Amigo Hugo Rinaldi achava que conhecia Pelé, mas não a essência de um atleta disciplinado perto de seus 70 anos.
A história mais incrível da linda amizade entre Hugo Rinaldi e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aconteceu no quintal do grande amigo do Rei, onde existe um campo de golfe.
Andando pelo gramado, entre uma tacada e outra, Hugo lembra como se fosse hoje o dia que Pelé fez um pedido inusitado.
"Ele (Pelé) chegou aqui um dia e disse 'pô, meu, toda hora sou convidado para fazer parte de evento de inauguração de alguma coisa, tipo marca de relógio, e eu não sei jogar golfe. Aí fica o maior vexame, né? O Ronaldo sabe, o fulano sabe. Pô, eu não sei. Estou querendo aprender a jogar golfe'"
"Eu falei 'tranquilo, você vem aqui e a gente marca'. Mas eu não dei muita atenção, golfe é complicado".
A princípio, o amigo golfista não colocou muita fé que Pelé apareceria para a primeira aula. Hugo achava que conhecia o Rei, mas não a essência de um atleta disciplinado perto de seus 70 anos.
"Às 9h da manhã ele chega todo produzido, todo golfista (foto abaixo), e fomos lá para o local do treino", contou. O episódio só mostrou para Hugo e agora para nós o quanto Pelé se entregou ao esporte até se tornar o Rei do Futebol.
"Ele começou a bater na bola, mas não acertava. É difícil. Ele ficou das 9h30 até 14h30, 15h (tentando acertar). E só foi parar quando acertou a tacada. Mandou a bola no meio do lago. Ele viu que acertou quando estava mais consciente da tacada. Ele falou 'meu, estou todo dolorido e arrebentado'. 'É lógico, está usando outros músculos do corpo', falei para ele."
Andando pelo campo de golfe no Guarujá, onde Pelé passou os últimos anos da vida, Hugo só tem ótimas lembranças e histórias vivíssimas de um amigo, um Pelé eternizado em nossa memória e nos nossos corações.
"A alegria e a humildade... são coisas que eu nunca esquecerei. A alegria que ele tinha era uma coisa fora de série. Mas ele vai ficar na nossa lembrança pelo resto da nossa vida. E no mundo também. Ninguém vai esquecer do gênio que ele foi. E também do homem, amigo."
"Graças a Deus que ele foi meu amigo. Graças a Deus que eu tive esse prazer. Que Deus o abençoe", finalizou Hugo.
Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, após complicações de um câncer no cólon (falência múltipla dos órgãos). O ex-jogador lutava contra o tumor desde setembro de 2021.
CLIQUE AQUI e assista à reportagem especial "As tacadas do Rei".
Narração: Paulo Soares
Imagens: Evandro Fontana e Lucas Becker
Assistente: José Carlos Brito
Produção: Marcelo Gomes
Edição e finalização: Ana Watanabe e Alexandre Valim
