Conference League, nova competição europeia, terá sua primeira final nesta quarta-feira entre Roma e Feyenoord
Competição mais nova do calendário europeu, a Uefa Europa Conference League terá sua primeira grande final nesta quarta-feira (25), às 16h (de Brasília), com tradicionais Roma e Feyenoord duelando pela taça com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
A disputa representa um terceiro escalão de competições europeias para a Uefa, atrás de Champions League e Europa League. Na América do Sul, existem a Conmebol Libertadores e a Copa Sul-Americana, mas ainda não há um terceiro nível.
O ESPN.com.br fez um exercício de imaginação baseado nos resultados das temporadas 2021 e 2022 para responder o seguinte questionamento: como seria a Conference Sul-Americana?
Critérios de classificação
Com 55 países elegíveis na Uefa, os critérios de classificação são muito diferentes e impossíveis de se traduzir fielmente para o contexto da Conmebol. No entanto, existem paralelos.
Equipes que disputam as fases preliminares de Champions League, por exemplo, podem acabar na Conference League – o mesmo vale para a Europa League.
Para o exercício em questão, vamos pegar todos os eliminados da pré-Libertadores que não garantiram vaga na Sul-Americana e classificá-los para a 'Conference Sul-Americana'. São 11 equipes.
Na sequência, pegaremos os 16 eliminados na fase pré-Sul-Americana (sim, ela existe, mas não conta com participação de brasileiros e argentinos). Já temos 27 clubes.
Sobram cinco vagas e, até o momento, nenhum brasileiro ou argentino estaria classificado (não à toa, Libertadores e Sul-Americana parecem dominadas por esses países). Dessa forma, distribuiremos as cinco vagas restantes para os dois, sendo três argentinos e dois brasileiros, uma vez que os clubes verde-amarelos tem ainda mais vagas na Libertadores.
Os classificados:
Eliminados na pré-Libertadores:
Millonarios - COL
Audax Italiano - CHI
Bolívar - BOL
Guaraní - PAR
Universitario - PER
Plaza Colonia - URU
Monagas - VEN
Atlético Nacional - COL
Universidad César Vallejo - PER
Deportivo Lara - VEN
Montevideo City Torque - URU
Eliminados na pré-Sul-Americana:
Guabirá-BOL
Royal Pari-BOL
Unión Española-CHI
Ñublense-CHI
La Equidad-COL
América de Cali-COL
Delfín-EQU
Mushuc Runa-EQU
Nacional-PAR
Sol de América-PAR
Sport Boys-PER
Cienciano-PER
Cerro Largo-URU
Liverpool-URU
Estudiantes de Mérida-VEN
Hermanos Colmenárez-VEN
Duas vagas do Brasil:
Juventude (16º no Brasileirão 2021)
Grêmio (17º no Brasilerão 2021)
Três vagas da Argentina:
Argentinos Juniors (12º na tabela geral argentina de 2021)
Huracán (13º na tabela geral argentina de 2021)
Gimnasia y Esgrima de La Plata (14º na tabela geral argentina de 2021)
Bônus: oitavas de final
Os terceiros colocados da fase de grupos da Champions League acabam se classificando para o mata-mata da Europa League, assim como os terceiros colocados da Europa League vão para o mata-mata da Conference League.
Isso já acontece na Libertadores, com os terceiros colocados de grupo indo para o mata-mata da Sul-Americana. Como só o primeiro colocado de cada grupo avança na Sul-Americana, e se os segundos colocados forem para o mata-mata da ‘Conference Sul-Americana’?
Atuais segundos colocados dos grupos na Sul-Americana que iriam para as oitavas de final na ‘Conference Sul-Americana’:
*Dados do momento de publicação da matéria
Barcelona-EQU
Melgar-VEN
Unión La Calera-CHI
Everton-CHI
Guaireña-PAR
LDU-EQU
Independiente-ARG
Unión-ARG