhido os três para seus respectivos cargos. E, segundo o cartola, até Lionel Messi ''ajudou'' na decisão.

''Apesar de virem do longínquo continente americano, os três jogaram na Europa com grandes times e têm a experiência certa para ajudar nosso time. Alguém me disse que eles jogaram com Deus, mas quem é Deus? Messi. Eles [Sylvinho e Zabaleta] jogaram com Messi e isso mostra que eles têm muito conhecimento de futebol", pontuou Duka.

Sylvinho assinou contrato válido por 18 meses e terá como objetivo principal a classificação paras as finais da Eurocopa 2024. Esse será o terceiro trabalho dele como treinador. Antes, ele comandou o Lyon e também o Corinthians, de onde foi demitido em fevereiro de 2022, após uma derrota para o Santos, por 2 a 1, de virada, na Neo Química Arena.

Depois disso, não assumiu um novo cargo em nenhum clube e seguiu realizando cursos de aperfeiçoamento na área. No Timão, seu aproveitamento foi de pouco mais de 48%: foram 43 jogos, com 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas.

A Albânia ocupa o Grupo E das eliminatórias para a Euro, ao lado de Polônia, República Tcheca, Moldávia e Ilhas Faroe. A estreia da seleção albanesa acontecerá no dia 27 de março, contra os poloneses, fora de casa.

As duas primeiras colocadas de cada chave garantem classificação para a Euro 24. As outras três vagas serão decididas em uma repescagem.