<
>

Artilheiro histórico e multicampeão, Fred decide antecipar aposentadoria e se despede do futebol

play
Fred vira maior artilheiro da Copa do Brasil e abre o jogo sobre pressões, família e importância da vitória (1:03)

Atacante fez o gol que concedeu vitória de virada contra o Vila Nova (1:03)

Fred, centroavante do Fluminense, resolveu pendurar as chuteiras aos 38 anos de idade


O atacante Fred, do Fluminense, resolveu antecipar sua aposentadoria e decidiu nesta terça-feira (24) que não atuará mais profissionalmente.

Segundo apurou a ESPN, o centroavante havia programado um evento simbólico para pendurar as chuteiras em julho, mês de aniversário do Tricolor das Laranjeiras, mas decidiu antecipar o fim da carreira e não jogará mais pela equipe carioca.

Com isso, encerra-se a trajetória de um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro, com muitos gols importantes e grandes títulos por vários times, além da seleção.

Revelado pelo América-MG, Fred iniciou sua carreira profissional em 2003, mostrando faro de artilheiro desde muito jovem.

Ao longo de quase duas décadas, ele representou grandes clubes, como Cruzeiro, Atlético-MG e Flu. No exterior, jogou pelo Lyon, fazendo também grande sucesso.

Sua identificação com o Fluminense, porém, é gigantesca.

Somando suas duas passagens pelas Laranjeiras, ele defendeu a equipe por 11 anos, fazendo 198 gols em 375 partidas pela agremiação e faturando grandes troféus.

Fred ganhou dois Campeonatos Brasileiros (2010 e 2012), além de dois Cariocas (2012 e 2022) e uma Primeira Liga (2016) pela equipe.

Ele também é o maior goleador da história tricolor, ficando atrás apenas de Waldo, que foi às redes 319 vezes.

play
1:03

Fred vira maior artilheiro da Copa do Brasil e abre o jogo sobre pressões, família e importância da vitória

Atacante fez o gol que concedeu vitória de virada contra o Vila Nova

Pelo Cruzeiro, o artilheiro foi bicampeão do Mineiro e ganhou uma Copa do Brasil. No rival Atlético-MG, também foi campeão estadual.

No exterior, levantou duas vezes o Campeonato Francês e uma Copa da França pelo timaço do Lyon, fazendo 41 tentos em 119 partidas pelos Gones.

Já pela seleção brasileira, Fred, que sempre concorreu com grandes nomes no ataque, anotou 18 vezes em 39 duelos.

Entre suas conquistas, aparecem a Copas das Confederações de 2013, destruindo a Espanha na final, e a Copa América de 2007, além de dois Superclássicos das Américas.

O matador ainda disputou as Copas do Mundo de 2006 e 2014 com o Brasil.

Além de suas muitas artilharias em competições, o camsia 9 ainda soma marcas impressionantes em grandes torneios.

Ele é o maior anotador da história do Brasileirão, com 157 gols, e o maior marcador da era dos pontos corridos (2003 até hoje).

Fred ainda é o artilheiro supremo da Copa do Brasil, com 37 tentos, e o brasileiro que mais fez gols na história da Libertadores (25, empatado com Palhinha).

Fluminense divulga nota

Após a publicação da reportagem da ESPN nesta terça-feira, o Fluminense divulgou o seguinte comunicado sobre Fred.

"O atacante Fred comunicou à direção do Fluminense seu desejo de se aposentar no dia 21 de julho. O atacante está em repouso por orientação médica e voltará aos treinos após liberação. O clube segue a programação para o encerramento da carreira de seu ídolo, ao término do contrato", escreveu.