<
>

Fernandinho encerrará carreira de nove anos no Manchester City após decisão do Inglês

O jogo contra o Aston Villa neste domingo, pela última rodada do Campeonato Inglês, dará fim a trajetória de Fernandinho no Manchester City. No entanto, o brasileiro tem a chance de se despedir sendo campeão, já que os Citizens brigam pelo título do torneio.

O capitão do City fará seu 383º jogo pela equipe desde sua estreia contra o Newcastle, em 2013.

“Não imaginava ficar aqui tanto tempo”, disse o jogador. “Uma coisa que eu sei é que quando assinei pelo City, eu tinha certeza de que estava dando 100% para ganhar muitos troféus. Desde o primeiro dia, eles mostraram como ganhar jogos e troféus. Depois do sucesso, era normal renovar mais um contrato, então fiquei nove anos”, completou.

O volante brasileiro virou capitão da equipe quando o espanhol David Silva deixou o City em 2020. Segundo ele, nem sempre o que lidera o time precisa usar a braçadeira e revelou que sempre tentou proteger e ajudar os jogadores “da melhor forma possível”.

“Foi uma honra e um privilégio para mim, e é bom estar nesta posição. É por isso que tenho muitos cabelos grisalhos agora! Acho que a posição em si, você já está sob pressão”, brincou.

Fernandinho não deixou de citar o nome de Pep Guardiola. O atleta disse que o “desejo contagiante” do técnico de vencer e jogar um futebol bonito, logo foi transferido para os jogadores, resultando em um período incrível de seis anos sob o comando do catalão.

“Desde que ele chegou, a maneira como o City começou a jogar com ele foi completamente diferente. Um nível diferente. Na primeira temporada sofremos um pouco, mas na segunda estávamos voando. Chegaram novos jogadores e mudamos tudo. Descobrimos essa fome de ganhar jogos e ter um bom desempenho para ganhar troféus”, disse.

“Esta foi a chave quando ele mudou. Obviamente, com sua filosofia, suas ideias e a maneira como ele pode passar a mensagem para os jogadores para nos ajudar a entender a maneira como ele quer que joguemos é muito mais fácil”, concluiu.