<
>

Por trás dos dribles: como Vinicius Jr. criou estrutura empresarial na Espanha para gerenciar sua carreira

play
Vinicius Jr. criou estrutura empresarial na Espanha para gerenciar sua carreira; Gustavo Hofman explica (3:33)

Atualmente, Vini Jr conta com oito profissionais totalmente dedicados a ele (3:33)

Reportagem da ESPN detalha como Vinicius Jr. criou estrutura empresarial na Espanha para gerenciar carreira no Real Madrid e na seleção brasileira


No dia seguinte à vitória por 3 a 1 sobre o Chelsea, pelo jogo de ida das quartas de final da Champions League, Vinicius Jr. teve uma alimentação especial preparada por sua equipe pessoal. O atacante brasileiro, autor da assistência para o primeiro dos três gols de Karim Benzema, esteve em campo por 90 minutos e enfrentou, além dos adversários em campo, o frio de 10ºC e a chuva que caiu em Londres naquela noite. Como o retorno da delegação madridista para a Espanha aconteceu logo após a partida, os jogadores chegaram muito tarde em suas casas, após as 5h da manhã. Com essa avaliação em mãos, os profissionais que trabalham com Vini Jr elaboraram um cardápio focado em alimentos ricos em vitamina C, para reduzir a probabilidade de problemas resultantes de baixa resistência pelas condições térmicas em Stamford Bridge.

Pode parecer apenas um detalhe, talvez até preciosismo para muitos, mas esse cuidado pormenorizado e individualizado é algo marcante na estrutura profissional que o ex-jogador do Flamengo construiu ao seu redor na capital espanhola. Vinicius criou, na prática, uma empresa que gere sua imagem, cuida de toda família e valoriza seu principal ativo: o jogador.

O Real Madrid anunciou, em 23 de maio de 2017, acordo com o Flamengo para a negociação do jovem atacante Vinicius Júnior, então com apenas 17 anos, para se tornar atleta do clube espanhol quando completasse a maioridade, o que aconteceu em 12 de julho; oito dias depois, o garoto carioca desembarcou no aeroporto de Barajas, em Madri. De lá para cá, a estrutura e o número de pessoas ao seu redor só aumentou, mas sempre com a influência de seu pai, Vinícius José Paixão, e seu empresário, Thássilo Soares, chamado de Tatá pelo jogador.

Atualmente, Vini Jr conta com oito profissionais totalmente dedicados a ele. Tatá se tornou o manager, é quem gerencia toda estrutura e o principal responsável pelo dia a dia do atacante. O organograma completo conta ainda com um assessor pessoal de comunicação, um gestor de imagem e comercial, um chef de cozinha, um social media, um videomaker, um responsável pela logística e um gestor de saúde e performance - neste último caso, o fisioterapeuta Thiago Lobo, ex-Santos.

play
3:33

Vinicius Jr. criou estrutura empresarial na Espanha para gerenciar sua carreira; Gustavo Hofman explica

Atualmente, Vini Jr conta com oito profissionais totalmente dedicados a ele

Essa estrutura empresarial montada tem como principal objetivo fazer com que Vini Jr foque apenas no futebol. Tudo funciona para potencializar ao máximo o talento que o jovem, de origem humilde no Rio de Janeiro, tem. Além de oferecer as melhores ferramentas disponíveis para que ele possa evoluir como jogador de futebol e se dedicar ao máximo na profissão. Algo cada vez mais necessário no esporte de altíssimo rendimento.

Por dentro da estrutura

Há três anos trabalhando exclusivamente com Vinicius e morando em Madri, Thiago mantém contato frequente com o Real Madrid para alinhamento das atividades que o atacante brasileiro realiza, em paralelo a todo trabalho que acontece com a equipe de preparação física do clube. O fisioterapeuta, que possui passaporte português, realiza trabalhos individualizados com Vinicius na excelente infra-estrutura presente na própria casa do jogador, na região norte de Madri, em Valdebebas.

