<
>

Ronaldinho, Pato, Ibra e mais: veja como era o Milan na última vez que foi campeão do Italiano

Veja como era o último time do Milan que faturou o título italiano


Após 11 anos, o Milan voltou a conquistar o Campeonato Italiano após vencer o Sassuolo por 3 a 0 na última rodada, em jogo que transmissão pela ESPN no Star+. Se hoje a equipe rossonera não é composta por medalhões, em 2011 o time ainda tinha grandes estrelas do futebol mundial como Ibra, Thiago Silva, Seedorf, Pato e Nesta.

O título foi conquistado com três rodadas de antecedência ao empatar por 0 a 0 com a Roma, no Estádio Olímpico. Com 24 vitórias, 10 empates e 4 derrotas, a equipe somou 82 pontos no total, seis a mais do que a Inter de Milão, segunda colocada. Foi o 18º título do time rossonero, que não faturava a competição desde 2004.

O treinador da equipe era Massimiliano Allegri, atualmente na Juventus. A equipe tinha três jogadores brasileiros: Thiago Silva, Robinho e Alexandre Pato - o quarto seria Ronaldinho Gaúcho, que fez 11 jogos antes de ir para o Flamengo no início de 2011.

O zagueiro Thiago Silva liderou a melhor defesa do campeonato: 23 gols tomados em 38 partidas. Ídolo rossonero, ele chegou a ser chamado de "extraterrestre", pelo vice-presidente do Milan à época, Adriano Galliani. Foi a primeira taça do zagueiro pelo clube.

Pato, que viveu muitos problemas físicos em sua passagem pelo clube, foi extremamente importante naquela campanha. Ele participou de 25 das 38 partidas disputadas na Série A, mas balançou a rede em 14 oportunidades, três delas decisivas. É um dos artilheiros da equipe na competição ao lado de Ibrahimovic e Robinho.

O atacante marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Napoli – concorrente à liderança – na 27ª rodada, e outros dois tentos nos 3 a 0 sobre a arquirrival e segunda colocada Internazionale na 31ª rodada.

Robinho também foi também peça-chave do técnico Massimiliano Allegri no Italiano e participou de quase todos os jogos.

O principal nome naquela temporada era Zlatan Ibrahimovic, que havia deixado o Barcelona e se consagrado em temporadas anteriores pela Inter de Milão.

O time base do Milan era: Abbiati; Abate, Thiago Silva, Nesta, Antonini (Zambrotta); Gattuso, van Bommel (Ambrosini), Seedorf (Flamini); Boateng; Robinho (Alexandre Pato) e Ibrahimovic. O elenco ainda tinha nomes como Cassano, Inzaghi e Pirlo.