Após cada partida, Thiago analisa todos os dados possíveis sobre a atuação de Vinicius. Desde informações simples, mensuráveis em estatísticas comuns, como minutagem, distância total percorrida e distância percorrida em alta velocidade, até outras mais complexas, como aquelas obtidas por um aparelho de termografia, que ajuda na detecção de áreas de sobrecarga muscular e faz parte da estrutura fixa na academia particular de Vinicius. Tudo isso sem falar na avaliação clínica e ortopédica e de níveis protéicos e de hidratação.

Esse processo acontece sempre após as partidas das quais participa Vinicius, com raras exceções - como a semifinal da Supercopa da Espanha, disputada na Arábia Saudita, quando o contato com Vinicius aconteceu apenas por vídeo-chamada. Trata-se de uma grande análise de tudo que acontece nas horas anteriores e do que acontecerá nas horas seguintes, projetando calendário e agenda de treinos do Real Madrid, para potencializar ao máximo a recuperação do jogador. A partir daí, há infinitas possibilidades: câmera hiperbárica, neuromodulação, trabalho ativo na academia, de maior força com aparelhos... Tudo sem sair de casa.

A alimentação, como citada anteriormente, é fundamental nesse processo. O chef particular do jogador é francês, mas fluente em português. É o responsável por tudo que o brasileiro come enquanto não está com o elenco na Ciudad Deportiva, no Santiago Bernabéu ou em viagem com os demais jogadores.

Cidadãos comuns, que não precisam se preocupar com a rotina de alimentação de maneira tão regrada, certamente vislumbram nesse tipo de situação e estrutura ofertada grandes banquetes, mesas fartas e enorme variedade de alimentos. Não é bem assim. Na verdade, definitivamente não é assim.

Toda dieta é passada pelo Real Madrid, trabalhada pelo chef particular do jogador e alinhada com Thiago Lobo. Para dar um exemplo prático: normalmente, em dias seguintes a jogos, são servidos no almoço frango grelhado, macarronada, água e um shot de beterraba. Nada além disso e já servido com a porção exata recomendada para Vinicius Júnior. Sem exageros, tudo muito controlado.

Influência familiar, relacionamento profissional

Essa rotina profissional que o jogador leva para dentro de casa mexe com a vida de todos em seu círculo social. Vinicius vive com a mãe, Fernanda Oliveira, a irmã, os dois irmãos e uma sobrinha, além de três amigos - um deles, Felipe Silveira, trabalha como assessor direto do atleta, e os outros dois estudam na capital.

O chef trabalha na residência e cuida da alimentação de toda família, mas todos precisam respeitar os momentos de alimentação de Vini Jr. Afinal, seria bastante tentador para o atacante fugir dos shots de beterraba e das macarronadas com frango se, na mesma mesa, estivessem servidos vários tipos de pratos e bebidas.

A casa sempre cheia demanda bastante no dia a dia. Por isso a estrutura profissional criada por Vini Jr tanbém se dedica a atividades cotidianas dos familiares. O profissional que cuida da logística do jogador, responsável por viagens particulares, reservas e tudo mais que possa envolver transportes, é na prática um concierge da casa. Quando não está reservando jatos particulares ou preparando algum evento social em dias de folga, ele ajuda, por exemplo, a marcar o dentista para a mãe na capital espanhola ou a cuidar de tarefas básicas como fazer as compras.

Apesar de todo o cuidado com a família, essa estrutura não pode ser considerada uma empresa familiar. Tatá é quem cuida de tudo desde a chegada na Espanha, ao lado do pai de Vinicius, mas há efetivamente uma empresa profissional por trás de tudo.

O pai de Vinicius sabia que não tinha o conhecimento necessário para esse processo de profissionalização, por isso confiou desde sempre no empresário, que foi fundamental nessa estruturação. Vini abriu oficialmente uma empresa na Espanha, cujo escopo envolve "Imagem e Marketing". E é justamente essa empresa responsável pelos pagamentos dos profissionais - com exceção de algumas funções que não entram na área de abrangência, como é o caso de Thiago Lobo, que recebe como pessoa física sendo um cidadão europeu.

Vinicius sempre entendeu tudo isso como investimento. O pai teve essa compreensão e passou para o filho. Na prática, com o passar dos anos, desenvolveu-se total independência em relação ao Real Madrid para o dia a dia do jogador. A estrutura se tornou auto-suficiente e harmônica com o que é passado pelo clube, o que surpreendeu até mesmo alguns jogadores mais veteranos do elenco madridista.

A carreira de Vini Jr é gerenciada diretamente por Tatá, que é um dos sócios da agência TFM, cujo CEO é Frederico Pena. O atual contrato do jogador com o Real Madrid, assinado em julho de 2018, tem duração até 30 de junho de 2024 e é um dos menores no elenco principal do clube. A avaliação interna feita pela equipe de Vini Jr é de tranquilidade neste momento, sem pressa para buscar um novo acordo que esteja mais adequado à realidade que o jogador possui atualmente no elenco. Entendem que os valores atuais sustentam muito bem tudo que ele precisa, mesmo abaixo dos padrões para um atleta como ele.

Na atual temporada já são 42 jogos, 17 gols e 16 assistências em 4196 minutos espalhados por todas competições, números que o tornaram um dos protagonistas do Real Madrid a ponto de gerar declarações como do técnico da Real Sociedad, Imanol Alguacil, de que Vini Jr é "o jogador mais desequilibrante de LaLiga". Tudo corroborado com a confiança que Carlo Ancelotti passa ao jogador e o espaço conquistado por Vini na seleção brasileira.

Dentro das avaliações da comissão técnica chefiada por Tite, o atacante do Real Madrid é nome certo no Mundial do Catar no final do ano e brigará pela titularidade.

Fora de campo

Esse destaque tem aumentado a busca pelo jogador no mercado publicitário. Vinicius possui acordo atualmente com três marcas: Nike, sua fornecedora de material esportivo, a grife italiana de artigos de luxo Dolce & Gabbana e também com os relógios Gagá Milano - seu mais antigo parceiro comercial.

Diferentemente da maioria dos clubes no mundo, o Real Madrid, por decisão de seu presidente, Florentino Pérez, entende que o clube deve ser sócio nos direitos de imagem de seus jogadores. Esse seria, inclusive, um dos empecilhos atuais para fechar acordo com Kylian Mbappé, que não pretende abrir mão de 100% de sua imagem comercial. Por conta dessa cláusula no contrato, Vini Jr precisa de acordo com o Real Madrid para todo negócio publicitário. Há, neste momento, quatro ou cinco novos acordos que devem ser anunciados até a metade do ano e estão nos trâmites finais em Chamartín.

Nesse quesito, a atuação da equipe profissional montada por Vini Jr se preocupa com quais marcas ele se associará e o quanto elas demandarão de tempo. Afinal, todos eventos comerciais acontecem fora do tempo objetivo de trabalho como jogador de futebol. Excessos nessa área já desestabilizaram carreiras de grandes atletas nos últimos tempos, ao perder o foco no mais importante: jogar bola. Além do mais, o "dia de folga" de Vinicius Júnior é considerado bastante valioso por sua empresa.

Vinicius também está com o processo de naturalização espanhola em andamento. Todo cidadão brasileiro, após dois anos de residência fixa na Espanha, recebe esse direito. Para isso é necessário entrar com o pedido oficial - organizado pelo Real Madrid neste caso - e realizar duas provas de conhecimento da língua e da cultura espanhola - aqui o clube também ajudou com a orientação de estudos.

A segunda e definitiva prova foi realizada por Vini Jr, sem alarde ou divulgação na imprensa, na véspera do clássico com o Barcelona, na temporada passada, vencido pelo Real Madrid no Alfredo di Stéfano por 2 a 1 em 10 de abril. Vinicius foi titular, com Zinédine Zidane no comando da equipe.

Ainda na área comercial, há ações realizadas com objetivo de projetos futuros. A inclusão de um videomaker na equipe tem como intuito a produção de um documentário sobre o jogador. Há dezenas de horas de gravações, com imagens inéditas de Vinicius Júnior no seu dia a dia em Madri, armazenadas para essa futura produção, que neste momento é apenas uma ideia.

Além disso, o cuidado com o digital do atleta é enorme. Recentemente foi contratado um social media português, que trabalhava em uma empresa inglesa de comunicação, para supervisionar as redes sociais de Vinicius Júnior. O jogador é o responsável pelas publicações no Instagram (16,2 milhões de seguidores), no Twitter (2,7 milhões) e naturalmente no Tik Tok (16,5 milhões). Apenas o canal no Facebook é atualizado pela equipe. Já o relacionamento com a imprensa fica sob os cuidados de um jornalista que trabalha com Vinicius há três anos. Além deles, há ainda nesse processo de comunicação dois profissionais que não trabalham exclusivamente com o atleta, mas são fundamentais na produção de conteúdo; para cada jogo, Vinicius tem um fotógrafo contratado, além de um editor de imagens. Todos que trabalham com o jogador sabem das orientações: aparecer o menos possível.

Há ainda no universo que cerca Vinicius Júnior amparo profissional comum a outros atletas do porte do atacante do Real Madrid. Escritórios de assessoria financeira e jurídica são contratados, além de agência de viagens.

Jovens e um jovem

O pai de Vinicius Júnior fica a maior parte do tempo no Brasil, onde é o presidente do Instituto Vini Jr, com sede no Rio de Janeiro. São 11 funcionários contratados pela entidade, fundada em 2020 e mantida 100% com recursos do jogador. Vinicius tem domicílio fiscal na Espanha, por isso todo dinheiro enviado para custear o instituto entra no Brasil como doação. A missão do instituto, segundo o próprio, é "usar a tecnologia aliada ao esporte como ferramento de mobilização para a educação básica de crianças e adolescentes". Para isso, em parceria com a Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, criou um app chamado BASE para os jovens aprenderem através de um jogo.

O próprio Vinicius é um exemplo de superação para jovens de todo Brasil, pela origem humilde que possui. Além disso, o jogador foi perseguido por parte da imprensa espanhola nos primeiros anos de Real Madrid e jamais rebateu com declarações fortes ou entrevistas bombásticas. Continuou trabalhando em silêncio, como é seu perfil, e respondeu a tudo que foi dito dentro de campo. Mesmo sendo um jovem tão precoce, jamais se envolveu em grandes polêmicas - e isso tem a ver com sua personalidade, mas também com o cuidado que o cerca.

A profissionalização absoluta que envolve a carreira de Vinicius Júnior gera também situações curiosas para um jovem de apenas 21 anos. Febre entre jogadores de futebol, o jogo on-line Call of Duty mobiliza legiões mundo afora e madrugadas adentro. Vini também é adepto da franquia de jogos de tiro, mas o tempo que ele pode dedicar ao game é muito bem controlado. Isso porque a equipe de Vini Jr investiu em uma inovação tecnológica chamada informalmente de "anel medidor do sono".

Trata-se de um anel inteligente, como um smart watch, que verifica frequência cardíaca, oxigenação do sangue e monitoramento de temperatura enquanto a pessoa realiza atividade física ou apenas dorme. Essa tecnologia foi adquirida recentemente pelo departamento de fisiologia da seleção brasileira também.

Com os dados obtidos diariamente pelo dispositivo utilizado por Vinicius ao dormir, sua equipe consegue detectar a "qualidade" das noites de sono do jogador. De vez em quando sobra para Call of Duty.